Gestão do Negócio

Quem é Luiza Trajano? 6 lições para aprender com o Magazine Luiza

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 9 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues é uma empresária brasileira que comanda há 24 anos a gigante do varejo Magazine Luiza e outras marcas ligadas à companhia;
  • Com a gestão de Luiza, a Magazine Luiza já conquistou a marca de 1000 lojas distribuídas por todo o Brasil, além do e-commerce e mais de 40 mil funcionários;
  • Inovação e planejamento foram pilares para que o Magalu se tornasse o gigante que é hoje. Se inspire nas lições de Luiza e conte com a ajuda da Conta Azul para simplificar a gestão da sua empresa!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Para saber quem é Luiza Trajano, não é necessário estar no mundo dos negócios, já que a empresária é uma verdadeira fonte de inspiração por sua trajetória no Magazine Luiza.

Inovação, planejamento e força de vontade são algumas das estratégias que uma das mulheres mais bem-sucedidas do Brasil utilizou para atingir o sucesso à frente do Magalu. 

Conhecer a história de uma mulher forte e batalhadora pode fazer toda a diferença para você, que está começando um negócio agora ou que já está traçando seu caminho como empreendedor. 

Fique com a gente! Neste conteúdo, você verá os seguintes tópicos:

quem-luiza-trajano-6-licoes-para-aprender-com-o-magazine-luiza1

Quem é Luiza Trajano?

Uma das empresárias brasileiras mais conhecidas e admiradas, Luiza Helena Trajano está no ranking das mulheres mais ricas do Brasil, acumulando um patrimônio avaliado em 30,49 bilhões de reais.

Diferente do que muitas pessoas pensam, Luiza tem origem humilde e, aos 12 anos, durante as férias escolares, começou a ajudar na loja dos tios, chamada Cristaleira — um pequeno comércio de presentes.

Aos 18 anos, começou a trabalhar efetivamente no negócio da família, que na época já havia mudado o nome para o que conhecemos hoje, o Magazine Luiza. 

Se formou em Direito e passou por diversos setores da loja até assumir a presidência, em 1991. Assim começou a trajetória da pequena loja do interior de São Paulo que virou uma das maiores e mais conceituadas varejistas do mercado, se equiparando com gigantes do segmento como Casas Bahia e Lojas Americanas.

Luiza Trajano é um fenômeno nos negócios. Além de estar à frente do grupo Magalu há 24 anos, ela acompanha mais de 10 entidades focadas no empreendedorismo feminino e em iniciativas de combate à violência contra a mulher. É um verdadeiro exemplo de empreendedora.

Conhecendo a história do Magazine Luiza

Fundada em 1957 por Luiza Trajano Donato e Pelegrino Donato, o Magazine Luiza começou como uma pequena loja de presentes. O bom atendimento e a proximidade com o público fez com que a empresa crescesse, até que os negócios migraram para outras cidades do interior paulista.

Com Luiza Helena, sobrinha do casal fundador, na presidência, o Magalu inaugurou sua loja virtual e cresceu exponencialmente com estratégias que diferenciam o negócio, como a famosa “Liquidação Fantástica” e o “Só Amanhã”, muito copiadas pelos concorrentes. 

Em 2016, Frederico Trajano (filho de Luiza) assumiu a presidência da marca e, hoje, o Magalu é uma das maiores varejistas do Brasil, operando com 1.113 lojas físicas e marcas distintas como Netshoes, Época Cosméticos e Estante Virtual.

6 lições de empreendedorismo para aprender com Luiza Trajano 

Com tantos anos de experiência, Luiza acumulou dicas fundamentais para quem deseja empreender no país. Confira algumas delas:

1. Incentive o empreendedorismo feminino

Ver mulheres ocupando cargos de liderança é algo muito recente, e ainda assim existem poucas cadeiras ocupadas por elas. Já parou para pensar em quantas empreendedoras você conhece?

Uma análise feita pelo Sebrae mostrou que o empreendedorismo feminino é composto por mulheres mais jovens, com um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens. Entretanto, ainda ganham 22% menos na mesma posição.

Como mulher à frente do seu tempo, Luiza assumiu o Magalu e se tornou um símbolo do empreendedorismo feminino. Não satisfeita em fazer história, ela assumiu a presidência do Grupo Mulheres do Brasil para compartilhar dicas nos eventos desse movimento.

Como aplicar na sua realidade?

Se você é mulher e deseja ter o próprio negócio, não desista dos seus sonhos! Lembre-se da trajetória de Luiza que, mesmo em uma época em que se falava menos sobre empreendedorismo feminino, lutou pelos seus ideais e, hoje, está no topo da lista da Forbes.

Agora, se você é homem, pense em como aumentar a visibilidade de negócios geridos por mulheres que você conhece e admira, divulgando para conhecidos ou ainda consumindo nesses lugares. 

