Serviços Financeiros

Antecipação de recebíveis: como funciona na Conta Azul?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A antecipação recebíveis é uma alternativa para empresas que estão precisando de capital de giro;

  • Trata-se de um processo para adiantar o recebimento de valores de vendas parceladas. Dessa forma, você recebe tudo a vista e mantém o fluxo de caixa de modo mais sustentável.

  • Além de ajudar donos de negócio com na organização financeira, a Conta Azul oferece antecipação de recebíveis. Entenda melhor abaixo.

Experimente grátis a Conta Azul!

Um dos maiores obstáculos de todo empreendedor é ter capital de giro para pagar as contas e investir no negócio. No entanto, não dá para ficar dependendo de empréstimos e todas as suas condições, garantias e taxas. 

Entender como funciona a antecipação de recebíveis pode ser determinante para conseguir capital de giro na hora e com as melhores condições de taxas. 

Ao antecipar seus recebíveis, é possível receber os valores parcelados por seus clientes à vista, liberando seu fluxo de caixa. Assim, você consegue pagar fornecedores, funcionários e demais contas, bem como fazer investimentos, comprar insumos, entre outras coisas. 

Continue a leitura para entender mais sobre este recurso! 

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite adiantar o recebimento de valores datados para dias posteriores, como os de vendas parceladas. Dessa forma, você recebe tudo a vista e mantém o fluxo de caixa de modo mais sustentável. 

Essa operação, que também é chamada de adiantamento de recebíveis e desconto de duplicatas, permite antecipar valores de boleto bancário, cartão de crédito, cheque pré-datado, depósito em conta e descontos de duplicatas.

Apesar de ser uma modalidade de crédito, a antecipação de recebíveis não é a mesma coisa do que um empréstimo. Veja abaixo as diferenças.

Qual é a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?

A antecipação de recebíveis e o empréstimo têm diferenças que dizem respeito à origem do dinheiro, ao valor das taxas, ao risco de inadimplência e à dificuldade de acesso. 

Empréstimo é a transferência de recursos de terceiros, como um banco. Nesse caso, é necessário devolver o valor com juros para quem emprestou o dinheiro. Por isso, nos empréstimos, os juros costumam ser mais altos. 

Como existe o risco da pessoa/empresa que solicitou o crédito não pagar, o critério de concessão de crédito é muito maior e o tempo de resposta é muito mais lento.

Já a antecipação de recebíveis é o adiantamento de um valor que você já teria no futuro, com taxas muito menores do que um empréstimo e não é preciso colocar bens como garantia.

Nessa modalidade, o risco de inadimplência é mais baixo, por se tratar de um dinheiro que já seria recebido. Por isso, as taxas são menores, assim como o critério de concessão. E tudo isso torna o processo de liberação mais rápido.

Como podemos observar, a antecipação pode ser uma opção mais interessante principalmente para pequenas e médias empresas, por precisarem de caixa com urgência a baixos juros.

Por que fazer a antecipação de recebíveis com a Conta Azul?

A Conta Azul fornece aos seus clientes a antecipação de recebíveis de nota fiscal ou desconto de duplicata. Nessa linha, ao vender notas fiscais de produtos já fornecidos, é possível receber o dinheiro das vendas à vista e aliviar o fluxo de caixa da empresa. 

Atualmente, para realizar a antecipação de recebíveis pela Conta Azul, é preciso que:

  • A nota fiscal utilizada seja uma Nota Fiscal Eletrônica de Produto (NF-e);
  • A nota fiscal tenha sido emitida para cliente PJ;
  • A nota fiscal tenha mais de 5 dias e menos de 120 dias de emissão;
  • A primeira parcela seja a partir de 45 dias.

Lista de Vantagens

Veja quais são os benefícios de fazer antecipação de recebíveis online e melhorar sua organização financeira empresarial com a Conta Azul Pro (ERP):

  • Recebimento do valor na hora: em menos de um minuto, o valor já está disponível na conta do usuário;
  • Primeira antecipação totalmente grátis: é possível adiantar todas as notas até o valor do limite e não pagar nenhuma taxa nessa primeira antecipação.
  • Disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive em feriados;
  • Taxas competitivas (a partir de 1,9%);
  • Quanto mais o serviço for utilizado, menor será a taxa;
  • Sem custo do boleto ou taxas extras;
  • Comodidade adicional oferecida pela Conta Azul: se você pedir a antecipação uma vez, cada nova nota fiscal emitida é enviada para validação e aprovação automaticamente.

Veja também: Conheça as funcionalidades da emissão de Nota Fiscal na Conta Azul 

Antecipação de recebíveis: entenda como fazer na Conta Azul

A antecipação de recebíveis da Conta Azul é muito fácil de fazer. Para ter acesso,você precisa corresponder aos principais pré-requisitos: ser cliente da Conta Azul, informar e-mail, telefone, CNPJ e possuir conta bancária.

No momento, as antecipações da Conta Azul Pro só funcionam para notas fiscais eletrônicas de produtos (NF-e) que seguem os critérios destacados acima. Mas, em breve, ampliaremos para notas fiscais de serviço. Fique de olho!

Além da facilidade, outra vantagem é que você pode fazer as operações em qualquer horário, inclusive feriados. Em até 1 minuto, você recebe o valor. E sempre terá uma taxa 1,9% ao mês, sem acréscimo de tarifas como IOF, TAC e outras.

O melhor: essa taxa diminui quanto mais você usa. Ela é gerada automaticamente após nosso sistema analisar o cadastro do cliente. Quanto mais vezes você antecipar, além de efetuar outras operações positivas, mais as suas taxas baixam. 

Controle o financeiro da sua empresa com a Conta Azul Pro

A antecipação de recebíveis é mais um dos inúmeros serviços  financeiros empresariais disponíveis para clientes da Conta Azul Pro. Caso você não conheça nosso sistema de gestão integrada (também chamada de ERP Online), vamos te apresentar.

Oferecemos a possibilidade de melhorar a sua gestão empresarial por meio de uma plataforma, que centraliza todos os setores: estoque, financeiro, vendas, emissão de notas fiscais, cadastro de clientes e geração de relatórios.

Só que… Não é apenas isso. A plataforma ainda cruza os dados e fornece informações em tempo real sobre toda a sua empresa. Quando você emitir um relatório de vendas por vendedor, por exemplo, ele já trará informações sobre os colaboradores e produtos cadastrados.

É a melhor forma de facilitar e desburocratizar a gestão do seu negócio. Também temos parceria com diversas empresas que completam tudo o que você precisa para administrar seu negócio a partir do seu teclado.

A promessa é grande, e a entrega é maior ainda. Quer antecipar os seus recebimentos e otimizar a sua gestão? Faça o teste grátis da Conta Azul Pro agora!

Leia também