Novidades da CA

Serasa Experian e Conta Azul firmam parceria para simplificar os processos de venda das PMEs

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 25/03/2024 | 4 mins de leitura

A Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, anuncia parceria com a Conta Azul, techfin pioneira em ERP em nuvem para pequenos e médios negócios.

O objetivo é facilitar o processo de análise de crédito, desde o momento da venda até a emissão de pagamentos para os clientes Conta Azul, deixando o processo ágil e fluido, sem precisar trocar de ambiente. A solução integrada foi o Serasa Recomenda, plataforma que sugere limites de crédito de acordo com cada perfil de consumidor e dá recomendações ao empreendedor sobre se e como ele deveria vender para determinado cliente.

Além de um relatório de crédito personalizado para cada CPF e CNPJ consultado, o empreendedor que utilizar o serviço recebe uma recomendação da Serasa Experian. Com base em diversas variáveis, como o Serasa Score, informações de inteligência de mercado e analytics, sugere o limite de crédito e o tipo de negociação ideal para a pessoa ou empresa consultada, além de a plataforma criar uma política de crédito para cada documento consultado.

A parceria amplia o volume de informações estratégicas ofertado aos clientes da Conta Azul que, com poucos cliques e de maneira automatizada, podem reduzir prejuízos com inadimplência. Estudos feitos pela Serasa, considerando usuários da solução, apontam um potencial aumento de 30% nas vendas.

Com base no ajuste de limite e na recomendação da Serasa Experian, os empreendedores podem vender mais para um cliente que tem um potencial de compra alto, com menor risco de inadimplência, e, ao mesmo tempo, reduzir o limite de um cliente que pode se tornar inadimplente. Por ter análises mais precisas, os usuários do Serasa Recomenda ampliaram a taxa de aprovação de pagadores em 35% comparando com os métodos convencionais, atingindo 72,5%.

“A Conta Azul é uma referência em gestão financeira para pequenos e médios negócios. Cada vez mais, trazemos soluções inteligentes para dentro do nosso ERP, automatizando processos e ajudando nossos clientes a ganhar tempo para o que realmente importa: fazer seus negócios prosperarem”, diz Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul. “Ter acesso ao score de consumidores em potencial fazendo consultas de crédito sem precisar sair do ERP trará agilidade na venda e ainda mais segurança nas transações comerciais realizadas pelos nossos clientes”, finaliza.

Em pesquisa qualitativa realizada pela Serasa Experian, as PMEs trazem o ganho que a integração é, uma vez que agiliza os processos financeiros. Somado a isso, a experiência da jornada de venda em um único sistema, de forma automatizada, se apresenta de forma muito mais fácil.

“O crédito é uma ferramenta essencial para o empreendedor fazer girar seu negócio e apenas saber se um cliente está inadimplente ou qual é seu score pode não ser suficiente para saber quando vender a prazo e quanto conceder de limite. A análise do perfil financeiro do cliente combinada com uma recomendação e um limite de crédito adequado àquele CPF ou CNPJ agiliza e ajuda o empreendedor a tomar a melhor decisão. Isso faz toda a diferença na hora de vender para os melhores perfis e evitar prejuízos com inadimplência. É essa expertise que trazemos no Serasa Recomenda, seguindo no nosso propósito de apoiar os empreendedores”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Genero.

Leia também