Vendas

Qual o melhor sistema de vendas para loja?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 11 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Sistema de vendas para loja é uma ferramenta digital, geralmente online, que auxilia nas operações de frente de caixa de uma loja física ou virtual;
  • Há várias plataformas no mercado e o empreendedor precisa escolher com cuidado, para manter a segurança dos seus dados e evitar prejuízos;
  • A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada e frente de caixa de alta eficiência. Você já conhece? Então faça o teste grátis agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

O sistema de vendas para loja é um tipo de plataforma que abraça as operações de frente de caixa (PDV) e facilita a gestão da empresa. Com ele, o dono de negócio pode controlar o financeiro, as vendas, o estoque e muito mais.

No entanto, contratar um sistema de frente de caixa requer alguns cuidados. O empreendedor precisa estudar as ferramentas disponíveis e entender se elas auxiliam nas necessidades da empresa. Sim, é preciso ser bem criterioso.

Quer aprender a escolher os melhores sistemas para a sua loja? Então, prossiga na leitura deste conteúdo para saber os benefícios de contratar uma plataforma desse tipo e como identificar a melhor. Ao final, conheça uma ferramenta que pode ajudar bastante no seu dia a dia.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

Sistema de vendas para loja

Um sistema de vendas para loja facilita a rotina do empreendedor

Os sistemas de vendas para lojas automatizam algumas operações de frente de caixa e facilitam o controle financeiro e do estoque. Isso porque as movimentações (venda, compra, recebimento) são registradas nesses setores automaticamente. 

Essas plataformas também podem ser integradas com ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), auxiliando na gestão das informações e do relacionamento com os clientes.

Leia nosso post sobre CRM para entender como melhorar a gestão do relacionamento com o cliente

Por que contar com essa tecnologia?

Os sistemas de gestão de frente de caixa são essenciais para agilizar a operação do negócio, eliminando tarefas manuais de conferência e preenchimento de informações.

Além disso, algumas dessas plataformas também emitem notas fiscais e conectam os dados ao financeiro.

Quando um cliente realiza uma compra, você só precisa adicionar os dados uma vez, seja para geração de notas fiscais ou orçamentos. O controle das vendas também fica mais simples, pois, com poucos cliques, é possível emitir um relatório completo.

Com isso, os sistemas de gestão de vendas de loja reduzem custos. Afinal, um colaborador que precisava conferir o caixa todos os dias pode ser alocado em outra atividade mais rentável para a empresa. 

Como essa plataforma automatiza vários processos, as falhas humanas também são reduzidas.

Confira abaixo uma lista com 7 vantagens de usar um sistema de vendas para loja:

Menos filas e mais agilidade na frente de caixa

Um sistema de gestão de frente de caixa permite que o colaborador agilize as operações de finalização de compra. Assim, ele perde menos tempo na contabilização do saldo do cliente, as filas (virtuais também!) diminuem e o faturamento cresce.

Filas menores atraem mais público, o que acaba sendo um diferencial competitivo, já que muitas empresas perdem clientes diariamente por conta da demora no atendimento.

A emissão automática de notas fiscais eletrônicas também é um grande diferencial de sistemas de vendas para loja. Considere essa funcionalidade quando for escolher um para a sua empresa.

Melhora a gestão do estoque

Esse tipo de programa também funciona como sistema para controle de estoque e vendas. Dessa forma, na falta de um produto, o colaborador sabe facilmente se há ou não mais no estoque.

Alguns sistemas de gestão integrada com funções para gerenciamento de vendas, como a Conta Azul Pro, ainda oferecem mais. Um exemplo é o envio de notificações quando alguma mercadoria ou insumo atinge uma quantidade mínima.

Facilita o monitoramento do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma operação importantíssima no controle financeiro da sua empresa. Sendo assim, o empreendedor não pode deixá-lo de fora doseu planejamento estratégico. Um bom sistema para vendas online ou offline automatiza essa operação, eliminando o desperdício de tempo e garantindo a troca assertiva de informações. 

Permite a identificação dos produtos e/ou serviços mais e menos rentáveis

As plataformas de vendas ajudam a identificar que produtos ou serviços têm maior saída. Assim, o empreendedor pode reavaliar suas estratégias e o catálogo de mercadorias e pensar na possibilidade de fazer promoções ou descontos.

Aprenda a calcular o ciclo de vida do produto para qualificar estratégias de marketing e vendas

Fornece os insumos para elaboração do planejamento estratégico

Um bom sistema de vendas para loja deve ser capaz de emitir relatórios e demonstrar dados com facilidade. Afinal, eles são importantíssimos para que o empreendedor possa repensar seu planejamento estratégico e tomar decisões assertivas.

Informações precisas são o básico para qualquer empresa. Isso porque o dono do negócio só pode planejar e fazer estimativas de vendas assertivas com dados reais do negócio.

Elimina tarefas manuais

Sabe aquele empreendedor que fica anotando as contas em um caderninho? Ele passa cada trabalho no caixa… A fila cresce enquanto ele calcula o saldo total da compra.

Esse caderno ainda tem uma página com a lista de itens de estoque. Ele escreve, apaga, rasura. Daí, esquece se contou errado e tem que fazer de novo. A qualquer momento em que precisar verificar se há algum produto em estoque, tem que se deslocar fisicamente até lá.

Essas e outras tarefas manuais são eliminadas totalmente com um sistema para vendas. A digitalização facilita e automatiza diversas operações, como falamos.

Concentra as informações importantes dos clientes e fornecedores em um só lugar

A relação e o monitoramento de negociações com clientes e fornecedores fica muito mais fácil quando você acessa todas as suas informações em apenas um lugar. O sistema para vendas e estoque traz exatamente isso, ainda permitindo o cadastro de parceiros e colaboradores.

Confira nossa planilha de vendas grátis!

Dicas para escolher um bom sistema de vendas de loja

Analise as necessidades da sua empresa

Qual é a realidade da sua empresa? Quantos clientes por dia passam no seu caixa? O tipo de produto vendido tem alguma especificidade?

Tudo isso deve ser previsto na hora de escolher um sistema de vendas para loja. Assim, você alinha suas expectativas e elimina o retrabalho de ter de contratar uma nova plataforma.

Conheça 9 estratégias de vendas online infalíveis

Converse com a sua equipe para entender melhor a demanda

Quem sabe o que precisa é quem está ali no dia a dia. Escute seus colaboradores e parceiros para entender suas dores e onde os processos da empresa podem melhorar. Aí, você pode procurar um sistema de vendas para loja que corresponda a seus anseios.

Não compre um sistema de cara: analise as opções

Por mais urgente que seja a sua necessidade, estude as opções disponíveis no mercado e converse com outros empreendedores que já adquiriram a ferramenta. Lembre-se que um sistema mudará vários processos na sua empresa e, portanto, a sua escolha deve ser feita de forma criteriosa.

Verifique o suporte, implantação, benefícios e treinamentos oferecidos

O suporte é atencioso? O treinamento oferecido é eficaz? Há benefícios extras? Questione tudo isso antes de adquirir o seu sistema de vendas para lojas.

Em algum momento pode ser que você precise desse suporte. Portanto, investigue desde já como proceder.

Baixe grátis nosso modelo de planilha de planejamento de vendas

Faça testes grátis

Um bom sistema de vendas para loja não tem medo de mostrar para o que veio. Faça os testes grátis e explore as plataformas até o máximo, desafiando seus limites.

A Conta Azul Pro, por exemplo, é uma plataforma de gestão integrada e sempre oferece a possibilidade de testá-la antes. Conheça!

Dê preferência a um sistema online

Sistemas online salvam as informações na nuvem. Esse tipo de plataforma é muito mais segura contra ataques cibernéticos, como roubo de dados. Conte com um profissional da área para analisar se a ferramenta é realmente segura. 

Faça como a Casa da Cortiça que otimizou em 300% a gestão financeira

A Casa da Cortiça é uma empresa de grande sucesso, localizada em São Paulo (SP), que otimizou em 300% a sua gestão financeira. Porém, eles não fizeram isso apenas com um sistema de vendas para loja: usaram uma ferramenta melhor e mais completa, a Conta Azul Pro. 

“Falei com um grande amigo meu, economista e consultor, que me disse: você ainda não tem um sistema? Vou te passar um muito simples, muito funcional, a Conta Azul, vai atrás! 

Com essa dica, eu comparei as outras opções disponíveis no mercado, vi que a Conta Azul cabia no orçamento e resolvi conhecer. Fiz um teste e acabei gostando bastante.”

Este foi o relato do filho do dono dessa empresa, que assumiu a gestão do negócio junto com o pai. Confira a história completa aqui.

Sistema de vendas

Tão importante quanto vender é monitorar as vendas

Vender é importante, mas quem perde o controle sobre os números sofre graves consequências. A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada que monitora as suas vendas e conecta todas as áreas do seu negócio.

Ela possui diversas funcionalidades para gestão como um todo, independente do tamanho ou área de atuação da empresa. Para o comércio, em específico, nosso ERP online oferece os seguintes benefícios:

  • Emissão de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica integrada ao financeiro;
  • Integração com lojas virtuais em poucos cliques;
  • Cadastro de produtos e controle de estoque integrados – conheça sua rotatividade de estoque, receba notificações quando algum item estiver acabando e garanta o controle contra desperdício, extravio e furto de mercadorias e insumos de produção;
  • Relatórios integrados;
  • Conexão automática com a contabilidade – malotes são coisas do passado. A Conta Azul Pro se integra à plataforma do contador e envia as informações com precisão em tempo real;
  • Controle de vendas, o fluxo de caixa e o estoque em qualquer hora e lugar  com App Conta Azul de Bolso, totalmente integrado à CA Pro.

Varejo - Desktop

Leia mais

Leia também