Descubra como melhorar a receita do seu e-commerce com fulfillment

Sobre o que estamos falando?

  • Aliar e-commerce com fulfillment e estratégias mais modernas pode ser a solução para muitos empreendedores que perdem clientes por motivos como a distância, que leva a fretes mais caros e com prazo de entrega maior;
  • Grandes marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, já oferecem serviço de fulfillment para os lojistas, entendendo como essa tática aumenta o alcance de várias lojas virtuais a públicos de regiões mais distantes do Brasil;
  • O fulfillment permite diminuir o foco no controle de estoque e frete e dar mais atenção a outras áreas da empresa, como marketing e gestão. Porém, não perca nenhum dado de vista com a plataforma de gestão integrada da Conta Azul Pro.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O e-commerce e o fulfillment são os melhores amigos de empreendedores que desejam vender produtos físicos para todo o país sem se preocupar com frete

Essa estratégia já é aplicada por marketplaces como Mercado Livre e Amazon, que oferecem o fulfillment na modalidade de terceirização para seus lojistas. Se essas marcas já utilizam essa tática, é importante que empreendedores digitais no geral a estudem.

Porém, você não precisa ir muito longe para aprender sobre o assunto. Nesse conteúdo, assim como em outros do nosso blog, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia. Descubra abaixo como o fulfillment pode aumentar a receita da sua loja digital.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

E-commerce e Fulfillment: é realmente uma boa junção? 

O termo fulfillment, que em inglês significa “cumprimento”, se refere, de forma geral, a todo o processo de entrega de um e-commerce. Isso é, começando da separação do produto até certas operações do pós-venda, como troca e devolução de um produto.

Trata-se da ideia de reorganizar e otimizar os processos de envio dos produtos em todas as etapas. Ela pode ser aplicada de várias maneiras, inclusive parecidas ao funcionamento do dropshipping. No entanto, há uma estratégia específica de fulfillment mais popular.

Essa estratégia, com a popularização, se tornou quase sinônimo do termo, a ponto de diversos profissionais de logística e e-commerce não separarem mais os significados.

Essa forma de fulfillment se baseia em descentralizar o estoque ao dividir as mercadorias em diferentes galpões terceirizados distribuídos pelo país. Reduzindo drasticamente alguns problemas que os negócios digitais enfrentavam antes.

Anteriormente a essa estratégia, uma loja virtual do Acre ou do Rio Grande do Sul, por exemplo, teria muito mais dificuldades em alcançar o público paulista do que uma loja de São Paulo, também virtual. E isso acontecia por causa de todas as problemáticas que envolvem o frete.

Ainda que a conexão online supere barreiras de comunicação, a entrega de uma mercadoria ainda precisa de transporte físico. O frete de uma loja gaúcha até um cliente baiano demorava muito e poderia encontrar custos superiores ao próprio produto.

A solução encontrada no fulfillment foi a distribuição ou a terceirização, dependendo da empresa, do armazenamento do estoque de forma descentralizada pelas regiões. Parece um pouco confuso?

Então, vamos usar um exemplo para observar como o fulfillment terceirizado funciona:

E-commerce e fulfillment terceirizado, na prática

Com exemplos fica mais fácil entender como e-commerce e fulfillment terceirizado funcionam. Para isso, vamos usar uma venda hipotética do Harry Potes, um e-commerce de vasilhas, para Carla Alessandra, gestora com hobby em organização e cliente.

Carla Alessandra amou um novo produto que a Harry Potes vende, o preço e as formas de pagamento. Porém, ela mora em Palhoça (SC) e a loja virtual fica em Manaus (AM). O custo e o tempo de frete poderiam ser um grande impeditivo nessa venda, mas o e-commerce usa fulfillment.

O que isso significa? Que a Harry Potes descentralizou o estoque e possui muitos itens guardados em um galpão terceirizado em Florianópolis (SC). Agora, o produto maravilhoso não precisa sair lá do Amazonas para chegar na Carla Alessandra. A saída do produto vem dali do lado.

A Harry Potes terceirizou o armazenamento do estoque com um galpão de outra empresa, que também se ocupou de separar, embalar e entregar o produto. E como essa loja faz parte do Mercado Livre, o armazém utilizado foi o do próprio marketplace.

Claro, o empreendedor por trás dessa marca poderia descentralizar sem contratar terceiros também. É possível usar o fulfillment interno, melhorando os próprios processos e comprando ou alugando para uso exclusivo os próprios galpões.

Por fim, é importante considerar que a Harry Potes é uma revendedora. Dessa forma, ela pode solicitar que fornecedores enviem os produtos diretamente para os galpões. Não se perde tempo nem dinheiro com as mercadorias fazendo escala lá no Amazonas.

Fulfillment: internalizar ou terceirizar?

Ainda que a modalidade mais comentada do fulfillment seja a terceirização e descentralização do estoque, não é a única. Há diversas formas de otimizar os processos de envio de mercadorias de e-commerces.

Pequenos comerciantes online que oferecem produtos próprios, por exemplo, podem não achar interessante contratar um galpão em cada estado brasileiro. Gastar com o envio destas mercadorias para os armazéns, então, pode ser desnecessariamente custoso.

Empreendedores em situação como esta podem usar o fulfillment de outra forma. A automação dos processos de recebimento de pedidos e envio de mercadorias também entram como possibilidade. E podem ser as ideais para você. 

