Skip to main content

Diagnóstico empresarial: saiba como fazer e veja um modelo

Sobre o que estamos falando?

  • O diagnóstico empresarial dá ao gestor uma visão macro do negócio, indicando o que precisa ser ajustado para que os resultados sejam alcançados mais rápido;

  • Redução de custos, aumento da produtividade e maiornível de satisfação dos clientes são algumas das vantagens dessa análise;

  • Com a Conta Azul Pro você acompanha tudo que acontece no negócio de uma forma mais eficiente. Teste grátis e veja seus benefícios!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Não sabe o que fazer para reduzir os custos, otimizar processos ou como aumentar as vendas? Já tentou de tudo, mudou as estratégias, mas os resultados não melhoram? Calma: um diagnóstico empresarial pode apontar os caminhos para esses desafios. 

Trata-se de uma análise minuciosa da empresa, capaz de oferecer uma visão ampla da situação financeira e dos gargalos do negócio, facilitando a construção de um planejamento estratégico eficiente. 

Neste conteúdo, tiramos as principais dúvidas sobre o assunto e mostramos, inclusive, um modelo de diagnóstico de gestão para ajudar a refletir sobre as necessidades da sua empresa.. 

Continue lendo para aprender essa forma segura e assertiva para colocá-lo em prática!

Confira os seguintes tópicos:

Diagnóstico de gestão

Por que realizar um diagnóstico empresarial é importante?

Ao iniciar as atividades, o empreendedor deve elaborar uma estratégia em seu planejamento do negócio. Mas ao longo do caminho, é preciso reavaliar e ajustar o plano, já que nem tudo acontece conforme o previsto.

Por mais que o dono do negócio espere por um cenário adverso, raramente se prepara para longos períodos de retração econômica, aumento na inflação e queda no consumo, que resultam em maiores gastos e menores receitas.

Mas saiba que o diagnóstico para gestão de empresas não serve apenas para momentos negativos. Se essa ferramenta revelar resultados satisfatórios, abre-se o caminho para a tomada de decisões importantes, que podem oferecer oportunidades para o crescimento e expansão dos negócios.

Não se pode negar, contudo, que garantir a sobrevivência da empresa é uma das principais razões para realizar uma avaliação desse tipo. Afinal, se o diagnóstico empresarial é feito com certa frequência, aumentam as chances de gargalos mais graves serem identificados de forma precoce. 

E tal qual acontece quando uma doença é detectada, quanto antes isso ocorrer, maior é a probabilidade do tratamento dar certo.

Entre os potenciais problemas de gestão, um diagnóstico empresarial pode revelar:

  • Que faturamento vai bem, mas o lucro, não;

  • Falhas nos processos que comprometem a produtividade;

  • As ações de pós-venda e fidelização que estão sendo insuficientes;

  • Possível perda de mercado para a concorrência;

  • Gastos que estão próximos ou até superando as despesas;

  • Rotatividade muito alta entre os colaboradores;

  • Pedidos de orçamentos que ficam sem resposta; 

  • Desorganização e perdas no estoque;

  • Máquinas e equipamentos que se encontram defasados.

Esses são só alguns exemplos de situações evidenciadas a partir de um diagnóstico e que demandam ajustes e correções. Ao aplicar o método na sua empresa, tenha a certeza de que, para cada erro identificado, há pelo menos uma causa e uma solução.

Como fazer um diagnóstico empresarial? 

As ferramentas úteis para o diagnóstico empresarial são diversas, e podem ser usadas independente da sua prestação de serviço ou ramo mercadológico. 

Uma delas você certamente já usa no dia a dia. Estamos falando do fluxo de caixa, que, se bem elaborado, pode dizer muito sobre a saúde financeira do negócio. Ele pode indicar, por exemplo, se é a hora de realizar investimentos ou de buscar empréstimo para quitar débitos.

Um brainstorming – momento em que os profissionais falam todas as ideias que lhes vêm à mente sobre determinado projeto – também pode ser útil. Assim, a equipe conseguirá não apenas identificar oportunidades de melhorias, como descobrir novas soluções para os problemas. 

Outra boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado se dá através da Análise SWOT, que em português foi rebatizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A ideia central é identificar os pontos fortes e fracos do negócio, propondo melhorias e qualificando processos para tornar-se mais competitivo.

Outra opção, a partir dos problemas identificados, é estabelecer uma ordem de resposta a eles. Qual é o mais urgente? E o mais grave? A Matriz GUT e outras ferramentas de priorização de tarefas ajudam nesse sentido.

Perceba com esses exemplos que metodologias não faltam, com dinâmicas e complexidades diferentes. Se preferir, pode elaborar o próprio diagnóstico, ou seja, fazer a si mesmo perguntas de avaliação sobre o passado, o presente e o futuro da empresa. 

Embora qualquer movimento de diagnóstico seja melhor do que nenhum, essa é uma forma subjetiva de buscar soluções, já que exigirá respostas imparciais e não contará com uma visão de fora, nem mesmo para a proposição de um questionário padrão. Se a sua intenção for essa, o modelo de diagnóstico empresarial a seguir será bastante útil. 

Modelo de diagnóstico empresarial

No livro Business Diagnostics, os autores Rich Mimick, Mike Thompson e Terry Rachwal Ski propõem que o diagnóstico empresarial seja focado em 12 áreas principais. São elas:

  1. Ambiente externo;

  2. Concorrentes;

  3. Saúde financeira;

  4. Posição no mercado;

  5. Atração de clientes;

  6. Operações;

  7. Situação dos funcionários;

  8. Tecnologia;

  9. Foco estratégico;

  10. Liderança;

  11. Partes interessadas;

  12. Inovação.

A ideia desse modelo de diagnóstico de gestão estratégica de empresas, na avaliação dos autores, se justifica porque donos de negócios raramente têm tempo e disposição para adquirirem conhecimento através de cursos e buscarem atualização em competências de gestão.

A obra, bastante popular entre empreendedores americanos, se completa com uma ferramenta de diagnóstico online que fornece uma avaliação rápida do negócio. Trata-se de um teste, no qual é preciso qualificar a empresa de acordo com indicadores de desempenho.

A ferramenta está disponível apenas na língua inglesa, o que exige certo domínio do idioma para compreender os resultados. Mas não desanime: com base nas 12 premissas elencadas no livro Business Diagnostics, desenvolvemos um modelo de diagnóstico empresarial fácil, intuitivo e bastante rápido de aplicar.

Funciona assim: para cada uma das áreas, há uma afirmação que corresponde à realidade da empresa. Você deve responder se concorda ou discorda dela, atribuindo notas que vão de 1 a 7 – quanto mais alta a nota, maior é a sua concordância.

Complete o diagnóstico abaixo.

 

 

Não deixe o diagnóstico para depois

Agora que você já entende sobre a importância de um diagnóstico empresarial para o seu negócio, saiba que ainda é preciso avançar mais um passo quando se fala em gestão: contar com o apoio da tecnologia para ter um controle financeiro completo. 

E a Conta Azul Pro te ajuda nisso! Trata-se de uma plataforma de gestão financeira com inúmeras funcionalidades. Por ser 100% digital, esse ERP online tem tudo o que você precisa para gerenciar a sua empresa e monitorar o desempenho em tempo real, com poucos cliques.

Com a Conta Azul Pro, o gestor tem acesso facilitado aos dados que são importantes para fazer o diagnóstico empresarial, solucionando em tempo hábil os gargalos em determinada operação. 

As principais facilidades dessa plataforma são:

  • Controle do estoque e das vendas. É possível até receber alertas quando os itens atingem as quantidades mínimas;

  • Relatórios variados de todos os setores;

  • Monitoramento do fluxo de caixa e conciliação bancária automática. Então, nada de passar horas conferindo todos os lançamentos;

  • Emissão descomplicada de notas fiscais, sem a necessidade de envio de malotes ao contador;

  • Cadastro de clientes, fornecedores e parceiros;

  • E muito mais! 

Toda e qualquer empresa pode usar a Conta Azul para otimizar a gestão, reduzir os erros devido às tarefas manuais e ter um controle total do negócio. 

E ainda não acabou! 

Com o App Conta Azul de Bolso, você verifica, pelo celular, o estoque, as vendas, o fluxo de caixa e envia propostas personalizadas. 

Conheça melhor a Conta Azul agora mesmo: clique aqui e faça um teste grátis! 

Leia mais

Conheça Conta Azul

contaazul.com

© 2023 Conta Azul ® Todos os Direitos Reservados