Gestão do Negócio

Entenda o que é Lead time, Takt time e Cronoanálise

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Lead Time, Takt Time e o Cronoanálise são utilizados para analisar o tempo do ciclo de produção e execução de serviços;
  • Os indicadores – Lead Time e Takt e a ferramenta Cronoanálise propõem um formato de análise temporal. No entanto, o objetivo é o mesmo: monitorar o tempo gasto com os processos, a fim de reduzir custos e retrabalhos;
  • Além de controlar o tempo gasto nos processos da sua empresa, você pode monitorar todas as frentes do negócio com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão completa para quem quer deixar as planilhas e as anotações à mão de lado.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você sabe dizer quanto tempo leva cada atividade da sua empresa? Ou então, sabia que um funcionário está realizando o trabalho de duas pessoas e ficando sobrecarregado?

Calma, não precisa pegar um cronômetro e ficar ao lado de cada colaborador: alguns indicadores ajudam a mensurar o tempo de cada processo do negócio. 

Ao fazer essa análise, o empreendedor consegue identificar quais demoram menos e aqueles que precisam de um pouco mais de tempo para serem finalizados. Com isso, propor otimizações e reduzir os custos na empresa ficam mais fáceis. 

Neste conteúdo, vamos falar de dois indicadores para mensuração de tempo, Lead time e Takt time e também sobre a ferramenta Cronoanálise. 

Continue na leitura para entender os conceitos e como aplicá-los.

Os indicadores Lead Time e Takt Time e a análise temporal chamada Cronoanálise, servem de suporte para o administrador de um negócio ganhar tempo, otimizar processos e reduzir os custos. Cada um tem uma abordagem diferente. Confira:

Lead time, Takt time e Cronoanálise: o que são?

Os indicadores Lead Time e Takt Time e a análise temporal chamada Cronoanálise, servem de suporte para o administrador de um negócio ganhar tempo, otimizar processos e reduzir os custos. Cada um tem uma abordagem diferente. Confira: 

  • Lead Time: se refere ao tempo entre a chegada de um pedido até a entrega da mercadoria;

  • Takt Time: diz respeito a uma produção que corresponde ao ritmo da necessidade do mercado, evitando excessos ou perda de cliente pela falta de produtos/insumos. Se você tem uma doceria e sabe que a cada 4 horas vende 8 bolos, então precisa manter sempre este ritmo, fazendo as alterações conforme a sazonalidade;

  • Já a Cronoanálise é a contagem de tempo de cada movimento, ou seja, do tempo de cada atividade desenvolvida pelos colaboradores durante a produção ou execução de um serviço. 

Em alguns tipos de negócio pode ser necessário fazer algumas adaptações, os indicadores Lead Time e Takt Time quanto a Cronoanálise, tão comuns na indústria, podem ser aplicados em basicamente todas as áreas de atuação.

Veja no próximo tópico como aplicá-los. 

Menos burocracia, mais agilidade: clique para conhecer a Conta Azul Pro, plataforma de gestão que vai transformar a sua rotina!

Onde utilizar o Lead time, Takt time e a Cronoanálise? 

Agora que você sabe do que se tratam os conceitos, veja onde utilizar e como aplicá-los. 

Lead time

Como falamos, o Lead Time significa, em português, prazo de entrega. Esse indicador corresponde ao tempo que vai desde quando o cliente fecha um pedido até o recebimento do produto. 

Ele pode ser utilizado principalmente por empresas que trabalham com o processo de entrega, seja sob demanda ou não. Basicamente, o Lead Time visa estudar a logística de distribuição da empresa, com o objetivo de reduzir o tempo e otimizar custos. 

Como aplicar o Lead Time 

Para aplicar o Lead Time, o primeiro passo é conhecer bem o processo de produção e de entrega da empresa. Isso significa não apenas saber cada atividade, mas os possíveis impedimentos, pontos de atenção e o que poderia ser feito para otimizar. 

Depois, você precisa de um parâmetro para saber se o tempo está ou não adequado. Para isso, estude como funciona esse mesmo processo nos concorrentes e analise as diferenças do processo deles em relação ao seu. 

Por fim, converse com os colaboradores e estude soluções alternativas para reduzir os gargalos durante a logística e, consequentemente, o Lead Time. Afinal, quanto menor esse indicador, o empreendedor:

  • Ganha mais produtividade;

  • Consegue finalizar mais pedidos em simultâneo;

  • Reduz custos com entregas;

  • Aumenta a satisfação do cliente. 