Aumentando a receita do e-commerce com essa estratégia

O principal benefício do fulfillment para um e-commerce acontece em todos os tipos, seja terceirizado, interno ou híbrido. Quando se otimiza os processos e se reduz custos e prazos, a margem de lucro se torna imediatamente maior. Quem paga menos ganha mais.

Ao aplicar automação e/ou terceirização no fulfillment, também diminui-se o tempo de entrega para os clientes. Isso torna a oferta muito mais atrativa para o público, pois reduz ou elimina qualquer vantagem que lojas  de outras regiões têm sobre a sua.

Ao poder oferecer os produtos para mais clientes, melhorar a reputação de entrega e diminuir tempo e custo de processos internos, a receita aumenta. Então, seja qual for a modalidade mais adequada para o negócio, fulfillment é para todos.

Só que há um porém: o fulfillment que usa planilhas ou outros sistemas simples de administração não aproveita os benefícios de verdade.

Plataformas de gestão integrada (ERPs) são necessárias para qualquer negócio que deseja oferecer entregas em alta velocidade e qualidade.

Sinais de que o Fulfillment é ideal para você 

 

Volume de pedidos difícil de gerenciar

O seu e-commerce está vendendo cada vez mais. É sempre bom quando o negócio evolui, mas quando é inesperado ou não se tem planejamento, ele enfrenta as dores de crescimento. Uma das dificuldades mais comuns nessa etapa é gerir as vendas.

A automação dos processos no fulfillment, terceirizado ou não, diminui o peso da gestão de pedidos. Enquanto se reduz o tempo de algumas etapas, aumenta-se o foco em outras, facilitando a administração como um todo.

Mais espaço de armazenamento é necessário

Se seu local para guardar o estoque não suporta mais o volume de mercadorias e insumos de produção, pode estar na hora de terceirizar. Contratar galpões de empresas de fulfillment não só descentraliza os centros de envio, como também resolve a superlotação de espaços.

Encher espaços pode trazer diversos problemas. Entre eles, estão a danificação dos produtos, desorganização, extravio, roubo, furto, entre outros. Quando o armazém estiver perto do limite, já comece a estudar a troca.

Muito tempo gasto com gerenciamento de estoque

O empreendedor precisa ter tempo para investir na expansão do negócio. Gerenciar estoque é importante, mas terceirizar ou otimizar essa operação permite que ele foque no que realmente depende dele

As tomadas de decisão por novas táticas de marketing, ferramentas de atendimento, entre outras, não podem ser interrompidas a toda hora com preparação de pedidos e recontagem de mercadorias.

Atendimento ao cliente tomando muito tempo

O atendimento ao cliente é uma operação vital. Se não houver quem compre, para quem você venderá? Por isso, o empreendedor deve ter tempo disponível para dedicar ao público. No entanto, nem tudo precisa ser feito pelo gestor ou vendedores.

Algumas etapas do suporte, como devoluções e trocas, podem ser feitas por terceiros ou até mesmo chatbots. Claro, você não pode perder de vista a qualidade do tratamento, mas pode se colocar no banco de trás dessa operação.

Atrasos nas entregas

Sobrecarregar-se de pedidos, o aumento de clientes em regiões mais distantes e processos ineficientes, inevitavelmente resultarão em atrasos de entregas. Esse problema possui consequências a curto e até mesmo a longo prazo, podendo ser a ruína de um negócio.

Prazos estourados podem resultar em pedidos de devolução, por exemplo. E se isso acontece uma ou outra vez, o prejuízo não parece tão grande. Agora se isso acontecer com frequência, os clientes vão reclamar nos canais digitais. Manchar a reputação na entrega é a última coisa que um empreendedor digital deseja.

Otimize ainda mais a logística do seu e-commerce com uma gestão integrada

A forma mais eficiente de administrar um e-commerce, o que inclui gerir a logística, é abandonar de vez a gestão distribuída em setores em linha ou soltos, sem conexão. O verdadeiro controle sobre a operação acontece ao ligar todos os pontos em um lugar só.

A gestão integrada centraliza e liga de forma clara as áreas do seu e-commerce. Na verdade, as etapas sempre estiveram conectadas. Porém, a integração traz harmonia para esses pontos e transforma caos invisível em controle lucrativo.

Se deseja aumentar a receita do e-commerce com fulfillment, então aplique essa estratégia no potencial máximo. Administre a logística e todo o negócio virtual na plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro.

Confira alguns dos benefícios:

  • Monitorar o abastecimento de estoque, o uso de insumos de produção e a venda das mercadorias, a partir de uma única plataforma;

  • Integração com marketplaces, plataformas e site próprio de e-commerce, para receber em tempo real todos os dados de redução de estoque, números de vendas, pedidos de devolução, faturamento, lucro, tributação e outros;

  • Conectar-se ao Receba Fácil, a solução de recebimentos da Conta Azul, que geralinks de pagamento por cartão de crédito, Pix e boletos que podem ser enviados por para Whatsapp, boletos, ;

  • Emissão automática ou simplificada de notas fiscais, inclusive de importação, para quem trabalha com fornecedores internacionais;

  • Cadastro de produtos, serviços, clientes, colaboradores, transportadoras e fornecedores, para que nenhum membro do seu ciclo comercial fique de fora das suas ações de mercado;

  • E muito mais!

Melhore a receita do seu e-commerce com a Conta Azul Pro! Faça o teste grátis agora!

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar