Apresentação de vendas: o que é e como preparar a sua!

Sobre o que estamos falando?

  • A apresentação de vendas é um conjunto de elementos que visam promover um produto, serviço ou outra proposta da empresa. Para que ela funcione, deve ser objetiva, clara e relevante para o cliente;
  • Conheça dicas e exemplos poderosos de apresentações de vendas para te ajudar a garantir mais e melhores clientes;
  • O ERP Conta Azul te auxilia na coleta de informações para criação de um discurso de vendas pautado em dados reais sobre o seu negócio, graças aos gráficos e relatórios. Descubra como!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O livro “Boas apresentações vendem ideias”, do profissional de TI e autor Carlos Alberto Debastiane, mostra que o bom vendedor é capaz de ganhar a atenção dos clientes através de uma mensagem clara, direta e com relevância. Esses aspectos fazem parte de uma boa apresentação de vendas, algo que todo pequeno empreendedor precisa dominar.

O que é importante para montar uma apresentação de vendas e o que não pode faltar? Essas e outras perguntas serão respondidas aqui. Acompanhe os próximos tópicos!

apresentacao-de-vendas-o-que-e-como-preparar-a-sua

O que é apresentação de vendas e qual sua importância?

A apresentação de vendas é um conjunto de elementos que os empreendedores utilizam para tornar uma conversa comercial mais objetiva e assertiva. Para atingir esse objetivo, ele reúne uma série de fatores-chave que estimulam o interesse e uma determinada ação do cliente em relação ao produto ou serviço ofertado.

Sendo assim, podemos dizer que a construção de um bom discurso de vendas é mais do que uma arte: é uma ciência. Na era digital, uma boa apresentação faz toda a diferença, garantindo que o empreendedor se destaque entre os concorrentes.

Com técnicas, recursos visuais e uma boa narrativa, o discurso quebra objeções, agrega valor ao produto, serviço ou marca, gera engajamento e soluciona as dores do público. Por isso, a apresentação de vendas é tão importante quanto outras estratégias, como o marketing digital.

O que não pode faltar em uma apresentação de vendas?

Na hora de construir a apresentação de vendas, existem alguns aspectos que não podem ficar de fora. Mas, você sabe quais são eles? Confira os principais:

Linguagem objetiva e clara

Os consumidores recebem muitas propostas comerciais diariamente. Além disso, a maioria tem uma rotina diária apertada e não tem tempo a perder. Por causa desses fatores, as pessoas querem informações rápidas, claras e diretas.

Elabore a sua apresentação de vendas pensando em como mostrar ao cliente de que forma o seu produto ou serviço pode solucionar o problema dele - e o que ele perde por não adquiri-lo.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são pequenos estímulos ou provocações para causar determinada reação e tirar as pessoas da zona de confronto. Quando inseridos em uma apresentação comercial, podem transmitir:

  • Escassez ou urgência: o produto, serviço ou proposta é rara e pode acabar a qualquer momento;
  • Autoridade: quem recomenda o produto ou serviço é respeitado e tem domínio do assunto, ou seja, sabe o que está dizendo;
  • Prova social: todo mundo está comprando o produto ou serviço, por que você não?

Existem também outros tipos de gatilhos mentais. O ideal é que você identifique e utilize o que melhor se encaixa com o seu objetivo.

Exemplos e cases

Outra estratégia inteligente é usar exemplos ou cases de sucesso na apresentação comercial. Se algum profissional ou empresa conhecida utilizou a solução do seu negócio e teve bons resultados, isso é uma grande vantagem!

Caso os cases de sucesso não sejam nesse perfil, você pode citá-los mesmo assim. Mostre vídeos curtos ou feedbacks de clientes satisfeitos, por exemplo.

Slides atrativos

Uma bela apresentação de slides tem seu valor. Na verdade, esse recurso ajuda os clientes a visualizarem as informações ditas no discurso de vendas.

Além de aumentarem a retenção e o impacto das palavras, os slides tornam o ritmo da fala mais interessante. Dessa forma, será muito mais fácil captar a atenção do cliente durante toda a apresentação.

Imagens impactantes

“Uma imagem vale mais do que mil palavras” . Com certeza, você já ouviu esse ditado. Na apresentação comercial, a imagem enxuga grande parte da quantidade de palavras que seriam ditas. Além disso, cria um impacto mental que pode levar o cliente a desejar imediatamente o produto ou serviço.

Como montar uma apresentação de vendas poderosa?

No tópico anterior, falamos sobre alguns detalhes que não podem faltar na apresentação de vendas. Agora, faremos uma lista com 9 ingredientes que precisam fazer parte desse tipo de discurso. Vamos lá!

