Vendas

O que é matriz BCG e como usar para vender mais na internet

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 22/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A matriz BCG auxilia o empreendedor a analisar o desempenho das vendas. Por meio dela, é possível verificar o que deve ser ajustado nas estratégias e até no próprio catálogo da empresa;
  • Trata-se de um gráfico dividido em 4 quadrantes, que recebem os nomes de Estrela, Vaca Leiteira, Ponto de Interrogação e Abacaxi. Cada um deles representa o potencial de vendas e investimentos necessários para manter os produtos e/ou serviços; 
  • Além da matriz BCG, o apoio da tecnologia é indispensável para monitorar as suas vendas online. Conte com a Conta Azul Pro para fazer a gestão completa da sua empresa em poucos cliques e por um preço acessível.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Um desafio para muitos empreendedores é analisar se as suas estratégias de vendas e de marketing estão sendo realmente assertivas. Assim como decidir quais produtos/serviços manter ou não no catálogo também não é tarefa fácil. 

Quando falamos do mundo digital, esses obstáculos podem ser ainda maiores, devido à velocidade das mudanças. A ausência de barreiras físicas, que também pode ser considerada uma vantagem, favorece a concorrência. 

O caminho para superar esses desafios é a matriz BCG, ferramenta desenvolvida na década de 1970 para uma empresa de consultoria norte-americana, a Boston Consulting Group. Daí veio a sigla para a ferramenta  — BCG.

Neste conteúdo, entenda o que é a matriz BCG e veja como aplicar essa ferramenta para aumentar as suas vendas online. Boa leitura!

Acompanhe os seguintes tópicos:

Um desafio para muitos empreendedores é analisar se as suas estratégias de vendas e de marketing estão sendo realmente assertivas. Assim como decidir quais produtos/serviços manter ou não no catálogo também não é tarefa fácil.

O que é matriz BCG e como funciona?

Trata-se de uma ferramenta que auxilia o dono do negócio a identificar quais dos seus produtos ou serviços vale a pena investir mais e quais são aqueles que têm um menor potencial de crescimento no mercado. 

Por meio da matriz BCG, é possível analisar com clareza o desempenho das vendas, sejam elas online ou não, para ajustar as estratégias de forma assertiva. O que acaba sendo um grande diferencial competitivo da sua empresa, uma vez que você estará direcionando recursos para produtos e serviços mais rentáveis.

Na prática, a matriz BCG é formada por dois eixos:

  • Vertical: crescimento de mercado. 

  • Horizontal: participação relativa do mercado.

Cada um deles é dividido em “baixo e alto”. Na área do meio do gráfico formado entre esses dois eixos, temos 4 quadrantes, que recebem os nomes de:

  • Estrela;

  • Vaca leiteira;

  • Interrogação;

  • Abacaxi.

Para aplicar a matriz BCG no seu negócio, basta listar todos os seus produtos e/ou serviços e agrupá-los nesses quadrantes. No próximo tópico, entenda o que significa cada um.  

MATRIZ BCG

Fonte: eNotas

Conceitos importantes sobre a matriz BCG

Como falamos, a matriz BCG possui 4 divisões e é com base nela que você deve agrupar os seus produtos ou serviços. Somente após essa divisão é possível analisar melhor o desempenho das suas estratégias. Conheça agora o conceito de cada um desses quadrantes. 

Estrela

Os produtos ou serviços que devem ser colocados no quadrante “Estrela” são aqueles que têm um bom retorno financeiro e estão sendo muito buscados no mercado. No entanto, para mantê-los, você precisa dispor de um bom investimento e a concorrência costuma ser mais alta. 

Um exemplo de Estrela são os cursos online de marketing digital vendidos em plataformas de infoprodutos. Por se tratar de uma área que está crescendo, a procura e o número de concorrentes é bem maior. Como resultado, os custos com divulgação e anúncios são mais altos. 

Para se destacar com produtos ou serviços classificados como Estrelas, é essencial conhecer o seu público, a própria concorrência para montar soluções bem diferenciadas.

Encontre sua vantagem competitiva para ganhar espaço no mercado.

Vacas leiteiras

Os produtos ou serviços classificados como Vacas Leiteiras são aqueles que, por natureza, já são bastante procurados, sem você precisar fazer um investimento alto. Geralmente, eles estão no mercado há um certo tempo e possuem um público fiel.

Identificar as Vacas Leiteiras é mais fácil quando a empresa já tem mais tempo no mercado. Mas, se você está começando, analise os produtos ou serviços que oferece e quais deles, de cara, estão sendo mais buscados.

A melhor estratégia para esse quadrante é, além de manter a qualidade, ficar de olho nas tendências do mercado e da concorrência.

