8 medidas para tomar antes de demitir um funcionário

8 medidas para tomar antes de demitir um funcionário

No dia a dia de uma empresa, surgem diversas situações que levam os gestores a pensarem em demitir um funcionário. Uma delas é a crise econômica, claro, mas existem outras relacionadas à baixa produtividade e até mesmo questões pontuais de um ambiente de trabalho, como expectativas, tensões e pequenos desentendimentos. Mas será que, diante desses fatores, desligar funcionários é mesmo a solução mais viável para resolver o problema ou vai acabar criando outros, piores e mais difíceis de serem resolvidos? Essa é uma pergunta que precisa ser feita antes de demitir alguém.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Existe uma série de consequências envolvidas em um processo de demissão. A mais clara delas é a financeira, pois a empresa precisa arcar com os valores relacionados às férias e 13º salário, por exemplo. No entanto, existem ainda outros pontos que precisam ser considerados antes de demitir alguém. Você precisa treinar uma pessoa para tomar o lugar da que foi dispensada e leva um tempo até que o novo colaborador esteja entrosado. Com isso, outros membros da equipe ficam sobrecarregados, gerando um clima ruim. Sendo assim, é fundamental tentar algumas saídas antes de tomar uma ação mais drástica.

Para levantar a discussão e ajudá-lo a enfrentar esses momentos, preparamos uma lista com 8 medidas que podem ser adotadas para preservar o ambiente de trabalho e evitar o desgastante processo de demissão. São pontos que ajudam a prevenir problemas.

1. Avalie o funcionário

Os gestores precisam fazer uma análise detalhada das competências dos colaboradores, identificando os pontos fortes e fracos. Assim, é possível trabalhar e reverter os aspectos em que exista alguma dificuldade, tentando, dessa forma, recuperar o profissional, desde que ele tenha esse desejo, é claro.

2. Converse com os funcionários e dê retornos constantes

A empresa tem papel crucial no desenvolvimento do funcionário, fornecendo os subsídios necessários para o crescimento profissional. Sendo assim, são necessários retornos constantes para que a pessoa saiba onde está errando ou quais pontos podem ser aperfeiçoados, além de explorar o que cada um tem de melhor. Vale lembrar que esse processo não deve ser uma via de mão única. O funcionário deve ser estimulado a falar e relatar suas experiências de forma franca e sem pressões.

3. Ofereça treinamentos

Todo profissional precisa estar sempre atualizado. Claro que, em grande parte, isso depende dele. Mas a empresa também tem uma responsabilidade grande nesse processo de aprendizado contínuo. Os gestores devem estimular o estudo, as leituras e, se possível, pagar cursos e treinamentos para as equipes. Essa é uma forma de motivar, pois demonstra a valorização do trabalho e a preocupação com o desenvolvimento do profissional.

4. Reconheça

Outro aspecto fundamental para evitar demissões é o reconhecimento, pois motiva o colaborador e mostra a ele que os bons resultados são percebidos. Fazer isso somente quando a pessoa chegar a um nível extremo de descontentamento representa um grande risco de reduzir o comprometimento e, por consequência, a produtividade do profissional. Por comodismo, ele pode se manter na empresa, mas não entregará os resultados esperados. Com isso, os líderes precisam ficar atentos e de olho também no comportamento das pessoas, no sentido de observar como elas estão em relação ao trabalho e às expectativas dentro da empresa.

5. Tente remanejar

Em muitos casos, uma solução para aumentar a produtividade é remanejar um funcionário para outra função. Talvez ele tenha habilidades mais compatíveis com outras áreas da empresa. Se isso não for possível, o gestor pode tentar uma readequação nas demandas ou responsabilidades, passando tarefas diferentes, que exijam outras competências. Ressaltamos que ambas as medidas devem ser tomadas após uma conversa franca com o profissional. 

6. Olhe para dentro da empresa

Ao mesmo tempo em que avalia o desempenho, a empresa também precisa reconhecer que o problema pode estar nela e não necessariamente nos funcionários. Para isso, uma alternativa é utilizar o diagnóstico organizacional para ouvir as pessoas por meio de questionários, entrevistas ou pesquisas. O clima conta muito para um desempenho bom ou ruim das equipes. Portanto, é essencial ficar de olho nos próprios processos, metodologias e outras políticas internas.

7. Estimule os profissionais

Podem existir talentos que não são muito bem aproveitados por falta de um canal de diálogo. Com o passar do tempo, isso vai causando desmotivação. Para resolver isso, estimule as pessoas a darem ideias e a serem criativas. O gestor deve promover reuniões e manter a porta sempre aberta para receber sugestões. Parece uma medida simples, mas acabará gerando um sentimento de pertencimento e orgulho.

8. Planeje e seja transparente

Algo muito importante na relação do gestor com a equipe é a definição de um planejamento. Crie metas e objetivos bem claros, sendo sempre muito transparente quanto aos resultados que devem ser alcançados. Assim, os funcionários poderão enxergar de forma mais clara as oportunidades. 

Com essas dicas, esperamos que você consiga melhorar o clima interno da sua empresa, motivando seus colaboradores e evitando demissões. Compartilhe com a gente suas experiências e deixe suas impressões em relação ao assunto.

Planilha de Folha de Pagamento  Preparamos esta planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os  funcionários Baixar a planilha agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>