Conheça seu público-alvo

Faça uma pesquisa sobre o perfil comportamental dos clientes ideais do negócio. Descubra como gostam de se comunicar, desejos, necessidades e fatores que não aceitam em um relacionamento comercial.

Seja objetivo na explicação

Vá direto ao ponto, sem rodeios. Quanto mais objetivo for, maiores as chances de sucesso.

Utilize uma linguagem fácil

Evite expressões e palavras complicadas, técnicas e que deixam os clientes confusos. Use uma linguagem simples.

Use os gatilhos mentais

Insira gatilhos mentais no início e no final da apresentação comercial. Mas use-os com coerência e sem excessos.

Aposte em um design atrativo

Capriche no visual da apresentação de vendas. Tente inserir imagens ou vídeos.

Mostre confiança no seu produto

Defenda os pontos positivos do produto ou serviço, um exemplo disso é utilizar eles no seu próprio dia a dia e assim falar com propriedade sobre o tema.

Contorne possíveis dúvidas

Pense com antecedência em perguntas que podem surgir e se prepare para respondê-las.

Apresente soluções e benefícios

Mostre logo no início do discurso de vendas os problemas resolvidos e os benefícios do produto ou serviço;

Agregue valor à sua entrega

Destaque os diferenciais. Por que a solução que apresenta é melhor que a da concorrência? Essa resposta deve estar na ponta da língua.

Alguns exemplos de discurso de vendas

Se mesmo depois de todas as dicas você ainda precisa de ajuda para criar a sua apresentação de vendas, não se preocupe! Vamos dar uma forcinha para a sua imaginação. Veja alguns exemplos de apresentação, de acordo com o seu objetivo:

Contato com o cliente

“Bom dia, Marcos! Aqui é o Henrique, consultor de vendas da empresa X. Espero que esteja tudo bem e acredito que ficará ainda melhor, porque você vai gostar muito de ouvir o que tenho a dizer.

Preciso de apenas 5 minutos do seu tempo, prometo que serei rápido! Posso continuar ou prefere que eu ligue à tarde?”

Agendamento de visita

“Carlos, você é nosso convidado especial para tomar um delicioso café e conhecer nossos produtos, serviços e outras novidades. Você entenderá porque somos líderes de vendas? Qual é o melhor horário para você: às 9h ou 17h?

Irei recebê-lo no escritório (ou loja). Estou ansioso para te conhecer pessoalmente. Assim que eu desligar, vou enviar uma mensagem no seu WhatsApp confirmando o horário das 17h com a localização, ok? Forte abraço e tudo de bom para você!”

Apresentação de produto

“Janaína, imagine a satisfação que você terá ao comprar esse produto que atende e supera todas as suas expectativas! O item é inovador, econômico, tem X anos de garantia e um ótimo custo-benefício.

Tenho certeza de que surpreenderá a você e toda a sua família. Diante de tudo isso, não acha concorda que esse produto parece ter sido feito sob medida para vocês?”

Negociação

“Denise, está me dizendo que essa é a razão que está impedindo você de comprar o nosso produto? Se eu provar o quanto nossa proposta é boa e justa para ambos os lados, podemos fechar negócio?”

Fechamento da venda

“Sua tranquilidade não tem preço, Fernanda. Por favor, me informe alguns dados para preencher o contrato e emitir a nota fiscal? Parabéns, você fez um excelente negócio! Tenho certeza de que o nosso produto suprirá as necessidades de sua família.

Não quero perder o seu contato. Posso ligar daqui há alguns dias para saber como tem sido a experiência de consumo? A propósito, conhece algum amigo, parente, vizinho ou colega de trabalho que gostaria de tomar um café conosco e conhecer nossos produtos?”

apresentacao-de-vendas-o-que-e-como-preparar-a-sua1

Crie sua apresentação de vendas com base em números reais e foco no resultados 

Além dos argumentos que trouxemos neste conteúdo, para montar uma apresentação de vendas caprichada, você precisa ter em mãos dados reais e resultados concretos.

Por exemplo, com um ERP como o da Conta Azul, é possível ter acesso a dados, gráficos e relatórios gerenciais que exibem:

  • Faturamento por cliente;
  • Produtos mais vendidos;
  • Quantidades de produtos em estoque;
  • Todas as vendas realizadas.

Tudo isso de forma online e de qualquer lugar com o App Conta Azul de Bolso. Dessa forma, com acesso a informações sólidas, você pode complementar ainda mais a sua apresentação de vendas. 

Confira todas as vantagens que o ERP Conta Azul oferece! Clique aqui e teste grátis.

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?