Conta Azul CAst: o que o Contador Revoltado tem a ensinar sobre BPO Financeiro

Sobre o que estamos falando?

  • O BPO financeiro é a terceirização do setor financeiro de uma empresa. Folha, pagamento das contas e emissão de notas fiscais são algumas das atividades deste serviço;
  • Lucas Lima, o Contador Revoltado, fala nas redes sociais sobre essa relação do empreendedor com a contabilidade e as finanças. No Conta Azul CAst #9, ele deu algumas dicas de como aplicar o BPO financeiro;
  • Conte com a Conta Azul Pro para implantar o BPO financeiro no seu negócio e fazer uma gestão financeira mais tranquila e eficiente. Tenha tudo integrado em tempo real, do estoque à contabilidade.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Fazer a folha de pagamento, conferir o caixa, pagar fornecedores… são tantas as atividades de um setor financeiro que, se o empreendedor se dedicar a cada uma, deixará outras atividades do negócio de lado

O que acontece é que a gestão financeira e todas essas atividades precisam ser realizadas, afinal, sem dinheiro, é impossível girar a empresa. A saída para isso é contar com o BPO financeiro, que nada mais é do que a terceirização dos processos financeiros de um negócio.

Neste conteúdo, confira o que Lucas Lima, o Contador Revoltado (isso mesmo!), fala sobre o assunto no Conta Azul CAst #9 e as dicas que ensina sobre como implantar este serviço. Boa leitura! 

O que é BPO Financeiro para empresas? 

Como mencionamos, o BPO financeiro é um serviço de terceirização de todos os processos relacionados ao setor financeiro de uma empresa. 

A sigla significa Business Process Outsourcing, que traduzido quer dizer Terceirização de Processos de Negócios.

Um serviço de BPO financeiro cuida do fluxo de caixa, acompanha o faturamento da empresa, folha de pagamento, emissão de nota fiscal e comunicação com a contabilidade. 

Além dessas tarefas, o propósito de um BPO financeiro é ser um serviço consultivo, no sentido de identificar gargalos no setor e propor soluções. 

CAst #9 convida Lucas Lima, o Contador Revoltado

Lucas Lima é contador há mais de 17 anos. Atualmente, ele também está se formando em Direito e acumula mais de 190 mil seguidores nas redes sociais. Na internet, ele se intitula como "Contador Revoltado" e produz conteúdos que traduzem a realidade do empreendedor com a contabilidade. 

Em junho de 2022, ele apresentou a 4ª edição da Conta Azul Con presencialmente em Florianópolis. Na ocasião, filas de contadores se formaram para conhecê-lo e tirar fotos. 

Lucas foi o convidado especial do Conta Azul CAst #9, no qual trouxe dicas importantes para quem deseja aplicar o BPO financeiro de uma forma assertiva na empresa. Confira as principais!

Como implantar o BPO financeiro na sua empresa

 

Analise o seu financeiro: você está conseguindo cuidar bem desse setor sozinho?

“Hoje em dia, os contadores têm muito mais acesso às informações dos clientes.”

Antigamente, quando a contabilidade ainda era feita totalmente no papel, o contador dependia do cliente para receber e enviar documentos importantes. Hoje, a realidade é bem diferente: através de algumas plataformas de gestão, como a Conta Azul Pro, as informações podem ser integradas automaticamente.

Então, se o seu contador oferece um serviço de BPO financeiro, por que não dividir essa responsabilidade com ele?

Dessa forma, o financeiro estará sendo cuidado por quem já tem experiência e prática com isso. Lembre-se de que o contador conhece e trabalha com vários tipos de empresas e vive os mais diversos problemas. 

Toda essa bagagem faz com que ele consiga encontrar soluções variadas para os mais diversos tipos de gargalos contábeis e financeiros. Além disso, apostar num BO financeiro deixará você livre para cuidar de outras estratégias do negócio. 

Abra sua mente para novas ideias 

“Sempre funcionou assim e sempre vai funcionar: abandone essa ideia e abra a sua cabeça para a tecnologia!”

Você montou a empresa, conquistou clientes, cresceu e continua no papel ou nas planilhas? Se sim, chegou a hora de dar a vez à tecnologia, novos recursos e ideias. 

Afinal, hoje em dia, vários processos contábeis podem ser feitos de forma online, como o envio de documentos para o contador, a folha de pagamento e a emissão de notas fiscais. 

Então, ao invés de executar diversas tarefas manuais que não agregam em nada no dia a dia, poderá usar todo o conhecimento para focar na estratégia do negócio.

É aqui que entra o BPO financeiro, que, com base na tecnologia, realiza essas tarefas de uma forma assertiva, sem precisar checar cada uma. 

Faça a transição gradualmente

“Dê adeus à ansiedade do tudo ou nada.”

Na ansiedade para transformar a gestão financeira e contábil da empresa, muitas vezes o empreendedor quer mudar todos os processos de uma vez. A dica do Contador Revoltado é fazer essa transição para o BPO financeiro aos poucos. 

Você pode começar pela folha de pagamento, depois incluir a emissão de notas e assim por diante. Para Lucas, o importante é começar, mesmo que devagar

Ao fazer isso, a sua equipe também se sentirá mais tranquila e conseguirá absorver as mudanças com mais tranquilidade. 

Conte com contador para tomada de decisões importantes 

“Assuma riscos, tome decisões, mas fale com seu contador primeiro.”

O contador com postura consultiva entende tudo da sua empresa, desde os gastos mínimos até as vendas realizadas. E, com um BPO financeiro, ter acesso a todas as informações importantes do negócio é muito mais fácil. 

Isso porque, com este serviço, o contador terá muito mais clareza para identificar todos os impactos do que for decidido e esclarecer todas as suas dúvidas.

Estude bem o contrato

“Para assumir um BPO financeiro é preciso organizar e estudar o contrato com o contador.”

O BPO financeiro não inclui apenas a contabilidade e sim, todas as tarefas que envolvem as finanças do negócio, como mencionamos. Por conta disso, é indispensável ler e estudar o contrato deste serviço com o auxílio do seu contador. 

Assim, o empreendedor entenderá o que está de fato no escopo deste serviço e a relação com o prestador será bem mais clara. Geralmente, os próprios contadores costumam oferecer o BPO financeiro, o que já facilita o processo de implantação na empresa. 

Confira a participação do Contador Revoltado no Conta Azul CAst #9 no nosso canal do YouTube:

 

Como otimizar o BPO financeiro com a Conta Azul Pro

Mesmo com um BPO financeiro, você precisará acompanhar o que acontece na empresa. Isso porque, embora seja um serviço de terceirização, a responsabilidade sobre os processos do negócio sempre serão suas.

Desde a reposição do estoque até o pagamento das guias de impostos: é importante acompanhar tudo isso, mas, não necessariamente, você precisará colocar a mão na massa. 

Conte com a Conta Azul Pro para otimizar o serviço de BPO financeiro contratado e acompanhar tudo do negócio em tempo real!

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada para empresas, online e fácil de usar. Além dos processos financeiros, também é possível monitorar estoque, vendas, cadastrar clientes, fornecedores e parceiros. 

A nova versão da Conta Azul Pro permite, inclusive, que você acompanhe pelo celular as vendas, o estoque e o fluxo de caixa, através do App Conta Azul de Bolso

Facilite a gestão do seu negócio com quem entende do assunto: clique aqui para testar a Conta Azul Pro gratuitamente, sem compromisso! 

Leia mais

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar