A história da ContaAzul: de Dona Orfila a startup de sucesso

Vinicius Roveda e a história da ContaAzul

São apenas cinco anos de uma caminhada cheia de desafios, mas a história da ContaAzul já permite considerá-la uma startup de sucesso. A própria notoriedade que a empresa vem conseguindo junto à mídia nacional aponta para isso. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa trajetória de destaque.

Bata saldo e concilie lançamentos em poucos cliques com a ContaAzul

A história da ContaAzul na imprensa

A ContaAzul tem hoje o sistema de gestão online mais usado por micro e pequenas empresas em todo o Brasil. Como a startup conseguiu esse sucesso em meia década de vida é algo que tem despertado o interesse de diferentes veículos de imprensa pelo país.

Em dos exemplos mais recentes, o respeitado jornal impresso e online Valor Econômico destacou a história da empresa a partir da trajetória de seu CEO e fundador, Vinicius Roveda.

A reportagem, que traz o título “ContaAzul prospera com software de gerenciamento”, conta como o jovem gaúcho venceu os obstáculos comuns ao pequeno empreendedor, em um caminho iniciado ainda menino, quando ajudava a avó, dona Orfila, em sua loja de brinquedos, durante o período de férias escolares na cidade de Soledade (RS).

Roveda nem havia atingido a maioridade quando, aos 17 anos, mudou-se para Joinville para cursar Ciências da Computação na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ele ainda completaria sua formação com um curso de MBA com especialização em Gestão Empresarial.

Seu foco esteve sempre no uso da tecnologia para o gerenciamento de tarefas em pequenos negócios. Não foi fácil, mas sua startup conseguiu: com planos de controle financeiro a partir de R$ 29,00, tem clientes em todos os estados e suas ferramentas proporcionam uma economia de até 65% no tempo destinado às tarefas de gestão.

Mas o que poderia explicar esse sucesso? Ao Valor Econômico, o CEO da ContaAzul deu uma pista: a empresa aprendeu com os próprios erros. Apesar de estar completando cinco anos em 2016, ela começou a ser pensada ainda em 2007. Naquela época, porém, o produto oferecido não alcançou o desempenho esperado.

Com persistência e amadurecimento, em 2011 foi colocada em prática a fórmula que hoje ajuda pequenos negócios e é reconhecida em diferentes veículos de mídia, que se interessam pelos resultados e pela história da ContaAzul.

Em entrevista à revista e portal Pequenas Empresas Grandes Negócios, em junho deste ano, Roveda reforçou a importância dos fracassos como aprendizado, destacou o sucesso já alcançado, mas afirmou que o trabalho da startup está apenas começando. Vale acompanhar todo o bate-papo nesse texto que apresenta a ContaAzul como “uma das mais bem-sucedidas startups brasileiras”.

Outro artigo disponível online e que vale a leitura para conhecer mais sobre a trajetória da empresa foi publicado no portal do projeto editorial Draft em janeiro deste ano, intitulado “Um mergulho nos bastidores da ContaAzul, a premiada startup de softwares de gestão”. O texto segue a linha de reconhecimento de sucesso, enaltecendo que mais de meio milhão de negócios já foram atendidos pelas soluções oferecidas. Também conta um pouco sobre características dos seus processos internos.

Esse destaque obtido junto à mídia nacional comprova como a ContaAzul prospera como empresa e leva seus clientes junto nessa caminhada, permitindo que pequenos negócios tenham acesso a um sistema de gestão eficiente e intuitivo.

Inspiração ContaAzul para crescer no Brasil

Uma boa ideia de negócio, um plano estratégico, erros e acertos, fracasso e sucesso, mas sobretudo persistência. O caminho trilhado pela ContaAzul é igual ao de muitas micro e pequenas empresas no país. Nem todas conseguem vencer as dificuldades iniciais, que não são poucas, mas aquelas que sobrevivem também podem prosperar.

Já abordamos aqui no blog como a nossa história pode servir de inspiração para outros negócios. Se a maioria das empresas não tem alcançado longevidade e ainda perde muito tempo para o atendimento de obrigações trabalhistas e tributárias, o que elas podem fazer diferente?

Tecnologia, gestão e planejamento são palavras-chave nessa busca, como destaca Vinícius Roveda neste vídeo que transcrevemos em artigo. Se ainda não viu, vale a pena dar uma olhada. Ao final, o CEO da ContaAzul deixa três lições para todo pequeno empreendedor que merecem ser repetidas aqui:

  1. Persista: talvez nada dê certo no primeiro ano e nos seguintes. É natural. Algumas empresas trabalham mais de cinco anos para a sua ideia realmente funcionar. A persistência é a chave para seguir em frente.
  2. Conheça: quem é o seu cliente, seus desejos e como surpreendê-lo? Como é o seu dia a dia, o que ele pensa quando acorda, com o que se preocupa, como é a rotina de trabalho? Ao conhecer seu público-alvo, você encontra as oportunidades para resolver seus problemas.
  3. Sonhe: é importante sonhar grande, envolver e se deixar envolver no sonho. Acredite nele e veja na sua equipe parceiros para que seja concretizado. Ofereça um ambiente onde haja a possibilidade de relaxar e trabalhar ao mesmo tempo.

A ContaAzul prospera junto com seus clientes

Um fato que orgulha a ContaAzul é saber que muitos dos seus clientes têm atingido a maturidade na gestão financeira a partir das soluções oferecidas. Em comum, são micro e pequenas empreendedores que assumiram sua responsabilidade à frente dos negócios, acompanhando e controlando a movimentação financeira com mais tranquilidade e em menor tempo.

Se o gerenciamento dessas obrigações ainda é um problema para a sua empresa, é válido se inspirar em algumas das histórias de sucesso, conhecer e experimentar um sistema de gestão online.

Mas por que online? Para maior segurança e confiabilidade das informações, somada à praticidade do seu acesso, não dá para depender das anotações em papel, dos controles manuais ou mesmo da obrigação de verificar os dados em um computador.

Hoje, a tecnologia proporciona que tudo seja feito também por dispositivos móveis, como o celular na sua mão. Estamos falando do armazenamento das informações na nuvem, uma evolução que torna o software da ContaAzul tão especial, permitindo visualizar ou atualizar dados em qualquer lugar.

Encontre o sucesso em sua empresa

A ContaAzul divide o reconhecimento com você, cliente, que é parte da nossa história. Se ainda não conhece os benefícios da gestão online, permita-se experimentar. Somente ao compreender a realidade financeira da empresa é possível tomar decisões seguras para o futuro do negócio. O sucesso está também ao seu alcance e ele passa, necessariamente, por boas práticas gerenciais.

Orçamento na prática: do planejamento ao fluxo financeiro  Preparamos um guia para você aprender a usar o orçamento no dia a dia da  gestão da sua empresa Baixar o guia agora

Ainda não sabe qual sistema de gestão online adotar? Experimente grátis o ContaAzul!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>