Planejamento Tributário: sua empresa já tem um?

blog_2_5

Possivelmente, desde que foram criados, os impostos são uma preocupação de quem tem que pagá-los. E isso desde a antiguidade, quando reis e rainhas já cobravam a população para manter seus reinos de pé. Hoje, os processos são bem diferentes, mas os objetivos são praticamente os mesmos: fazer a estrutura básica do país funcionar.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial
A tributação funciona como se fosse um contrato social das pessoas com o Estado, firmado a partir do momento em que elas começam a produzir e, consequentemente, tenham recursos para fazer as contribuições/pagamentos. E esse contrato vale tanto para as pessoas físicas quanto para as pessoas jurídicas.

Como não dá pra fugir desses pagamentos – eles são obrigatórios e não pagá-los pode render multa e até prisão –, é fundamental preparar-se e planejar-se. No caso de empresas, damos o nome de Planejamento Tributário a todo este processo, que começa no momento de escolher o melhor regime tributário para abrir o negócio e vai até a otimização fiscal – uma forma de diminuir a carga de impostos dentro da lei.

Para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a entender melhor para que serve a tributação no Brasil e como é importante conhecê-la, principalmente se você é empreendedor e está iniciando um negócio, elaboramos o e-book Planejamento Tributário: sua empresa já tem um? Saber o que pode ou não ser feito vai lhe dar tranquilidade para traçar um caminho de sucesso e crescimento contínuos.

No primeiro capítulo, deixamos claro o que é e para que serve a tributação no Brasil. Pode até parecer que nossos impostos não são empregados como deveriam, mas eles estão em praticamente tudo o que vemos e usamos no dia a dia: na rua asfaltada, na rede elétrica, na polícia e no bombeiro, no hospital e na escolas públicas. Também explicamos os tipos de impostos e quem deve pagar cada um deles, inclusive as empresas.

Na sequência, mostramos como a organização e a gestão influenciam no pagamento de tributos. É a hora de falar do Planejamento Tributário em si, cujo objetivo principal é a redução de custos relativos ao pagamento de impostos. Porém, é bom lembrar que tudo deve ser feito dentro da lei, seguindo as regras corretamente. Burlar ou ignorar a legislação pode trazer problemas sérios para a empresa e para os proprietários.

Por fim, explicamos os tipos de regimes tributários e como fazer a otimização fiscal, que nada mais é do que escolher o regime que melhor se encaixa com os rendimentos da empresa e, assim, economizar nos impostos. E também mostramos os outros benefícios fiscais que podem ajudar neste equilíbrio das contas.

Este e-book, mais do que uma explicação sobre a tributação no Brasil, mostra que é possível também economizar em relação aos impostos, por mais que muito empreendedores ainda achem que não. Fique à vontade para fazer o download gratuito do material e nos questionar caso fique com dúvidas.

Guia Planejamento Tributário  Veja a importância desse plano para reduzir as despesas do seu negócio Baixar agora

 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?