Marketing

Guia do CRM para empresas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Você já ouviu falar em um sistema CRM? Não? Então entenda como gerenciar o relacionamento com seus clientes com o guia do CRM para empresas.

Ele vai ajudar você atender melhor os consumidores e, consequentemente, vender mais.

O que é CRM?

A sigla CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com Clientes em português) que diz que o cliente é essencial para a empresa e que, por isso, é muito importante conhecê-lo melhor e acompanhar o relacionamento da empresa com ele, ou seja, é interessante fazer uma gestão do relacionamento com o cliente.

Muitas microsmpresas fazem isso naturalmente, sabe quando o seu cabeleireiro lembra do seu aniversário e do jeito que você gosta que corte seu cabelo? Ele faz a gestão desse relacionamento na cabeça dele, pois tem poucos clientes, mas mesmo assim alguns anotam no caderninho para não esquecer nada. Mesmo assim, muita informação é perdida e pouco se consegue obter dessas informações por não estarem organizadas.

Para que serve o CRM?

O CRM serve para organizar o controle efetivo de todo relacionamento com o cliente (e potenciais clientes), desde a fase de captação, qualificação, negociação, venda e até pós-venda. Dessa forma, você consegue ter todo o histórico de relacionamento com o seu cliente de forma organizada.

Importância do CRM

Com o CRM, que você consegue obter e organizar muitos dados interessantes sobre o seu cliente (e potenciais clientes) e, que interpretando esses dados, podem ajudar sua empresa a:

  • Reduzir o desperdício de investimento em marketing;
  • Melhorar o relacionamento da empresa com o cliente;
  • Evitar perda de cliente;
  • Aumentar as vendas;

CMR em marketing

Você saber o momento certo e a forma certa de entrar em contato com o cliente aumenta a sua taxa de conversão, evitando, dessa forma, o desperdício deproduto se comparado com um contato logo após você voltar de férias.

Como o CRM Melhora o Relacionamento com o Cliente

O CRM permite conhecer melhor e de forma mais organizada o seu cliente (aniversário, compras passadas, interesses…). Com todos o histórico de vendas e contatos, a equipe de vendas e/ou atendimento consegue ter um contato mais pessoal e que melhora o relacionamento. Vai me dizer que você não gosta quando o garçom já sabe a mesa que você gosta e os seus gostos de comida e bebida para te fazer recomendações direcionadas?

Como o CRM evita a perda de clientes?

Você consegue medir a satisfação dele com os dados levantados e tomar medidas preventivas quanto a perda (e não reativas, depois que você já o perde). Utilizando um CRM, você consegue ter um relacionamento mais próximo do seu cliente e, com isso, saber o que ele está achando do seu produto/serviço. Além disso, ele te permite perceber mudanças de comportamentos na compra dele que possam indicar melhora ou piora da satisfação. Sabe aquele garçom que vê pela sua cara que a comida não está boa e pergunta se tem algum problema e corrige o problema? Tenho certeza que ele te ganhou fazendo isso e com certeza você ganharia seu cliente fazendo isso também.

Como o CRM aumenta as vendas?

Conhecer as preferências e comportamentos do seu cliente te dá informações preciosas para conseguir aumentar as suas vendas. Mas não é apenas isso que o CRM proporciona, ele te ajuda a identificar padrões que facilitam você fazer up-selling (vender um produto de uma categoria acima) e cross-selling (vender produtos de outras linhas) para os seus clientes. Fazendo a segmentação dos seus clientes por interesses e necessidades, você consegue pensar em novas formas de atender melhor esse cliente ou em oportunidades para novos produtos/serviços.

Espero que você tenham gostado do nosso Guia do CRM para Micro e Pequenas Empresas! Sinta-se à vontade para colaborar, sugerir melhorias ou até mesmo compartilhar uma história da SUA empresa com CRM nos nossos comentários.

Leia também