Contabilidade

Dia do Contador: saiba como surgiu a comemoração

Anselmo Massad Anselmo Massad | Atualizado em: 22/09/2023 | 15 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro. Trata-se de uma celebração da importância deste profissional para a sociedade, responsável por auxiliar a vida tributária e financeira de pessoas físicas e jurídicas;
  • Conhecer a origem dessa área e celebrar a data é uma forma para valorizar os profissionais e as funções desempenhadas;
  • Neste post, você vai entender como o Dia do Contador surgiu, o papel essencial da profissão, dicas de homenagem e conhecer outras datas importantes para os profissionais de contabilidade.

Experimente grátis a Conta Azul!

Quando olhamos para datas comemorativas nacionais e internacionais, é comum ficarmos curiosos com a origem da celebração. Afinal, por trás de cada homenagem há uma história diferente. Hoje será dia de explorar a origem do Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro.

Mas antes de seguir em frente, vamos a uma pequena reflexão: você já parou para pensar na importância da contabilidade para o crescimento das empresas? Já refletiu sobre como a profissão é essencial para o desenvolvimento do país?

Estamos falando de uma profissão que vai muito além de ajudar pessoas físicas e jurídicas a pagarem tributos. Os contadores são protagonistas quando o assunto são as atividades econômicas e a prestação de contas para os cofres públicos,além de se posicionarem como parceiros estratégicos para o empreendedorismo e a gestão financeira empresarial. 

Para celebrar uma profissão tão indispensável, vamos entender como e porque existe a contabilidade, qual é o papel do contador na realidade corporativa e também conhecer formas de exaltar os profissionais que atuam nessa carreira.

Confira os tópicos:

Dois homens e uma mulher conversam sorridentes sentados em frente a uma mesa com um computador

Como surgiu o Dia do Contador?

No dia 22 de setembro de 1945, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.° 7.988, sobre os cursos de Ensino Superior de Ciências Contábeis e Atuariais e de Ciências Econômicas, criando a primeira graduação na área. Assim, surge o Dia do Contador.

Desde então, a ocasião tornou-se um marco para destacar a contribuição desses profissionais para o desenvolvimento econômico e financeiro do país.

No entanto, a contabilidade é mais antiga do que isso e existe desde os primeiros registros comerciais, contábeis, de dinheiro e de outros recursos. Com o passar do tempo, a profissão evoluiu e acabou se tornando essencial para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa.

Até hoje, o dia 22 de setembro é utilizado para celebrar a importância dos especialistas em contabilidade e reconhecer seu papel fundamental na gestão financeira e econômica das empresas e instituições.

Mas, por que a contabilidade existe?

Como citamos, a contabilidade existe desde que o ser humano começou a registrar as operações do comércio. Quando começamos a vender, a contabilidade já existia, ainda que sua versão moderna tenha surgido em 1494, com o Frei Franciso Luca Pacioli.

Se a contabilidade tem o papel de ser a ciência aplicada que estuda o patrimônio de uma pessoa (física ou jurídica), então ela serve para medir a realidade econômica da mesma. Dessa forma, este profissional ajuda a administrar melhor os recursos, evitando escassez, eliminando prejuízo e garantindo a prosperidade.

A contabilidade é essencial porque fornece uma visão clara e precisa das finanças de empresas e organizações. Ela desempenha um papel crucial na tomada de decisões, na avaliação do desempenho financeiro e na garantia de conformidade com regulamentos fiscais e leis trabalhistas. 

Além de ser fundamental em termos de gestão, essa profissão ainda ajuda a manter a transparência e a confiabilidade nas atividades financeiras, contribuindo para o sucesso econômico e sustentabilidade a longo prazo.

Ou seja, sua importância para as empresas e para o mercado são indiscutíveis. Justamente por isso que é celebrado o Dia do Contador.

O papel do contador na atualidade 

Agora que você já sabe qual é o Dia do Contador e porque essa carreira é tão importante, vamos destacar os papéis desempenhados pelos profissionais da área. Eles podem ser descritos a partir de alguns pontos principais. São eles:

Planejamento tributário

O primeiro ponto é o planejamento tributário das empresas. Isso inclui desde a escolha do regime ideal de tributos para cada negócio até a gestão do pagamento desses impostos. 

