Inovação

Como a tecnologia impacta no dia a dia da contabilidade?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 27/06/2023 | 9 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A tecnologia está presente em todas as áreas e, na contabilidade, não seria diferente. Com tantos recursos novos, os escritórios contábeis podem atender até o dobro da carteira de clientes com a mesma qualidade.
  • Entenda, na prática, qual é o impacto da tecnologia na contabilidade e conheça os principais benefícios. Veja também como a Conta Azul pode ajudar os contadores a ganharem mais trabalhando menos.
  • Com a Conta Azul Mais, os contadores parceiros ganham tempo e agilidade na hora de cuidar da carteira de clientes, além de outros benefícios, como aparecer em posição de destaque na página Encontre um Contador e ter acesso gratuito ao sistema de controle financeiro da Conta Azul para escritórios de contabilidade.

Cadastre-se grátis na Formação de Heróis da Conta Azul

Acordamos, pegamos o celular para desligar o alarme e responder as primeiras mensagens do WhatsApp. Depois, chamamos o Uber para ir ao trabalho ou ligamos o computador.

Na hora do almoço, pedimos a nossa refeição também pelo celular. Fazemos chamadas de vídeo, seja para fazer uma reunião ou para matar a saudade de quem está longe.

Nesses exemplos simples, percebemos o quanto a tecnologia tomou conta das nossas vidas. Porém, nem sempre foi assim: houve um tempo onde a carta era o meio de comunicação mais rápido.

Com a contabilidade, não seria diferente.

O Livro Razão, por exemplo, que um dia já foi feito à mão, hoje pode ser gerado automaticamente através de um sistema, assim como vários outros documentos fiscais. São muitos os impactos da tecnologia na contabilidade e é sobre isso que falaremos neste conteúdo.

com-a-tecnologia-na-contabilidade-impacta-no-dia-a-dia

Como a tecnologia impacta a contabilidade no dia a dia?

Ao falarmos em tecnologia aplicada à contabilidade, estamos nos referindo ao uso de sistemas para realizar algumas tarefas da rotina dos contadores, como emissão de notas fiscais, balancetes e geração de DAS, por exemplo.

“Então a profissão do contador vai acabar?”

De forma alguma. Na prática, o uso da tecnologia na contabilidade implica em economia de tempo, dinheiro e mais qualidade no atendimento da sua carteira de clientes. O resultado disso não poderia ser outro: contadores trabalhando com mais agilidade!

Veja agora detalhadamente outros benefícios do uso da tecnologia na contabilidade.

Benefícios de aplicar tecnologia na contabilidade

  1. Redução de custos

Sempre quando se fala em tecnologia, independentemente da área, a primeira coisa que vem à cabeça é a redução de custos devido aos processos automatizados.

Na contabilidade, quando você opta por um sistema para gerenciar os processos do seu escritório, alguns custos, de cara, são eliminados e/ou reduzidos, como os gastos com papel, cartuchos e manutenção da impressora.

Além disso:

  • Os custos operacionais também são reduzidos, já que é necessário menos pessoas para executar as tarefas;
  • Você fica por dentro dos prazos do pagamento dos tributos, tanto do escritório quanto dos clientes, o que evita as multas por atraso;
  • Os riscos de erros manuais, que podem trazer outros custos, como mais horas de trabalho para corrigir um lançamento errado, são menores.

    2.  Suporte para o contador atuar como consultor

Uma coisa é fazer a DRE e entregá-la ao cliente; outra bem diferente é explicar como reduzir determinada despesa, concorda?

Uma das principais características dos contadores 4.0 é atuação como consultores dos seus clientes, indo muito além do profissional responsável por organizar o pagamento dos tributos de uma empresa.

Nesse sentido, a tecnologia aplicada à contabilidade oferece a estes profissionais mais informações sobre o negócio. Afinal, dependendo do sistema utilizado para gerenciar a carteira, o setor contábil, fiscal e financeiro dos clientes podem ser integrados.

Dessa forma, os contadores podem auxiliar os empreendedores na gestão do negócio como um todo, o que agrega mais valor aos serviços.

   3. Segurança de dados

Os dados da sua carteira de clientes devem ser armazenados de forma segura e isso não se resume apenas a um computador com senha ou pastas em armários trancados com chave.

A melhor forma de fazer isso é com a tecnologia, através de um sistema na nuvem, ou seja, totalmente online. Assim, você não só garante que todos esses dados estarão em um ambiente seguro, como também elimina a necessidade de ter espaço físico para guardar documentos importantes.

   4. Aumento na produtividade

Quanto tempo você já perdeu tendo que conferir ou refazer documentos, como a DARF, ou então preencher as informações dos clientes nos portais públicos para emitir uma nota fiscal?

Outro grande benefício da tecnologia na contabilidade é o aumento da produtividade através da eliminação de várias atividades manuais, como a digitação de informações dos clientes e as conferências.

