Contabilidade

O que é despesa incorrida?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A despesa incorrida é um tipo de lançamento financeiro que demanda atenção por parte dos gestores;

  • Na prática, esse tipo de despesa integra os registros realizados no regime de competência;

  • Com a Conta Azul Pro, o empreendedor monitora as movimentações financeiras de forma simples e automatizada. Faça um teste grátis, aproveite!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Com tantas tarefas no dia a dia, nem sempre os empreendedores conseguem estar por dentro de todos os processos financeiros, contábeis e fiscais do negócio. Porém, alguns deles exigem atenção para que o controle financeiro e as exigências legais estejam em dia

Entre eles, podemos destacar o lançamento da despesa incorrida. Esse tipo de registro financeiro é feito quando a despesa é gerada – ou seja, no período de competência -, e não quando ela será paga. 

Neste conteúdo, explicaremos com mais detalhes o que é despesa incorrida e sua relação com o regime de competência. Além disso, você aprenderá porque é importante fazer o seu registro corretamente. 

Boa leitura!

Despesa incorrida

O que é despesa incorrida e qual sua função?

Despesas incorridas são aquelas registradas no período em que ocorreram, ou seja, no momento em que passaram a existir, independentemente da data do pagamento agendado.

É possível citar como exemplo de despesa incorrida a conta de luz ou a folha de pagamento dos funcionários. Isso porque as duas são normalmente registradas em um mês e pagas no início do mês seguinte.

Sim, o processo pode parecer um pouco complexo, mas é importante compreendê-lo. Afinal, as despesas incorridas possuem como principal função promover uma maior organização financeira empresarial, além de prever os gastos financeiros da mesma

Vale lembrar também que, quando o pagamento ocorrer meses depois de seu registro, o valor da obrigação financeira futura permanece no passivo da empresa,  até que a mesma seja efetuada. 

Com o reconhecimento das despesas no período de sua competência, as empresas conseguem administrar melhor os lançamentos e se preparar para o pagamento das contas futuras. 

Relação entre despesas incorridas e regime de competência

As despesas incorridas possuem relação com o regime de competência, no qual o registro de receitas e despesas deve ser feito dentro de seu período de competência.

Em outras palavras:  não importa a data do pagamento ou do recebimento de quantias vindas de uma despesa ou receita, pois as mesmas serão registradas no dia e mês exato na qual foram efetuadas.

Aplicando na gestão financeira da empresa, juntos, a despesa incorrida e o regime de competência permitem a organização e previsão do futuro financeiro do negócio. Além de:

  • Facilitar o registro das despesas no arquivo contábil;

  • Gerar relatórios que auxiliam os gestores no planejamento dos custos operacionais de um determinado período;

  • Alcançar as metas e receitas financeiras esperadas.

B-359-B-360-novas-tecnologias-istock

Monitore as suas despesas e receitas com poucos cliques: conheça a Conta Azul Pro!

Não importa se o desafio do empreendedor tem relação com o lançamento da despesa incorrida ou outro aspecto da organização financeira: a Conta Azul Pro tem a solução!

Esse ERP online foi desenvolvido para simplificar, automatizar e monitorar todas as movimentações financeiras do negócio em tempo real.!

Por meio de uma plataforma em nuvem fácil de usar, o empreendedor consegue gerenciar o fluxo de caixa, ter a conciliação bancária automatizada, gerar boletos e notas fiscais e fazer o controle de estoque.Outros recursos disponíveis são:

  • DRE Gerencial e outros relatórios financeiros;

  • Integração com a contabilidade;

  • Importação e exportação de planilhas;

  • Gestão das vendas e integração com o financeiro;

  • Avisos quando um item do estoque estiver acabando.

A Conta Azul Pro é uma plataforma que se encaixa nas necessidades de qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento.

E se você precisa de mobilidade e praticidade, também pode contar com o App Conta Azul de Bolso para acompanhar as vendas e o fluxo de caixa, fazer o controle de estoque e enviar orçamentos sem precisar estar no escritório.

Quer gerenciar as movimentações financeiras da sua empresa em tempo real e de forma automatizada?  Então, a Conta Azul Pro foi feita para você: aproveite e descubra todas as funcionalidades por meio de um teste grátis!

Leia mais

Leia também