Transações Recorrentes

O que é crédito recorrente? Entenda como ele funciona e quais os benefícios desse modelo de cobrança

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/04/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Crédito recorrente é um modelo de cobrança muito utilizado em empresas que oferecem serviços de assinatura;
  • Uma das vantagens para empresas é que ele aumenta a previsibilidade financeira. Descubra outros benefícios;
  • Entenda a diferença entre crédito recorrente e parcelamento no cartão de crédito.

Você já ouviu falar em crédito recorrente, mas não sabe exatamente como funciona? Também não entende de que modo pode ajudar seu negócio? Hoje vamos te explicar todos os detalhes sobre esse tipo de crédito, que também pode ser conhecido como débito recorrente.

Acompanhe os tópicos abaixo para conhecer as definições deste tipo de cobrança e quais vantagens ela pode trazer tanto para a empresa que oferece um serviço de assinatura recorrente quanto para o cliente que contrata.

Credito Recorrente

O que é crédito recorrente?

O crédito recorrente é um formato de cobrança, periódico ou automático, de um serviço, que geralmente se dá por meio de um cartão de crédito todos os meses.

Isso simplifica a rotina do cliente, que não precisa mais pagar manualmente cada serviço, eliminando o risco de esquecimento das datas de vencimento.

Além disso, o crédito recorrente é  útil também para a sua  empresa, pois permite ter maior previsibilidade de receita, diminuir índices de inadimplência e conquistar maior sustentabilidade para o negócio.

Como o crédito recorrente funciona? 

O crédito recorrente é bastante comum na contratação de serviços por assinatura, como streamings. O cliente adquire aquele produto ou serviço, mas não recebe um boleto para cada mês.

O valor correspondente à contratação é descontado na fatura de forma automática, através de um cadastro do cartão de crédito. Quem opera a cobrança, nesse caso, é a própria bandeira do cartão utilizado. O resultado é uma maior garantia do recebimento para a empresa.

No entanto, a contratação não compromete o limite do cartão do cliente. Essa é uma das grandes vantagens para quem quer centralizar pagamentos em um só local.

Quando o cliente quiser cancelar, ele pode fazer isso entrando em contato com a empresa ou no próprio sistema do banco. O ideal é que exista uma comunicação clara entre sua  empresa e o cliente, para resolver possíveis insatisfações ou impasses nesse tipo de caso.

É recomendado que você faça um contrato, para assegurar as condições de cancelamento.

Diferença entre crédito recorrente e parcelamento no cartão de crédito 

Agora que o conceito ficou claro, explicaremos a diferença entre crédito recorrente e o parcelamento no cartão de crédito. Apesar de parecerem semelhantes, eles possuem algumas distinções.

O parcelamento é uma forma de pagar em mais de uma vez um produto ou serviço que você adquiriu. Com ele, o valor total da compra é descontado do seu limite.

Porém, a cobrança vem dividida mensalmente no seu cartão, e o valor pago naquele mês é inserido novamente no seu limite. Dessa forma, você só terá o seu limite restituído quando pagar todas as parcelas.

Já no crédito recorrente, como explicamos anteriormente, uma cobrança individual é lançada todo mês. Por isso, ele não compromete o limite total do cartão.

Credito Recorrente

Quais são os benefícios do crédito recorrente?

Quer saber mais sobre os benefícios dessa estratégia e como pode ser uma aliada do seu negócio? Então confira os pontos que listamos abaixo!

Otimização de tempo 

Com o crédito recorrente, o cliente otimiza tempo, pois não precisa cadastrar manualmente suas contas. A empresa também economiza tempo por não precisar preencher e emitir cada boleto e cada cobrança.

Traduzindo, isso significa praticidade nas negociações de vendas e uma vantagem imensa para ambos os lados.

Melhor experiência para o consumidor

O crédito recorrente oferece uma experiência melhor para o consumidor, que não precisa cuidar de burocracias no dia a dia para ter acesso a serviços.

Com a cobrança automatizada, ele pode se planejar melhor e também não corre o risco de esquecer um pagamento. Evita, dessa forma, a suspensão de serviços, cobranças constrangedoras e até o eventual cadastro por inadimplência.

Maior previsibilidade financeira

Ao trabalhar com crédito recorrente, sua empresa ganha o benefício de saber quanto de receita será gerada a cada mês. Sem precisar se preocupar em cobrar manualmente, você não só ganha agilidade, como maior segurança nos contratos. Com isso, pode até pensar em como investir em melhorias, tendo maiores garantias.

Evita abordagens de cobrança e diminui inadimplência

A cobrança recorrente evita também abordagens de cobrança com os clientes, o que impede que haja problemas de relacionamento por esse motivo.

Outro benefício é a diminuição da inadimplência. Como a cobrança entra automaticamente na fatura do cliente, a chance de que ele esqueça do pagamento diminui consideravelmente.

Como a Conta Azul pode ajudar negócios com serviços recorrentes?

Empresas que precisam lidar com o controle de contratos recorrentes e suas respectivas cobranças encontram na Conta Azul uma parceira poderosa para otimizar esses processos e automatizar o trabalho manual relacionados a eles.

Com nosso ERP, após cadastrar o contrato, você só precisa determinar a data de vencimento da cobrança e por quanto tempo ela deve ser feita. Entre as formas de cobrança, você pode selecionar boleto, Pix Cobrança e cartão de crédito (via link).

Escolhendo a última, que corresponde ao crédito recorrente, você enviará ao cliente um link onde ele colocará os dados do cartão apenas uma vez. Com isso, os lançamento serão feitos automaticamente na fatura dele todo mês até o encerramento do contrato.

Feitas as configurações, o sistema enviará mensalmente o boleto e link do Pix Cobrança e a nota fiscal para o cliente. No caso do cartão de crédito, será enviado um comprovante de pagamento.

E essa é só uma das possibilidades de automatização que oferecemos. Com o ERP da Conta Azul, é possível colocar no “piloto automático” diversas tarefas da rotina financeira, como a atualização do estoque, cobranças, conciliação bancária, emissão de notas fiscais e diversas rotinas financeiras.

Isso significa menos tempo gasto com tarefas manuais e permite que o foco seja direcionado para planejamento e estratégia, acelerando o crescimento do seu negócio.

Quer entender na prática como você pode economizar horas de trabalho e descomplicar a gestão financeira da sua empresa?

Leia também