Quem é você na hora de fazer um controle financeiro empresarial?

Sobre o que estamos falando?

  • O controle financeiro empresarial tem o objetivo manter as contas da empresa em dia, evitar prejuízos, zelar pela saúde financeira do negócio e garantir seu crescimento;
  • Cada empresa e cada dono de negócio possuem particularidades, mas não existe certo ou errado e sim, perfis diferentes. Conheça alguns deles e veja em qual você se encaixa;
  • Tenha todos os dados da sua empresa reunidos em um só lugar: com a Conta Azul, é muito mais simples fazer o controle empresarial do seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Empresas não são todas iguais, e provavelmente você já percebeu isso ao longo da sua trajetória como dono de um negócio. 

Cada uma tem as suas particularidades e os desafios exclusivos do seu segmento de atuação. Mas, uma coisa é certa: seja qual for o porte ou o mercado, o sucesso só vem com trabalho duro e estratégia.

E quando falamos de trabalho, nunca é demais para destacar a importância do controle financeiro empresarial. Essa tarefa faz parte da rotina de todos os empreendedores que se preocupam em atingir melhores resultados, reduzir custos e otimizar investimentos. 

Porém, até na hora de fazer esse controle as empresas não são iguais - ou melhor, os métodos usados pelos empreendedores são diferentes. 

Existem aqueles mais analógicos e que não dispensam papel e caneta, e há também quem prefira manter tudo na tela do computador ou celular.

Que tal descobrir qual é o seu perfil na hora de fazer o controle empresarial? Faça o teste que preparamos logo abaixo e descubra! Vamos lá?

controle-financeiro-empresarial-quem-e-voce-nessa-hora-1

O que é controle financeiro empresarial?

 

Controle financeiro empresarial é o conjunto de ações (fiscalização, monitoramento e acompanhamento do fluxo do dinheiro da empresa com objetivo manter as contas em dia, evitar prejuízos, zelar pela saúde financeira do negócio e garantir seu crescimento.

O controle financeiro  pode englobar tarefas como:

  1. Acompanhamento da frente de caixa;

  2. Controle periódico de entradas e saídas;

  3. Análise da aplicação dos recursos (reposição de mercadorias, investimentos em melhorias, pagamento de salários etc);

  4. Gestão das contas bancárias;

  5. Gerenciamento do patrimônio da empresa;

  6. Controle dos documentos fiscais;

  7. Construção de relatórios de desempenho. 

Todas essas atividades constroem um controle financeiro eficiente.

Quer ter toda a gestão da sua empresa na palma da mão para fazer o seu controle financeiro sem dificuldade? Teste grátis aqui!

Quem é você na hora de fazer o controle financeiro empresarial?

 

Não há regras ou um método previamente estabelecido na hora de criar e alimentar um controle financeiro empresarial, cada empreendedor é livre para escolher a forma que melhor funciona para o seu negócio.

Quer saber quem é você na hora de fazer essa tarefa? Acompanhe alguns dos perfis e veja em qual se encaixa!

Minha agenda, minha vida!

controle-financeiro-empresarial-quem-e-voce-nessa-hora-2

Agendas, planners e livros-caixa de papel nunca saem de moda. Mesmo com todas as tecnologias criadas para substituir esses materiais, tem muito dono de negócio que não abre mão do tradicional papel e caneta.

Não há nada errado em fazer um controle financeiro empresarial escrito assim. Mas, quem gosta de anotar tudo à mão precisa reservar um espaço de tempo maior para colocar tudo em ordem, além de precisar dar muito mais atenção para não cometer erros. 

Outro desafio enfrentado é a transferência de informações. Se for necessário passá-las para um contador ou funcionário, o jeito é emprestar o caderno, tirar xerox ou fazer uma cópia do material. Ou seja, não é a forma mais prática e eficiente de compartilhar dados.

Por fim, também há o desafio de guardar as informações com segurança. Como tudo vai para o papel, é importante ter um arquivo bem organizado para evitar perdas e também danos aos registros - algo que um simples copo de água pode fazer!

Rei da planilha

controle-financeiro-empresarial-quem-e-voce-nessa-hora-3

Muitos empreendedores já deixaram o papel um pouco de lado e descobriram que usar planilhas para manter o controle financeiro em dia é mais prático. 

Durante muito tempo, as planilhas foram os principais substitutos do livro-caixa e outras formas de controle manuais. Isso fez com que muitas pessoas se tornassem  experts na criação e manutenção delas.

Na verdade, o mundo empresarial tem muitos reis das planilhas, aqueles que sabem usá-las para montar gráficos, aproveitam todas as funções matemáticas e constroem tabelas incrivelmente visuais e bem feitas. 

Mesmo sabendo que já existem ferramentas tecnológicas mais práticas — que registram dados automaticamente e não dependem de digitação —, os experts não trocam o bom e velho Excel por nada.

Quem trabalha assim não conta com a dificuldade para construir as planilhas, isso ele já domina! O principal ponto é a atenção necessária para digitar tudo certinho e construir as funções sem erros, já que qualquer deslize pode atrapalhar os processos de controle financeiro e resultados finais. 

Se você gosta de planilhas e quer uma que seja completa e pronta para usar no controle financeiro da sua empresa clique aqui e baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro empresarial!