Conheça 13 tendências de negócios em alta em 2022.

Interrogação

Já os Pontos de Interrogação, como o próprio nome já diz, são os produtos ou serviços que ainda não temos certeza se farão ou não sucesso no mercado. Eles costumam ter um nicho muito específico de mercado, uma procura menor e custos de manutenção mais baixos. 

Com os Pontos de Interrogação a melhor saída é continuar acompanhando o volume das vendas online e, se possível, aumentar os investimentos em divulgação. Outra alternativa é fazer testes, oferecer tais produtos ou serviços de formas diferentes e, o mais importante, estar sempre estudando público. 

Aprenda a vender online e porquê investir no ramo.

 Abacaxis

Os Abacaxis compreendem os produtos e serviços que precisam de um investimento maior e possuem uma procura muito baixa. De uma forma resumida, eles não trazem um bom retorno para sua empresa. 

Mas isso não significa que você vai retirar de cara esse produto/serviço do catálogo ou aumentar os investimentos de uma forma exorbitante. O ideal é analisar o desempenho dessa classificação e verificar se as possibilidades de ajustes nas estratégias de marketing e vendas são viáveis.

Isso significa que, talvez, algumas mudanças possam aumentar as vendas dos Abacaxis. Porém, se para isso acontecer você precisa gastar muito dinheiro, talvez seja mais interessante removê-los da sua empresa. 

Faça a gestão do seu negócio online com entende do assunto. Conheça a Conta Azul Pro!

Como a matriz BCG se aplica no mercado digital?

A dinâmica do mercado digital é bem diferente do tradicional. Afinal, na internet, as mudanças ocorrem de uma maneira muito mais rápida e a todo momento surgem novos concorrentes. Isso significa que, por exemplo, um produto considerado abacaxi pode rapidamente se transformar em vaca leiteira, assim como o contrário também pode acontecer.

É aí que entra a matriz BCG, ajudando os empreendedores digitais a encontrarem soluções e alternativas de uma maneira muito mais rápida para oferecer produtos e serviços realmente diferenciados, apostar em uma divulgação impecável e, o mais importante, analisar o desempenho das vendas e estudar o público também são fundamentais para se manter, com sucesso, no digital.

A dica principal, tanto para quem já tem ou está pensando em abrir uma empresa online, é fazer e refazer sempre que necessário a matriz BCG. Você pode estabelecer um intervalo de tempo fixo entre uma e outra, a cada bimestre, trimestre ou então sempre que notar alguma variação muito brusca nas vendas de determinado item.

Controle o estoque e acompanhe as vendas na palma da mão com o App Conta Azul de Bolso!

Como você viu, a matriz BCG é fundamental para tomadas de decisão importantes em uma empresa. O que acontece é que nem só de boas estratégias um negócio digital sobrevive. 

Use a tecnologia a favor do seu negócio digital

Como você viu, a matriz BCG é fundamental para tomadas de decisão importantes em uma empresa. O que acontece é que nem só de boas estratégias um negócio digital sobrevive. 

Ter uma boa organização financeira, controle de estoque, logística e monitorar as vendas são processos essenciais na gestão de uma empresa online. Para isso, você precisa contar com o apoio da tecnologia. 

“Mas por onde eu posso começar?”

Comece conhecendo o ERP da Conta Azul, uma plataforma de gestão completa e simples de usar, perfeito para quem já está no mercado ou está começando um negócio digital!

Com a Conta Azul Pro todas as vendas são integradas ao estoque, ao financeiro e à contabilidade. O melhor de tudo é que você pode acompanhar o desempenho do seu negócio de maneira online. Basta ter internet e pronto, o acesso está garantido!

Algumas vantagens do ERP da Conta Azul são:

  • Monitoramento das vendas e do estoque em tempo real. Isso evita a surpresa desagradável que é vender um item que já estava zerado;

  • Alertas quando os seus produtos atingem em quantidades mínimas;

  • Emissão de notas fiscais sem complicação e integração com o contador;

  • Geração de relatórios sobre as movimentações da empresa, facilitando a montagem da matriz BCG;

  • Cadastro das informações dos seus clientes. Desde o endereço até as preferências, tudo pode ser inserido na Conta Azul;

  • Conciliação das vendas e fiscal automática. Assim, você não perde tanto conferindo o extrato bancário, tentando descobrir quem pagou o quê e nem atrasa o pagamento dos seus tributos.

Já pensou ter tudo isso na sua empresa digital? Clique aqui para conhecer a Conta Azul Pro e testar todas essas facilidades sem pagar nada.

Leia mais

Leia também