Organize as finanças da sua empresa com um plano de contas

plano de contas ajudam a organizar finanças da empresa: ilustração mostra calculadora, computador e gráficos

Organizar corretamente as finanças é uma das chaves de sucesso de qualquer empresa. Saber tudo o que entra e sai do caixa é fundamental para deixar a casa bem estruturada e tocar o negócio. Se as informações estiverem sempre atualizadas e precisas, você consegue planejar e investir melhor.Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

É aí que entra o plano de contas.

A base para essa organização é a criação de um parâmetro e uma lógica que sirvam de norte para fazer o controle financeiro. O plano de contas tem exatamente essa função, de estabelecer uma espécie de conjunto de regras para a contabilidade. 

Devido à sua importância, elaboramos o guia Plano de contas: a base para a gestão financeira, que traz uma explicação detalhada do que é essa ferramenta, como ela se estrutura, a relevância para as empresas e mais algumas dicas valiosas para ajudar você fazer um eficiente controle financeiro. Para isso, detalhamos:

  • O que é um plano de contas?
  • A importância do plano de contas para a sua empresa
  • Os cinco itens imprescindíveis de um plano de contas
  • Como garantir a eficiência deste plano usando um sistema online

Sendo o primeiro passo a ser dado na organização contábil, o plano de contas precisa ser extremamente fiel à realidade do negócio. Isso quer dizer que as contas e categorias inseridas nele devem representar exatamente o que significam, facilitando a leitura e a interpretação dos dados. É por isso que esse documento não pode ser copiado, mas sim personalizado.

Para estar adaptado para sua empresa, uma dica que damos no guia é ouvir os funcionários durante o processo de elaboração. Por estarem inseridos na rotina da empresa e conhecerem os procedimentos internos, poderão indicar o que precisa ou não entrar neste documento. Assim, você incentiva a participação de pessoas de outras áreas, além da financeira.

Com toda essa estrutura organizada a partir do plano de contas, você consegue enxergar a realidade da empresa, cortar custos ou identificar onde pode fazer algum investimento. Em resumo, essa ferramenta proporciona uma visão privilegiada da situação financeira, sem a qual o administrador corre o risco de perder o controle da situação. 

Lembrando que a falta de controle financeiro é um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas antes de completarem dois anos de vida, ressaltamos que a leitura deste guia ajudará você a evitar erros e cuidar melhor da seu negócio. A tomada de decisões ficará muito mais facilitada.

Guia Plano de Contas  Aprenda a fazer um plano de contas e estabeleça regras para sua contabilidade  e gestão financeira Baixar o guia agora

Mas a conversa não acaba por aqui. Também queremos ouvir os leitores do blog. Depois de conferir o material, nos envie suas dúvidas ou conte sua experiência com a gestão contábil.

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?