Tudo isso sem contar com o fato de que a entrega rápida pode ser um grande diferencial competitivo da sua empresa no mercado.

Baixe gratuitamente uma planilha com um questionário de satisfação do cliente.

Takt time

O Takt Time mede o ritmo, ou seja, a velocidade de produção em relação à demanda disponível. Esse indicador pode ser calculado com a seguinte fórmula:

Takt Time = Tempo operacional disponível para produção ou execução do serviço / demanda

Ele pode ser aplicado tanto em empresas que trabalham com produção quanto pelas prestadoras de serviços, considerando como tempo operacional o ciclo de atendimento de cada cliente. 

O principal objetivo desse indicador é evitar desperdícios, tanto no que diz respeito aos recursos para mão de obra, quanto a insumos para produção. Isso porque, com o Takt Time, é possível:

  • Eliminar os custos com superprodução;

  • Melhorar o atendimento ao cliente, fazendo entregas mais rápidas;

  • Alocar os colaboradores de forma otimizada. Se você tem um funcionário que é mais rápido com determinada atividade, pode ajustar a equipe. 

Como aplicar o Takt Time 

Assim como o Lead Time, para aplicar este indicador, o empreendedor precisa conhecer bastante o seu processo produtivo, principalmente o tempo para cada atividade. Em seguida, aplique a fórmula do Takt Time para encontrar o tempo médio gasto nas etapas de produção. 

Feito isso, você também deve conversar com os colaboradores para entender o que pode ser feito para reduzir esse tempo médio e entender como funciona a produção dos concorrentes, a fim de identificar processos interessantes que o dono de um negócio pode adotar. 

Cronoanálise

Por fim, temos a cronoanálise, que visa analisar, mapear e entender o tempo de uma atividade ou processo específico.

A Cronoanálise, assim como Lead Time e Takt Time, visa melhorar a produtividade e reduzir os custos produtivos. Por meio dessa ferramenta, também é possível criar alguns padrões para o processo de produção e otimizar o tempo dos colaboradores.

Como aplicar a cronoanálise

A aplicação da Cronoanálise começa com a cronometragem do tempo que determinado colaborador leva para executar uma tarefa, em situações diferentes. Você também pode fazer a contagem com mais de uma pessoa. 

Depois, determine um limite aceitável de variações e analise as consequências da interferência dos fatores externos na produção do colaborador. Com isso, você encontrará um tempo médio para execução de cada tarefa.

Planilha de gestão do tempo e produtividade para empreendedores

A aplicação da Cronoanálise começa com a cronometragem do tempo que determinado colaborador leva para executar uma tarefa, em situações diferentes. Você também pode fazer a contagem com mais de uma pessoa. 

A tecnologia como aliada na análise de indicadores

Analisando o tempo dos processos de produção e execução da sua empresa, o empreendedor consegue otimizar as atividades, alocar melhor os colaboradores e, principalmente, reduzir custos

Já pensou então se você pudesse monitorar as outras frentes da sua empresa, como vendas, estoque e o próprio financeiro? Tudo isso é possível com a Conta Azul Pro! 

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão online e simples de usar, que integra as informações de todos os setores da empresa. Com ela, estoque, vendas, financeiro e contabilidade ficam na mesma página. 

Vendeu? A baixa é dada no estoque. Comprou insumos ou recebeu um pagamento? O valor é contabilizado no financeiro. Todas essas informações também são enviadas à contabilidade, sem precisar enviar malotes ou imprimir vários papéis. 

As principais vantagens da Conta Azul Pro são:

  • Cadastro de clientes, fornecedores e parceiros: nada de digitar todos os dados a cada vez que for emitir uma nota. Outro benefício é salvar as preferências da clientela, para ofertas personalizadas;

  • Monitoramento das vendas e do estoque em tempo real. Você também programar alertas para ser notificado quanto os itens atingirem as quantidades mínimas;

  • Emissão descomplicada de mais de dez tipos de notas fiscais;

  • Acompanhamento das entradas e saídas do financeiro;

  • Conciliação das vendas, fiscal e bancárias automáticas;

  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender. 

Com a Conta Azul Pro, você acessa os dados da sua empresa de forma simples, rápida e, o melhor de tudo: sem depender de outras pessoas!

Inclusive, até pelo celular você pode consultar informações importantes sobre as vendas e o estoque, através do App Conta Azul de Bolso, que é gratuito.

Otimize a análise dos indicadores da sua empresa através de uma plataforma completa e online. Clique aqui e experimente a Conta Azul Pro de graça, sem compromisso!

Leia mais

Leia também