Controle Financeiro

Principais desafios das transações bancárias e como eliminá-los

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/12/2023 | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Monitorar as transações bancárias é indispensável para garantir a saúde financeira da empresa;
  • A conciliação das vendas está entre os processos mais importantes, pois compara os registros internos com os extratos, apontando eventuais inconformidade;
  • A Conta Azul Pro é a melhor ferramenta para integrar e simplificar a gestão financeira do seu negócio. Aproveite para testar grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Se você às vezes se perde nos extratos, esquece de lançar algum valor ou não sabe ao certo qual é a origem das movimentações financeiras, saiba que as suas transações bancárias precisam de um controle mais assertivo.

Afinal, monitorar os lançamentos é essencial para a saúde das finanças de qualquer empresa. E, quando essa parte da gestão financeira não recebe a devida importância, o equilíbrio das contas fica prejudicado.

Felizmente, existem boas práticas que ajudam a evitar esses desafios. As ferramentas de automatização também são fundamentais, pois eliminam a necessidade de conferência, digitação e demais atividades manuais.

Siga a leitura para conhecer os desafios mais comuns relacionados às transações bancárias e como resolvê-los. Descubra também como fazer conciliação bancária de maneira automatizada. Boa leitura! 

Transações bancárias

Transações bancárias na empresa: quais são os principais desafios? 

Como citamos, controlar as transações bancárias de uma empresa pode não ser uma tarefa simples. Isso é ainda mais válido quando pensamos no grande volume de movimentações que existem em uma conta empresarial.

Para que sua gestão seja mais eficiente e atenda às demandas do planejamento estratégico do negócio, é fundamental que a conciliação bancária seja assertiva. Na prática, os valores das contas precisam “bater” com os lançamentos do caixa, mas sem necessidade de uma conferência manual, que leva bastante tempo. 

Entretanto, antes de entender melhor esse processo e como simplificá-lo, é importante ter em mente quais são os desafios a serem superados quando o assunto é transação bancária. Veja os principais:

Conferir as movimentações

Muitas empresas ainda recorrem às planilhas para conferir suas movimentações. Entretanto, verificar todos os registros de forma manual leva muito tempo, como falamos. Isso sem contar com os possíveis erros, que prejudicam todo o controle e geram retrabalhos.

Esquecer de lançar algum valor

Seja em uma planilha ou em qualquer outra ferramenta para gerir as transações bancárias, é fundamental certificar-se de que nenhum lançamento foi esquecido. 

Do contrário, você perde o controle do que tem a pagar ou receber, o que pode acarretar em prejuízos financeiros e também em muito estresse. 

Ter um controle manual

Como você pôde ver, gerir e acompanhar as transações bancárias manualmente é a causa de boa parte desses desafios. Por isso, é essencial investir em boas tecnologias de gestão financeira. Elas tornam esse monitoramento mais prático, assertivo e integrado. 

Não fazer um planejamento das contas a pagar e a receber

Sem um bom planejamento, o empreendedor fica perdido em meio a tantas contas e, algumas delas, podem até serem esquecidas. Por conta disso, o acompanhamento das transações bancárias fica desorganizado. 

O melhor caminho para simplificar o acompanhamento das transações bancárias é a conciliação automática 

Agora que você já sabe que ter atenção à conciliação bancária é essencial para controlar as transações financeiras da sua empresa, vamos dar um passo a mais e explicar como a automatização agiliza este processo. 

Isso porque a tecnologia é indispensável para se certificar sobre seu saldo e garantir que os controles internos estão realmente corretos. Ela também permite identificar lançamentos errados, valores não compensados e até mesmo reconhecer eventuais fraudes.

Perceba o quanto não vale a pena fazer todo esse processo manualmente, visto que, dessa forma, o controle das transações bancárias se torna demorado e sujeito à falhas. Lembre-se de que a finalidade da conciliação é justamente agregar assertividade à gestão e não gerar mais retrabalho. 

A automação acelera os preenchimentos, integra os lançamentos, elimina erros e oferece tudo que você precisa para verificar as transações bancárias em poucos cliques.  

O primeiro passo para transformar o controle das suas movimentações financeiras é apostando em uma boa plataforma de gestão, também conhecida por ERP. Entenda mais no tópico seguinte.

Transações bancárias

Simplifique a gestão das transações bancárias da empresa com a Conta Azul Pro! 

A gestão e o acompanhamento das transações bancárias é imprescindível para a saúde financeira de todo negócio. Contudo, pode ser desafiador conferir as movimentações, evitar inconformidades nos lançamentos e planejar todas as contas manualmente. 

Felizmente, hoje as empresas têm acesso à conciliação automatizada. Com ela, o gestor não só simplifica os controles financeiros no ambiente digital, como também consegue importar os dados bancários para realizar uma conferência mais ágil e assertiva.

Se você procura pela melhor plataforma para otimizar a organização das suas finanças, conheça a Conta Azul Pro. Nosso ERP online oferece todos os recursos para monitoramento financeiro. E, o melhor de tudo, em tempo real. 

Graças à facilidade de usar e à infinita gama de ferramentas que descomplicam a gestão financeira, hoje a CA Pro é indicada para negócios de todos os segmentos e tamanhos. 

Esse é o caso da Health Solution, que conseguiu otimizar seus processos com o uso da tecnologia. Veja o que Eliane Saraiva, gestora administrativa da empresa, tem a dizer sobre os benefícios da Conta Azul para suas transações bancárias:

“A gente não tinha um valor tão real, porque usávamos o Excel, que é mais passível de erro, e fazíamos as baixas manualmente. Hoje, o que foi pago no dia anterior já está automaticamente baixado, e eu posso puxar um relatório que vai me mostrar o valor certinho, o que está no sistema bate com o extrato”. 

Ao cuidar da conciliação bancária com a Conta Azul, você identifica facilmente a categoria de cada transação, gera relatórios com facilidade, faz a previsão do fluxo de caixa, acompanha o saldo atualizado, lida com todo o controle financeiro, consegue elaborar um planejamento orçamentário e muito mais.

Deixe de conferir manualmente cada lançamento das suas transações bancárias. Faça um teste grátis na Conta Azul Pro agora mesmo!

Leia mais

Leia também