Marketing digital para indústrias: conheça as melhores técnicas e comece a vender mais

O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias e técnicas realizadas na internet, com o intuito de trazer novos clientes para o seu negócio e iniciar bons relacionamentos com eles. Tudo isso pensando em desenvolver uma identidade para a sua marca.

Para as indústrias também é possível realizar novos negócios por meio da internet. O ramo industrial integra o mercado B2B (business to business), que se refere às transações de negócios que ocorrem entre empresas.

Quanto ao marketing digital, de acordo com a AdWeek, mais de um terço dos diretores de marketing acredita que os meios digitais serão responsáveis por 75% do investimento com marketing nos próximos anos.

O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias e técnicas realizadas na internet, com o intuito de trazer novos clientes para o seu negócio e iniciar bons relacionamentos com eles. Tudo isso pensando em desenvolver uma identidade para a sua marca.

Para as indústrias também é possível realizar novos negócios por meio da internet. O ramo industrial integra o mercado B2B (business to business), que se refere às transações de negócios que ocorrem entre empresas.

Quanto ao marketing digital, de acordo com a AdWeek, mais de um terço dos diretores de marketing acredita que os meios digitais serão responsáveis por 75% do investimento com marketing nos próximos anos.

Sabendo disso, as indústrias devem se adaptar às formas de ganhar notoriedade com marketing digital para que acompanhem o mercado e consigam novos negócios. Para que alcancem resultados, as indústrias podem agir da seguinte forma:

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

 

1) Analisando os impactos do marketing digital

Entendendo que o setor industrial lida com as vendas B2B e que essas transações se referem à prestação de um serviço ou produto de uma empresa para outra, é visível que o caso não se trata apenas de divulgar a sua marca e esperar por novos clientes.

A explicação para isso é que, diferente do segmento B2C (business to consumer), o B2B lida com um mercado cujo todos os envolvidos nas transações são especialistas no assunto.

Ou seja, não é uma questão apenas de apresentar seu produto, mas sim, de tornar aquela transação um negócio lucrativo para ambos os lados.

De modo geral, podemos destacar que esse mercado se refere a um público segmentado que depende de uma comunicação diferente para ser captado.

Analisando o cenário descrito, acredita que seja possível dizer que o marketing digital tem um papel importante nessa tarefa para a indústria? A resposta é: sim!

Porque entre todas as ferramentas e recursos que ele disponibiliza para trabalhar, por meio do marketing digital é possível construir toda a estratégia de divulgação pensando inteiramente em um público-alvo.

Pois as indústrias possuem personas (perfil de cliente ideal para seu negócio) diferentes dos outros negócios e necessitam de ações de marketing voltadas para um público específico do ramo ramo industrial.

2) Impulsionando a imagem da sua indústria

Além de trabalhar com personas, as indústrias que buscam aumentar o número de negócios entendem que existem diversas plataformas e ferramentas para se alcançar mais pessoas.

Os canais de divulgação de maior expressão da atualidade têm a capacidade de atrair potenciais clientes qualificados (lead), e são eles os sites, blogs, redes sociais e e-mails.

Esses canais são grandes plataformas que, se utilizadas adequadamente, alavancam a imagem da sua indústria e conseguem mais leads para o seu negócio.

Cada um possui uma linguagem específica e deve ser trabalhada para que o fluxo de informações seja direcionado às pessoas corretas. Os canais podem ser diferenciados da seguinte forma:

- Sites

O site é considerado um cartão de visitas da sua indústria. Por esse motivo, sua página deve conter informações da empresa, com os objetivos e serviços oferecidos logo no início, para que o usuário veja com clareza o que você fornece.

- Blogs

Mesmo que seja bem popular para o uso pessoal, o blog também pode ser bem explorado pelas indústrias. Por meio dele é possível publicar conteúdos educativos aos seus potenciais clientes, colaborando com o seu engajamento em relação ao serviço oferecido.

- Redes Sociais

As redes sociais integram o canal de maior expressão da atualidade. Com elas é possível engajar os potenciais clientes de forma leve, com publicações e vídeos curtos a respeito do seu negócio. Além disso, redes sociais permitem a interação dos usuários, abrindo margem para uma comunicação diferente e promissora.

- E-mails

Se utilizado adequadamente, o e-mail é tão eficiente quanto os outros canais. Pensando em pessoas que passam pouco tempo navegando ou não são tão ativas em redes sociais, uma estratégia de e-mail marketing se mostra mais eficaz, já que se trata do usuário recebendo informações da sua empresa.

3) Melhore os negócios da sua indústria

As práticas de marketing digital se referem às ações de divulgação realizadas na internet. Para as indústrias, assim como qualquer outro negócio, as plataformas devem ser bem exploradas. Isso fará com que bons resultados sejam alcançados.

No mercado B2B, o marketing digital causa um grande impacto. Isso porque esse nicho lida com um público específico e conhecedor do assunto. Por esse motivo, estabelecendo uma comunicação direta e demonstrando conhecimento, o número de clientes aumenta.

Além de trabalharem com um perfil específico de consumidor, os meios digitais também são ótimos impulsionadores para a imagem da sua indústria. Os melhores canais de divulgação possibilitam alcançar um grande número de pessoas.

Podem ser destacados como sites, blogs, redes sociais e e-mails, cada um com uma linguagem específica que, ao ser explorada adequadamente, resultará em um fluxo de informações mais assertivo com os seus clientes.

Mas, agora que vimos alguns dos impactos do marketing digital na indústria, o que acha de adequá-lo à sua estratégia? Além de possibilitar que novos negócios sejam realizados, é também uma maneira de aumentar a relevância da sua indústria nos meios digitais.

Essa relevância traz como consequência um volume maior de potenciais clientes, que serão convertidos em novos negócios, resultando em mais lucro para a sua indústria.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Guia: Gestão Estratégica. Por onde começar?  Preparamos um guia para você analisar os pontos fortes e fracos do seu negócio  e obter vantagens competitivas sobre a concorrência Baixar o guia agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>