Contabilidade

[Guia] Contabilidade para pequenas empresas: ferramenta para o sucesso

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 2 mins de leitura | ← voltar

Contabilidade para pequenas empresas

Ao abrir a própria empresa, é natural que muitos empreendedores pensem na ideia do produto ou serviço, nos investimentos, no público-alvo, nos concorrentes, no modelo de negócio e na situação do mercado. Mas há um item tão importante quanto todos esses e que acaba passando batido ou não recebendo a devida a atenção. Estamos falando da contabilidade de pequenas empresas , que, se bem feita, torna-se um elemento crucial para manter a sustentabilidade do empreendimento.

A contabilidade é responsável por etapas específicas da administração de uma empresa, especialmente algumas com processos mais detalhados e até burocráticos, como tributação, patrimônio, balanços e legislações fiscal, trabalhista e previdenciária. Todos eles são importantes do ponto de vista técnico e financeiro. E também do ponto de vista de manter seu negócio dentro da lei. Não cuidar de algum desses itens pode acarretar em multas e outras sanções, causando prejuízos que podem ser irreversíveis.

Atrasar um imposto, por exemplo, provocará o pagamento de juros e, em casos mais graves, danos maiores, podendo chegar na prisão do empresário. Mas não é só isso. A contabilidade fica responsável também pelo planejamento tributário da empresa, ou seja, a escolha de caminhos pelos quais seja possível reduzir a carga de tributos, aumentando assim a margem de lucro.

Guia de contabilidade para pequenas empresas (completo e claro)

No caso das grandes empresas, normalmente, tudo isso fica por conta de uma equipe própria. No entanto, as micro e pequenas empresas geralmente não possuem estrutura suficiente para manter um setor exclusivo para a contabilidade. A solução, portanto, pode ser a contratação de um escritório de contabilidade, uma assessoria contábil ou um contador autônomo. Este serviço será responsável pela trabalho necessário, mas não terá um vínculo empregatício.

Para mostrar a importância de um contador e ajudar você a escolher o serviço é os profissionais certos para a sua empresa, preparamos um guia que reúne uma série de dicas sobre o que você observar antes de escolher o contador e como lidar com ele no dia a dia. Além disso, o material conta também com um glossário, com termos utilizados com frequência na contabilidade. Assim, você não ficará perdido em reuniões e poderá contribuir com o trabalho desse profissional.

Caso tenha alguma dúvida, nos procure. Estamos prontos para ajudá-lo, pois entendemos bem a importância de ter à disposição o trabalho de um contador qualificado. Conte com a gente!

Leia também