E-commerce

Controle financeiro para lojas físicas e virtuais: o guia definitivo

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 23/01/2024 | 4 mins de leitura

Controle financeiro para lojas físicas e virtuais

O controle financeiro em lojas físicas e virtuais é uma peça-chave nas engrenagens de qualquer comércio. Quando não se dá a devida atenção a essa parte do negócio, todos os indicadores podem sofrer.

Por isso, cabe a pergunta: como anda o controle financeiro na sua empresa? Você dedica toda a atenção necessária para garantir não apenas a sustentabilidade e a viabilidade do negócio, mas também o aprimoramento dos resultados, a multiplicação das vendas e a expansão do faturamento?

banner-ca-pro (1)

Esse tipo de controle ajuda o empresário a identificar quais são os pontos críticos do seu negócio e onde estão os aspectos que necessitam de ajustes imediatos. É, como se pode perceber, também uma ferramenta de diagnóstico, o que é sempre tão relevante para todo o tipo de empresa.

Assim, os processos internos são otimizados e refinados para as tomadas de decisão que vão determinar o sucesso (ou fracasso) da empresa. Na teoria, tudo muito bonito. Mas e na prática? Vamos conversar a respeito?

Importância do controle financeiro em lojas físicas e virtuais

Muitas vezes, o controle financeiro no varejo acaba sendo deixado de lado por muitos donos de negócios, pois não é considerado uma tarefa fácil. Mas será tão difícil assim? É hora de encarar o problema de frente.

Na verdade, trata-se de um dos maiores desafios do negócio. E também uma de suas grandes necessidades. Essa dificuldade leva alguns varejistas a navegarem sem uma bússola, a gerenciar no escuro, sem entender o passado ou projetar o futuro.

Não por acaso, é nesse cenário que se eleva o risco diante de qualquer tempestade econômica, reduzindo a possibilidade de ancoragem em um porto seguro.

O principal problema ao tentar viabilizar o controle financeiro está na quantidade enorme de variáveis e fatores que precisam ser monitorados. De fora, pode parecer simples: basta aumentar o número de vendas, correto?

Não.

Vender mais não significa, por si só, uma melhoria na saúde financeira do negócio. Afinal, de que adianta elevar o faturamento em 10% se, para isso, os gastos cresceram 12%. Faz sentido? Não, não faz.

E reduzir a quantidade de produtos parados no estoque? Embora o giro seja positivo, também essa medida não pode ser analisada de forma isolada. Afinal, livrar-se de mercadorias sem planejamento não impede prejuízos e nem sequer é garantia de amenizá-los.

Embora possamos encontrar objeções em todas as ações, não significa que não haja um caminho a seguir. E o que este guia propõe é justamente pensar na solução a partir do controle financeiro para varejo e e-commerce.

Essa estratégia deve ser precisa nos detalhes (com noção exata de cada um dos fatores), mas não pode se descuidar da conjuntura de variáveis que formam o esqueleto do negócio.

Para entender mais sobre a importância da gestão financeira para a sua empresa, assista ao nosso vídeo:

 

5 ações essenciais da gestão financeira em lojas

Estas ações devem fazer parte do planejamento financeiro e da gestão no dia a dia de qualquer empresa varejista:

1. Controle de custos

O controle de custos permite o monitoramento do dinheiro gasto pelo negócio, identificando se ele está sendo aplicado de forma eficiente ou sem retorno significativo. 

2. Auditoria interna

Realizada pelo contador (próprio ou terceirizado), esse processo consiste em examinar as informações contábeis da empresa, buscando identificar se a gestão está adequada ou se as práticas precisam ser modificadas. 

3. Fluxo de caixa

Cabe ao gestor monitorar suas receitas e despesas diariamente, incluindo contas a pagar e a receber, considerando os custos fixos e variáveis do negócio.

4. Balanço patrimonial

O balanço patrimonial revela qual o patrimônio líquido da empresa, que representa a diferença entre ativos e passivos. 

5. Conciliação bancária

Nada mais é do que um comparativo entre entradas e saídas do caixa com a movimentação financeira no banco. 

Pronto, agora conhecemos as principais ações da gestão financeira em lojas físicas e virtuais. Mas como colocá-las em prática?

Guia de controle financeiro para lojas físicas e virtuais

Preparamos um guia especial para ajudar nessa tarefa. Nele, você vai aprender:

  • Como utilizar a tecnologia para a gestão do dinheiro em lojas físicas e virtuais
  • Como enfrentar os desafios do controle financeiro em empresas do varejo
  • Como analisar os números para tomar as melhores decisões no dia a dia
  • Como fazer a gestão financeira de um pequeno comércio passo a passo.

Ficou interessado? Então baixe agora o e-book:

Leia também