Como vender mais no Instagram e se diferenciar dos concorrentes?

Sobre o que estamos falando?

  • O Instagram possui em torno de 1,2 bilhão de usuários no mundo, sendo uma ferramenta com diversas vantagens para quem quer divulgar o seu negócio;
  • Ter uma conta no Instagram e utilizá-la para vendas é um recurso totalmente grátis, o que faz dele ideal para pequenos negócios. 
  • Assim como Instagram, a Conta Azul pode facilitar suas vendas e automatizar a gestão financeira do seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

"Como vender mais no Instagram?" é a pergunta que você, assim como muitos empreendedores, deve se fazer ao criar uma conta nessa rede social. Hoje, a plataforma conta com cerca de 99 milhões de usuários ativos no Brasil e isso se dá à grande inserção da internet na rotina das pessoas, sendo utilizada para diversas atividades - inclusive fazer compras. Sendo assim, por que não aproveitar a oportunidade para atingir potenciais clientes?

Mas se engana quem acredita que é só criar um perfil e esperar os clientes aparecerem. Utilizar a rede de maneira estratégica é fundamental, já que assim como o grande número de usuários, há muita opção de conteúdo disponível. 

Para te apoiar nessa jornada, trouxemos algumas dicas de como vender mais no Instagram e se destacar frente a concorrência. Acompanhe! 

Por que vender pelo Instagram é uma boa opção? 

Se antigamente as redes sociais eram consideradas dispensáveis, apenas para uso de quem estava "à toa", hoje em dia o contexto mudou completamente. 

Com um número tão grande de usuários, a possibilidade de atingir o seu cliente ideal aumenta significativamente. Neste cenário, grande parte do seu público que não poderia visitar o seu negócio pessoalmente terá acesso aos seus produtos sem sair de casa.

Além disso, é comum vermos pequenos negócios crescendo apenas pelo Instagram, sem site, loja física e nenhum outro sistema sofisticado. Se isso acontece, é porque as estratégias de marketing nesse ambiente estão cada vez mais dando certo e alcançando bons resultados. 

O Instagram disponibiliza uma diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para fazer o seu negócio aparecer de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios. As hashtags, por exemplo, são ótimas estratégias para que as pessoas encontrem o seu conteúdo buscando palavras-chave. 

Saiba como vender mais no Instagram utilizando essas ferramentas de acordo com o perfil do seu negócio!

Como vender mais no Instagram e lucrar no seu negócio? 

Sabemos que começos são desafiadores e que manusear uma ferramenta desconhecida pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas acredite: vender no Instagram é mais fácil do que parece. 

Isso porque, a rede social é uma ferramenta intuitiva, em que as opções se baseiam em cinco formatos:

  • Fotos;

  • Vídeos (curtos e longos);

  • Carrossel;

  • Stories;

  • Coleções.

Preparamos este conteúdo para te apoiar nessa caminhada de sucesso e separamos algumas dicas de como vender mais no Instagram, de forma efetiva e sem precisar de recursos mirabolantes. Veja quais são elas: 

1. Comece um perfil comercial

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem desse detalhe: configurar a conta para comercial. Esse formato permite monitorar as métricas da página para você acompanhar o engajamento de suas publicações, além de outras informações importantes para sua meta de vendas.

Além disso, com o perfil comercial você consegue colocar botões especiais que direcionam o consumidor para acessar seu site ou loja virtual, por exemplo, ou informações importantes, como número de contato. 

A boa notícia é que todas essas facilidades são gratuitas, basta fazer o login, ir em configurações e selecionar a opção “alterar perfil para comercial”. Pronto, você terá acesso a todos os benefícios listados acima. 

2. Crie a sua descrição na bio e organize seus destaques

Um perfil completo, com todas as informações que o cliente precisa saber para conhecer um pouco do seu negócio dá uma impressão profissional, concorda? Esse é o momento que o cliente decide se vai continuar na página ou procurar pela concorrência.

O primeiro passo é deixar sua biografia completa, que descreve exatamente o seu negócio de maneira simples e objetiva. Depois, complete com informações básicas, como endereço — se tiver espaço físico — telefone, email, link para site e o nicho de atuação. Não esqueça de usar emojis para deixar o seu perfil mais descontraído.

Após esses passos, selecione uma foto de perfil que tenha uma boa qualidade, de preferência contendo sua logo para o cliente identificar o seu negócio. Também crie destaques com produtos disponíveis, informações importantes e dúvidas frequentes.

3. Faça publicações interessantes

Ser constante nas publicações é importante, mas de nada adianta se os conteúdos não agregarem informações que sejam relevantes e tenham qualidade. Por isso, dê prioridade à qualidade ao invés de quantidade.

Uma dica é utilizar todos os recursos que a plataforma oferece, produzindo conteúdos em diferentes formatos, que chamem a atenção do cliente e faça ele parar no seu post durante a rolagem do feed.

Portanto, faça lives, utilize os stories, os reels e aposte nas hashtags. Assim, quando for vender de fato, as pessoas já vão estar familiarizadas e ter desenvolvido um relacionamento próximo com o seu negócio.

4. Aposte em anúncios

Você pode anunciar no Instagram através de três formatos: carrossel, retargeting (levar o visitante para o seu site) e publicações padrão. Recorrer ao recurso é ideal para alcançar um número maior de contas e visualizações.

