Gestão do Negócio

Tendências de negócios em 2017: Barbearia moderna

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

barbershop-1612726_1280.jpg

Este artigo é apresentado por uma autora convidada, Miriam Fonseca Carvalho, do Learncafe.

A barbearia, um empreendimento que quase se perdeu no tempo como as, hoje quase extintas, locadoras de filme ou os laboratórios de revelação de fotos, parece navegar na contramão desta maré e promete um futuro bem distantes de fechar suas portas.

 

Segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising, em 2016, o setor de beleza foi o terceiro em representatividade no total do faturamento do franchising no país, sendo responsável por movimentar mais de 25 bilhões em reais. E o aumento do número de barbearias modernas é apontado como o principal responsável por este crescimento.  

A figura do barbeiro, uma vez indispensável na vida dos senhores do passado e resistente às mudanças do comportamento masculino, hoje ressurge em grande estilo, reinventando essa que é uma das mais antigas profissões do mundo. Destinados a atender um público cada vez mais exigente e preocupado com a aparência, os profissionais da atualidade já entenderam que cuidados estéticos não são exclusividade no universo feminino e que, associado à capacitação na prática da barbearia, podem render bons lucros.

Para quem pensa em investir no setor ou empreender se tornando um barbeiro profissional, adiantamos que cavalheirismo, toalha quente e navalha são alguns dos instrumentos indispensáveis ao barbeiro moderno, que assume o papel de fiel escudeiro da beleza masculina. Mas, mesmo devendo estar preparado para entender o melhor tipo de barba para tipos físicos, um barbeiro deve ir além de saber fazer uma barba bem-feita na hora de se profissionalizar ou investir no modelo de negócio.

Saia na frente: 03 dicas para obter sucesso no ramo

Não é muito difícil entender o sucesso crescente no setor. Apesar das facilidades em se barbear em casa, a onda de ir a um barbeiro profissional é crescente e já faz grande sucesso entre os homens modernos. Além de ser um ambiente agradável onde é possível relaxar ou tomar uma cerveja enquanto é bem tratado, as barbearias modernas são a cara do homem moderno. Para se diferenciar no setor, aposte em:

Capacitação

Invista em profissionais qualificados ou capacite a sua equipe para a finalidade da barbearia. Apesar de se tratar de um negócio do ramo de beleza e cuidados com os fios, as técnicas adotadas por um cabeleireiro e um barbeiro são distintas e o seu cliente será o primeiro a perceber a falta de conhecimento técnico e prático dos profissionais que atenderão em sua barbearia. Outra razão para a capacitação é a possibilidade de modernizar o seu atendimento. O público que procura por barbearias atualmente tem costumes e gostos diferentes daqueles “à moda antiga”. Modernizar a forma de ver a profissão é fundamental para obter sucesso no ramo.   

Atendimento personalizado

Ofereça ao seu cliente um atendimento que justifique a escolha da sua barbearia em detrimento da praticidade de se barbear em casa ou em uma concorrente. Para começar, avalie o que outras barbearias estão fazendo. Em seguida, adicione sua visão de negócio e orçamentos e trace o seu plano para se diferenciar. Seu atendimento personalizado pode ir da escolha do design que ofereça conforto para a anatomia masculina, passando por um plano de marketing que ofereça bebidas por conta da casa, até um modelo de barbearia SPA que surpreenda o cliente com uma cartela de opções de serviços voltados à beleza e estética  específicos para o público.

Olhe para frente mas não esqueça a tradição

Apesar do público jovem que, em muitos casos, não chegaram a ter uma referência de como eram tratados os clientes nas barbearias antigas e da necessidade de modernização para atendê-los, nem tudo deve ser deixado para trás. Preservar os rituais de uma barbearia clássica como as toalhas quentes é essencial para garantir personalidade ao seu negócio. Um bom líder no setor será aquele que conseguirá distinguir quais as características da tradição que devem ser modernizadas e quais devem ser preservadas para garantir sucesso no ramo.

Quer se tornar um profissional barbeiro e não sabe por onde começar? Conheça o curso gratuito oferecido pela Learncafe de introdução à barbearia e descubra o caminho que precisa percorrer para obter sucesso na área.

Sobre a autora convidada

Miriam Fonseca Carvalho

Administradora de empresas e pedagoga do Learncafe

O Learncafe disponibiliza cursos online gratuitos e cursos online pagos, com o objetivo de conectar Alunos e Professores em um único ambiente de ensino, oferecendo ferramentas que visam a facilitar o ato de aprender e ensinar.

 

Leia também