Como preencher um boleto bancário campo a campo

blog_post.png

Na hora de cobrar por um produto ou serviço prestado, escolher uma forma de recebimento segura e prática é um dos principais cuidados que os empreendedores devem ter. Dentre as opções disponibilizadas, o boleto bancário oferece benefícios para quem emite e para quem é cobrado. O passo a passo de como preencher um boleto bancário é o tema deste artigo.

ContaAzul é um sistema de gestão para pequenas empresas, com emissão de boleto integrado

Boleto de cobrança ou bloqueto bancário corresponde a um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição financeira ou estabelecimento conveniado até a data de vencimento nele indicada. Existe também a possibilidade de quitá-lo após esse período, caso apresente alguma orientação. Para isso, são acrescentadas informações como o valor da multa, juros por mora e outras que variam de acordo com cada empresa credora.

Ele é registrado junto ao banco, o que permite que seja protestado em caso de inadimplência. O registro é obrigatório para novas contas desde meados de 2015. As contas antigas, que ainda emitem boleto simples, ficarão impedidas de tirar cobranças sem registro a partir de dezembro de 2017. Essa mudança é simples de ser solucionada e pode representar benefícios para sua empresa, mas exige atenção.

Entre as vantagens de utilizar esta forma de pagamento, está a possibilidade de pagá-la não apenas em instituições financeiras, mas também em casas lotéricas, Correios, caixas eletrônicos e serviços online, como o Internet banking. Além disso, as taxas referentes ao boleto são menores quando comparadas às das transações realizadas com o cartão de crédito, e o dinheiro é liberado com mais rapidez.

É levando esses benefícios em conta que muitas empresas costumam oferecer descontos de até 10% para os clientes que optam por essa opção de pagamento. Ações desse tipo costumam convencer mais pessoas a pagarem à vista pelo produto ou serviço, o que significa dinheiro rápido em caixa e, por sua vez, menos chances de inadimplência e mais possibilidade de investir no crescimento do seu negócio.

Para você aproveitar esses incentivos, é preciso saber como emitir, preenchendo todas as informações necessárias. Apresentamos a seguir um modelo de boleto bancário, listando todos os campos obrigatórios e opcionais, explicando o que cada um deles significa. Então confira tudo o que você precisa saber para preencher corretamente um boleto bancário!

Campos de um modelo de boleto bancário

Alguns dados são indispensáveis para a emissão de um boleto bancário, de acordo com o padrão estabelecido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). São eles que identificam o título de cobrança e permitem o pagamento em qualquer uma das instituições conveniadas.

Ao todo são 12 campos obrigatórios que informam desde o dia em que o boleto foi emitido até as partes envolvidas na transação comercial. No documento ilustrado abaixo, é possível observar como as informações são organizadas. Veja a explicação de cada uma delas na sequência.

Capturar.png

1 - Código do banco:

corresponde ao Compe (Código das Instituições Bancárias na Compensação) do banco acompanhado pelo dígito verificador. São três dígitos.

2 - Linha digitável:

representação numérica do código de barras, utilizada quando ele está danificado ou em pagamentos realizados online.

3 - Vencimento:

data que especifica até quando o documento deve ser pago. A partir desse dia, ele perderá o valor original ou uma multa será aplicada.

4 - Agência código cedente:

varia de acordo com o padrão adotado pelo banco emissor. Geralmente é composto pelo número da carteira, agência, conta e dígito.

5 - Nosso número:

corresponde ao número que identifica o boleto e, por isso, deve ser único para cada documento. Ele é preenchido conforme a determinação de cada banco: enquanto alguns deixam a critério do cliente, outros oferecem uma faixa de números com os quais se podem trabalhar.

6 - Valor do documento:

valor que deve ser pago por quem recebe o boleto bancário. Deve ter duas casas decimais e utilizar a vírgula como separador decimal.

7 - Código de barras:

imagem composta por barras de espessura variada que representam informações do documento, como valor, data de vencimento, número da agência, conta corrente e código do cliente. Para isso, são utilizadas barras, cuja espessura varia para representar os numerais de zero a nove.

8 - Carteira:

este código indica se o boleto é registrado ou não, variando de acordo com o banco. Importante lembrar que a partir de dezembro de 2016 não serão mais emitidos boletos bancários sem registro.

9 - Sacado:

é o espaço onde são descritas as informações sobre a pessoa que realizou a compra e, teoricamente, irá pagar o documento. Este campo deve conter dados pessoais, como nome, endereço e CPF ou CNPJ.

10 - Data do documento:

deve ser preenchido com a data em que o boleto foi gerado ou emitido.

11 - Cedente:

campo com as informações sobre quem emitiu o boleto, podendo ser pessoa física ou jurídica. Usualmente, refere-se ao titular da conta para onde o dinheiro será direcionado.

12 - Campo de instrução:

espaço para mensagens destinadas ao caixa recebedor. É importante que as instruções sejam claras ao expressar as condições de recebimento do boleto, como concessão de abatimentos, prazo para receber o documento e taxas de juros referentes à multa.

Como facilitar preenchimento dos campos

Para facilitar a emissão de boletos bancários, existem softwares que fazem o trabalho automaticamente, otimizando o tempo e permitindo que o empreendedor dedique-se à gestão da empresa e às vendas em si. Um ótimo exemplo é o ContaAzul Receba Fácil. Uma solução de emissão de boletos registrados gratuita para os assinantes do ContaAzul, totalmente integrada com o Financeiro e Controle de Vendas. O preenchimento do boleto fica muito mais simples.

E ainda há a vantagem econômica. No Receba Fácil, não há tarifas sobre os boletos não-pagos ou cancelados. Confira mais no vídeo:

 

 

Infográfico - Boleto sem registro X Boleto registrado  Boleto sem registro: o que é e qual a diferença para o registrado Baixar agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>