Para utilizar o Instagram Ads de forma assertiva:

  • Realize uma segmentação assertiva. Isso significa definir uma faixa de idade do seu público-alvo, localização e também o interesse, ou seja, aqueles assuntos que os seus clientes costumam se interessar mais; 

  • Analisar o resultado dos anúncios, observando a quantidade de curtidas, comentários, salvamentos e envios. Dê atenção também  à quantidade de pessoas que a publicação alcançou e quantas pessoas começaram a seguir o seu perfil devido aquele post.

5. Use e abuse das hashtags

Você sabe utilizar as hashtags de maneira correta? Que usá-las é uma prática importante todo mundo sabe, mas existem estratégias para empregá-las de maneira efetiva. 

No Instagram, elas servem para unir todos os conteúdos relacionados em uma única página. Por isso, se você utiliza hashtags que tenham grande número de visitas e sejam relevantes, as chances do seu potencial cliente achar o seu conteúdo aumenta significativamente. 

Então, elenque as palavras-chaves importantes, que definam o seu negócio e alcance o seu nicho. Se você possui uma agência de viagens, por exemplo, pode manter algumas hashtags fixas, como #viagens, e variar as demais de acordo com o conteúdo, como #FériasNaPraia ou #ViagemParaMontanhas. 

Lembre-se sempre de quem é o seu público-alvo para que a estratégia tenha mais efeito. Uma boa prática é se colocar no lugar do cliente e pensar: “o que eu buscaria se quisesse encontrar tal negócio”. Dessa forma fica mais fácil atingir as pessoas certas. 

A rede social permite o uso de até 30 hashtags por publicação. Porém, não é necessário utilizar todas, já que tanta informação pode acabar poluindo o seu post. 

6. Invista também nos stories

Os stories, sem dúvidas, geram mais visualizações para os conteúdos do que os posts, já que eles ficam destacados no topo da página inicial e não se perdem no feed infinito. Além disso, eles são conteúdos rápidos que impactam diretamente o consumidor quando utilizado de forma correta.

Atualmente as configurações do aplicativo mudaram, no lugar do famoso “arrasta para cima” agora é possível inserir links de chamadas para ação independente do número de seguidores — isso quer dizer que, mesmo que o seu perfil esteja começando agora, é possível desfrutar desse recurso.

Por isso, contar com os stories para as ações de vendas pelo Instagram é fundamental, já que eles direcionam o público para o link de sua preferência, seja a página do seu site ou um link de pagamento 

7. Crie reels 

Você já deve ter escutado que o Instagram mudou, e de fato ele não é mais uma rede social apenas de fotos. Isso quer dizer que se você quer fazer marketing na plataforma, é preciso adotar formatos diferenciados, principalmente os de vídeo. E foi aí que surgiu o Reels.

Para utilizá-lo, acompanhe o que está acontecendo na rede social e fique por dentro das famosas “trends”, replicando para a realidade do seu negócio.

Os benefícios do Reels pode trazer para a sua empresa são:

  • Maior visibilidade e maior alcance; 

  • Conexão com o público;

  • Construção de autoridade.

Como a ferramenta é relativamente nova, não é preciso investimentos financeiros para que muitas pessoas sejam alcançadas. Aproveite!

8. Chame influenciadores para parcerias

O marketing de influência está com tudo atualmente, afinal, os influenciadores digitais estão dominando as redes sociais. Nesse sentido, cada vez mais as empresas buscam parcerias para divulgar e recomendar seus produtos e serviços.

Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é: será que realmente compensa fazer parceria com um influencer? A resposta é sim! Uma vez que pessoas se conectam com pessoas, e quando um produto é divulgado por alguém que confiamos, com certeza ele terá valor e credibilidade.

Além disso, uma pesquisa do Ibope revelou que mais da metade dos internautas brasileiros consomem produtos ou serviços indicados por influenciadores.

Confira algumas dicas sobre como escolher o influenciador certo aqui!

9. Interaja com o seu público

Interagir com o público é um ponto-chave que deve ser levado em consideração, por isso é sempre importante a verificação de inbox e comentários. O seu público não gosta de ficar sem respostas. 

Crie uma relação próxima com os seus clientes, curta comentários, responda perguntas, interaja! Isso mostra que sua marca está preocupada com as pessoas além de querer só vender. 

Cresça suas vendas e conte com a Conta Azul!

A Conta Azul é uma grande parceira quando o assunto é aumento das vendas, já que ela disponibiliza um sistema que facilita a rotina de trabalho. 

Com o ERP Conta Azul você acompanha toda a movimentação financeira em tempo real, com informações centralizadas em um só sistema que opera 100% online!

Além disso, oferece diversos serviços que simplificar a gestão, como:

  • Monitoramento de estoque com entradas e saídas;

  • Gestão de vendas e fluxo de caixa, tudo na palma da mão com o App Conta Azul de Bolso;

  • Construção de relatórios completos e intuitivos;

  • Vendas online sem site e parcelamentos através do Receba Fácil

  • Emissão de notas fiscais automaticamente;

  • Centralização das informações em um só lugar;

  • Gestão dos seus contratos de e das suas vendas em tempo real.

Agora que você já aprendeu como vender mais no Instagram, clique aqui e conheça todas as funcionalidades da Conta Azul sem pagar nada!

Leia também:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?