2. Cliente em primeiro lugar 

“Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira”. Essa frase de Luiza descreve bem a cultura do Magalu, que tem como lema o cliente no centro por meio de uma comunicação humanizada e calorosa.

Como aplicar na sua realidade?

Trate o cliente com o bem mais precioso que seu negócio possui. Além de o consumidor ser a razão pela qual a sua marca existe, com um atendimento de qualidade, você terá sempre a preferência dele – podendo, inclusive, receber indicações gratuitas. Lembre-se que a recomendação é uma forma de propaganda muito bem sucedida. 

Saiba mais sobre o assunto:

3. Foque na ação 

As dificuldades vão aparecer, mas o que define o sucesso do seu negócio é como você encara esses momentos. Luiza sempre usou os desafios para se motivar ao invés de travar suas ações. “A vida profissional é como uma escada. Você pode subir rápido, mas não pode pular degraus” , segundo ela.

Como aplicar na sua realidade?

Não se desespere quando um desafio surgir! Reúna suas forças, pense e aja da melhor forma possível, com estratégia, para superar as adversidades e alavancar sua empresa.

4. Ouça feedbacks

Ouvir elogios é bom, mas críticas fazem você crescer. Luiza acredita que os feedbacks são a melhor forma de entender o que está errado e melhorar os processos. Por isso, ela gostava de ficar à frente do SAC. “Ninguém gosta de ouvir críticas, porém são elas que nos mostram onde estamos errando. Ouviu, aprendeu, corrigiu. Simples assim”, disse a empresária.

Como aplicar na sua realidade? 

Escute sua audiência. Seus clientes oferecem feedbacks o tempo inteiro, e quando você aprende a interpretar o que os agrada ou não, consegue evoluir cada vez mais com o seu negócio. Ofereça canais de comunicação para que eles compartilhem suas impressões e interajam com você! Essa é uma ação simples, mas que gera muito valor.

5. Aprenda com os erros 

“Errar todo mundo erra. Você precisa dar espaço para que um novo erro aconteça. Importante é redirecionar o erro rapidamente”. Luiza errou muito até fazer sua empresa dar certo. O segredo do sucesso foi saber como contornar as falhas e transformá-las em aprendizado. 

Como aplicar na sua realidade?

Errar é humano, certo? Todos estão sujeitos a isso, independente de cargo, nível de educação e tempo de experiência. Só não erra quem não tenta. Então, encare as falhas com sabedoria e tire o máximo de lições de cada uma delas. 

6. Conte com a tecnologia 

O Magalu é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma grande aliada dos negócios. Quem não conhece a Lu, assistente virtual do Magazine Luiza que ajuda os clientes na sua jornada de compra? Ela fez tanto sucesso que virou a persona da empresa, além de ser considerada a primeira influenciadora digital virtual do Brasil. 

A empresa também incentivou o omnichannel, com estratégias de frete grátis comprando pelo celular e retirando na loja. Isso fez do Magalu um dos aplicativos mais baixados e usados do país, principalmente durante a pandemia.

Como aplicar na sua realidade?

Você não precisa de um aplicativo super elaborado para inovar no seu negócio, mas de praticidade tecnológica! Por exemplo, contar com um sistema ERP como o da Conta Azul ajuda a controlar processos e finanças, com acesso a qualquer hora e de qualquer lugar. 

quem-luiza-trajano-6-licoes-para-aprender-com-o-magazine-luiza-1

Assim como o Magalu, faça sua empresa crescer com o apoio da tecnologia!

Para crescer, Luiza Trajano contou com a tecnologia para tornar o Magazine Luiza uma referência no mercado. A Conta Azul pode ser uma parceira estratégica importante para que o seu negócio também possa crescer de forma sustentável. 

Nosso ERP auxilia nas tarefas de pequenos negócios e simplifica o controle da empresa, disponibilizando funcionalidades que permitem acompanhar o fluxo de caixa em tempo real, juntando as informações da área financeira, fiscal, contábil e de estoque.

Com a Conta Azul, você tem tudo isso registrado, podendo acessar pela internet de onde estiver, no momento que precisar! Assim, você não corre o risco de perder anotações em cadernos ou folhas soltas.

E as vantagens não param por aí! Dentre as facilidades da Conta Azul, você pode:

  • Receber pagamentos sem precisar de um site – basta enviar o link de pagamento para o cliente finalizar a compra;
  • Gerar cobranças via Pix com mais segurança e inserir informações importantes sobre contas a receber, como datas de vencimento e multas. E caso você não receba o valor do pagamento, ainda pode protestá-lo;
  • Emitir boletos para recebimento de vários bancos, pagando apenas R$3,50 após a compensação. 

Dê o primeiro passo para a inovação e o crescimento do seu negócio, como fez a Luiza Trajano com o Magalu. Experimente grátis a Conta Azul e facilite a sua gestão integral!

Leia também