A Conta Azul oferece aos contadores um ambiente online e totalmente gratuito para gestão financeira do escritório. Clique aqui para saber mais!

   5.  Escritório mais organizado

Foi-se o tempo em que os escritórios de contabilidade eram cheios de pastas com documentos, onde encontrar uma única informação dos clientes era um pesadelo.

Hoje, com o apoio da tecnologia, é possível ter todos os dados da carteira na nuvem. O resultado é um escritório mais organizado e, os contadores, menos estressados.

    6.  Mais tempo para pensar na empresa contábil 

Um escritório de contabilidade é uma empresa e o contador também é um empreendedor. E, como todo dono de negócio, é muito comum que o contador se foque apenas no que precisa entregar aos clientes.

Contudo, não é somente isso que faz a empresa crescer: é fundamental ter tempo para pensar nas estratégias do negócio.

Aí entra outra vantagem da tecnologia na contabilidade: facilitar a gestão da carteira dos clientes para que o contador pense em outros aspectos importantes do escritório.

Quais são  os processos mais impactados pela tecnologia na contabilidade?

Todos os benefícios da tecnologia na contabilidade influenciam a rotina dos escritórios contábeis como um todo. Porém, alguns processos são mais impactados, como:

  • Gestão de relatórios, que são emitidos automaticamente e com mais facilidade;
  • Emissão de notas fiscais. Através de um sistema, o contador consegue emitir esses documentos de uma forma muito mais simples do que pelas plataformas públicas;
  • Atendimento de qualidade à carteira, principalmente devido à agilidade na troca de informações.

Implementar a tecnologia no escritório pode ser parecer algo desafiador mas, com o apoio da Conta Azul, essa transformação pode ser fácil. Veja como no próximo tópico.

com-a-tecnologia-na-contabilidade-impacta-no-dia-a-dia-2

Capacite seu escritório para atender mais de 50 clientes por contador: conheça a Formação de Heróis da Conta Azul

Descubra como ter uma empresa contábil de alta performance, eliminar processos manuais e atender o dobro de clientes com qualidade na Formação de Heróis da Conta Azul!

Nesse evento online, promovido pela Conta Azul, você terá a oportunidade de conhecer vários outros profissionais, cases de sucesso do mundo contábil e descobrirá como se tornar um contador de alta performance.

O tema da 26° edição da Formação de Heróis da Conta Azul é “Transformação: de um contador para empresário contábil” e contará com a participação dos palestrantes:

  • Rosilda Camargo, fundadora da Emprework Contabilidade e parceira Diamante da Conta Azul;
  • Luiz Corrêa, empresário contábil com mais de 30 anos de experiência, especialista em gestão de micro e pequenas empresas e pesquisador em estratégias para melhorar a performance dos negócios contábeis;
  • Ederson Varela, Head de Eventos e Gerente de Marketing na Conta Azul.

Conta Azul é a tecnologia na contabilidade que você precisa!

Já pensou em quanto tempo você economizaria se boa parte dos processos do seu escritório fossem feitos de forma automática?

Com a Conta Azul Mais isso é possível! Afinal, por meio dessa solução da Conta Azul, que é exclusiva para contadores e online, você pode:

  • Gerenciar toda a sua carteira de clientes em um único lugar, independente do segmento ou regime de tributação, através do Painel Conta Azul Mais;
  • Exportar os lançamentos financeiros e dados dos clientes para qualquer outro sistema contábil;
  • Eliminar os riscos de erros e os retrabalhos com digitação;
  • Receber lembretes automáticos com as datas das pendências dos seus clientes;
  • Fazer a folha de pagamento, emitir DAS em lote e gerar os balancetes de forma simples e automática;
  • Ter a contabilidade dos seus clientes integrada ao financeiro, fiscal e muito mais!

Além disso, os contadores parceiros da Conta Azul têm acesso gratuito à Conta Azul Gestão Financeira, sistema de controle financeiro para escritórios contábeis, para:

  • Gerenciar os recebimentos dos honorários dos clientes, que também são integrados ao financeiro do escritório;
  • Fazer a conciliação bancária e fiscal de forma automática;
  • Emitir boletos recorrentes e notas fiscais para de 300 cidades homologadas.

Pensa que acabou? O Novo Programa de Contadores Parceiros da Conta Azul é totalmente gratuito e oferece mais uma série de benefícios aos contadores parceiros, como:

  • Curso gratuito de Contabilidade Digital;
  • Descontos para clientes que optarem pela Conta Azul Pro, ERP da Conta Azul para micro e pequenas empresas;
  • Posição de destaque na página Encontre um Contador.

Quer conhecer um pouco mais desse universo incrível da tecnologia na contabilidade com a Conta Azul? Clique aqui e comece agora!

Leia também