Marketing

Facebook para pequenas empresas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Facebook para pequenas empresas

O que começou com uma brincadeira de estudantes universitários acabou se transformando em uma poderosa ferramenta de posicionamento de marca para milhares de pequenas empresas.

Usar o Facebook para alavancar sua marca é uma das estratégias atualmente mais utilizadas por quem não tem grandes recursos para investir em marketing digital, mas nem por isso perde o desejo de colocar seu negócio na rota de uma audiência altamente segmentada e engajada.

Já que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e têm no Facebook seus círculos de amizade concentrados em um único lugar, fica fácil para um pequeno empreendedor atingir seu público-alvo de maneira altamente direcionada. Mas por que estar nessa rede social é tão importante? Será que você também deve investir nela? Como começar? Essas são algumas das respostas que você vai encontrar neste post! Então vamos em frente:

Por que ter uma fan page para a empresa no Facebook?

O Facebook conta com mais de 1,4 bilhões de usuários em todo o mundo, 91 milhões deles só no Brasil! Isso significa que você tem pelo menos 91 milhões de oportunidades de negócio esperando por sua empresa no Facebook! Para concretizá-los, basta que você passe a olhar para sua verba de marketing com mais cuidado, direcionando uma parte dela para ingressar na rede e começar os trabalhos.

Marcas de todos os tipos e tamanhos estão investindo no Facebook para construir relacionamentos mais próximos e humanizados com suas audiências, gerar engajamento e fomentar negócios de maneira mais dinâmica e interessante. De acordo com Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook na América Latina, 1 em cada 3 pequenas empresas brasileiras tem uma página no Facebook, o que resulta em 2,1 milhões de pequenos empreendedores ganhando poder de comunicação com o público. E você, o que está esperando para entrar nessa?

O que você tem a ganhar com uma página no Facebook?

Estar no Facebook dá a seu empreendimento uma visibilidade enorme, já que suas informações são indexadas pelos mecanismos de busca — como o Google — e qualquer pessoa pode encontrar sua empresa com mais facilidade. Além disso, você se torna muito mais presente na vida de seus clientes, passando a dialogar com eles, compreender melhor quais são seus comportamentos e hábitos de consumo e, assim, construir um planejamento de marketing mais focado no que seu público realmente valoriza.

Como anunciar no Facebook é uma estratégia que pode ser usada por qualquer empreendedor, você pode alavancar a imagem do seu empreendimento com anúncios patrocinados, atingindo pessoas que possuem o mesmo perfil que seus clientes já habituais. Com tamanha assertividade, você só tem a colher bons frutos com esse investimento, aumentando o tráfego do seu site e captando mais clientes do que nunca!

Por onde começar seu Facebook para empresas?

Criar uma página para sua empresa no Facebook leva apenas alguns minutos. Você pode criar a partir do seu perfil pessoal, acessando o menu lateral esquerdo e escolhendo a opção criar página. Depois disso, é só seguir o passo a passo que a rede social mostra e preencher as informações com o maior número de detalhes possível, afinal, você quer atrair as pessoas para a sua página, não é mesmo?

Mas não basta simplesmente criar sua fan page e esperar os leads caírem do céu! É preciso criar conteúdo relevante para atrair a atenção dos usuários e também saber como anunciar no Facebook. Então vamos lá:

  • Comece escolhendo um objetivo para sua campanha
  • Selecione seu público
  • Crie o anúncio
  • Defina um orçamento
  • Lance sua campanha no ar

O mais legal é que, a cada passo que você dá, o próprio Facebook indica o que deve ser feito na sequência, facilitando bastante o processo e o tornando super intuitivo. Experimente!

Agora que você já está no caminho certo sobre como conversar com seu cliente, fique por dentro de outras estratégias do mundo online. Faça o download do Guia de Marketing Digital para pequenas empresas.

O Facebook é apenas uma das redes sociais que devem fazer parte do seu planejamento de marketing digital. Sendo assim, vá além e descubra o que outras redes sociais podem fazer por você! E não deixe de voltar aqui para nos contar sobre seus resultados, OK? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Leia também