Surfista da tecnologia

controle-financeiro-empresarial-quem-e-voce-nessa-hora-4

O surfista da tecnologia sabe que existem ondas melhores para além das planilhas. Ele já descobriu que a transformação digital ajuda a sua rotina e, portanto, não abre mão de conhecer novidades, como apps e sistemas que contribuem para o controle financeiro empresarial.

Apesar de usar algumas ferramentas digitais para facilitar o dia a dia, esse perfil de empreendedor geralmente mescla um pouco de planilha, papel e caneta na rotina também. Porém, ele já entendeu que certas atividades podem ser automatizadas para que ele use seu tempo em tarefas mais estratégicas, como entender o que está na crista da onda.

Se você se encaixa nesse perfil, já deve ter percebido que o computador e o celular são seus grandes aliados!

Você pode usar sistemas em nuvem acessíveis por esses dispositivos e também alguns aplicativos para facilitar o controle das finanças e a visualização de dados.

Um bom exemplo disso é o Conta Azul de Bolso, nosso app criado para você gerenciar vendas e cuidar dos seus orçamentos. Ele se conecta com o ERP Conta Azul e permite que você tenha o controle de tudo na palma da sua mão e também no computador.

Clique aqui e conheça mais sobre o app Conta Azul de Bolso!

Empreendedor nível expert

https://experimente.contaazul.com/teste-gratis/?utcontrole-financeiro-empresarial-quem-e-voce-nessa-hora-5

É claro que o perfil da maioria dos nossos clientes não ia ficar de fora! O empreendedor nível expert é aquele que já entendeu a missão da tecnologia como a mais nobre possível: simplificar sua rotina, evitar erros e contribuir para uma melhor gestão financeira.

Aqui, entram todos os donos de negócios que encaram papel e caneta como coisas pré-históricas e planilhas como algo fora de moda. Esse perfil não abre mão de usar ferramentas como sistemas de gestão, ERPs, CRMs, softwares em nuvem ou plataformas de controle financeiro empresarial.

E você? É nesse perfil que se encaixa?

Se sim, saiba que a nossa missão é transformar cada vez mais donos de negócios em empreendedores experts, que comprovam na pele a praticidade de usar plataformas como a Conta Azul. Na prática, nós facilitamos a execução de grande parte das tarefas burocráticas que demandam tempo e tiram você do foco da gestão. 

Se você não abre mão de ter o controle absoluto sobre sua empresa - e nem das inovações digitais - um sistema de gestão completa é o que você precisa! 

Teste grátis a Conta Azul (clique aqui) e comprove na prática como um controle financeiro integrado facilita a gestão do seu negócio.

 

controle-financeiro-empresarial-quem-e-voce-nessa-hora

Por que garantir uma boa gestão financeira? 

 

A resposta é simples: para que seu negócio prospere! Sem controle financeiro empresarial, você não consegue ter visibilidade sobre pontos-chave para o sucesso do seu negócio, o que impede que as melhores decisões sejam tomadas. 

O controle das finanças ajuda não só a manter as contas no verde, mas também é essencial para entender o cenário atual. Quando você está munido de informações sobre suas finanças, consegue compreender o contexto em que sua empresa se encontra, e  é capaz de fazer projeções de resultados mais assertivas. 

Até quando os imprevistos aparecem, o controle financeiro faz a diferença. Diante de uma situação fora do comum, é preciso fazer escolhas estratégicas, o que acontece com menos estresse (e risco) quando você conhece a realidade do caixa. 

Por fim, não se esqueça que o controle financeiro empresarial é o primeiro passo para criar a trajetória da sua empresa. Com base nos dados financeiros, você será capaz de entender onde pode chegar, o que permite um plano de metas realistas e executáveis. 

 

Qual a melhor forma de fazer o controle financeiro empresarial?

 

Não existe forma certa ou errada de fazer controle financeiro empresarial em um negócio. As escolhas dependem muito do seu perfil, das necessidades da sua empresa e dos recursos que você tem à disposição para executar essas tarefas.

É claro que a tecnologia reduz erros e diminui o tempo gasto com anotações e/ou preenchimento de planilhas. Porém, não estamos aqui para dizer o que você deve fazer, mas sim, para te mostrar que existem jeitos diferentes de gerenciar um negócio.

Na Conta Azul, optamos pela inovação e toda a praticidade que a tecnologia oferece. É isso o que nos motiva a construir plataformas integradas, que operam na nuvem e permitem um controle simples e intuitivo dos negócios.

Se você está em busca de mais praticidade e menos problemas na hora de manter o controle financeiro empresarial, não deixe de conhecer mais sobre o que temos para te auxiliar:

  • ERP Conta Azul - Feito para pequenas empresas que pensam grande. Por ser totalmente online, você acessa a Conta Azul de onde estiver e cuida de todos os setores do seu negócio.

  • Conta Azul de Bolso - Aplicativo que permite registrar todas as informações sobre vendas, orçamentos e follow up do seu negócio tudo na palma da sua mão. 

  • Conta Azul Mais - Plataforma exclusiva para contadores, que se integra com os sistemas dos clientes e simplifica todas as obrigações tributárias e fiscais;

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?