Esse planejamento é essencial por conta de vários fatores. Um deles é o fato de que alguns impostos, se forem pagos adiantados, têm descontos, e essa informação é importante na hora de alocar os recursos.

Fora isso, o planejamento é capaz de evitar multas e suspensão de atividades devido ao atraso no cumprimento das obrigações fiscais. 

Controle financeiro

O segundo é o controle financeiro da empresa. O contador lida com a avaliação do fluxo de caixa, dos balanços, da circulação de ativos, do desempenho financeiro e de diversos outros dados que envolvem o dinheiro do negócio. 

Um contador consultor vai mais fundo na gestão financeira e pode sugerir mudanças, auxiliar escolhas e mostrar caminhos para diminuir custos e aumentar a lucratividade da empresa.

Há também uma outra possibilidade de atuação do profissional, que é por meio da terceirização da gestão financeira, processo conhecido como BPO

Neste modelo de serviço, o contador passa a ser o administrador financeiro da empresa, tendo controle sobre todos os processos e oferecendo um serviço completo, de maior valor agregado. 

Consultoria

Ainda em relação à consultoria, nossos estudos, experiências com profissionais parceiros e previsões indicam que o mercado precisa de contadores consultores. Os principais diferenciais desta postura estão no método e na proposta de valor oferecida aos clientes.

Isso porque muitos empreendedores ainda veem o contador como um “mal necessário”, ou seja, o profissional da burocracia, que apaga incêndio e corre atrás de guias atrasadas.

O contador consultor é diferente disso e está anos-luz à frente dessa postura mais antiga.

Afinal, ele estuda e aprimora seus serviços com ferramentas digitais, analisa os relatórios do cliente, ajudando-o a enxergar problemas e oportunidades. Dessa forma, torna-se o braço direito, um grande aliado para que o empreendedor alcance o sucesso.

O contador consultor ajuda os seus clientes na identificação de soluções realmente duradouras, fazendo a diferença na empresa.

Desenvolvimento de relatórios

Um bom trabalho de contabilidade consultiva ainda envolve a criação de relatórios para descrever a realidade financeira das empresas

Eles podem ser usados para previsão de gastos, construção de orçamentos e outros processos ligados à tomada de decisão dos empreendedores.

Esses relatórios servem para identificar a saúde das finanças, agregar mais segurança diante da necessidade de investimentos, embasar eventuais cortes financeiros, entre outros aspectos de gestão que exigem assertividade e clareza

Gestão trabalhista

O quinto ponto é a administração de recursos humanos. Isso mesmo: muita gente pensa em psicólogo ou administrador para essa área, mas é importante saber que contadores também desempenham um papel fundamental nesse setor.

O contador é quem conhece a legislação e as rotinas fiscais relacionadas às obrigações trabalhistas da empresa, como recolhimento de tributos e garantia de direitos dos colaboradores. 

Folhas de pagamento

Dentro da gestão trabalhista, uma das atribuições mais relevantes do contador é elaborar e controlar as folhas de pagamento. 

Cabe a esse profissional garantir que todos os colaboradores estão sendo pagos adequadamente e que os devidos tributos estão sendo repassados, considerando ainda questões como férias, benefícios, horas extras, etc.

Outras funções

A lista de funções que esse profissional cumpre é enorme, e cada uma delas requer um perfil. Além das atribuições mencionadas anteriormente, a atuação de um contador abrange uma ampla gama de responsabilidades estratégicas para as empresas. 

A lista de demandas pode incluir:

  1. Análise de viabilidade de investimentos;
  2. Auditoria interna;
  3. Gestão e análise de riscos financeiros;
  4. Elaboração de orçamentos detalhados;
  5. Desenvolvimento de políticas de conformidade financeira;
  6. Conciliação bancária. 

A versatilidade do contador o torna um profissional fundamental para a saúde financeira e o sucesso dos negócios, desempenhando um papel vital em diversas áreas da gestão financeira e estratégica.

Parabenize o seu contador 

Não basta saber quando é o Dia do Contador. Agora que você está por dentro da importância dessa função, nada melhor do que celebrar a carreira e os profissionais que dão duro para manter as obrigações da empresa em dia, concorda?

Abaixo, selecionamos 5 frases para homenagear seu contador, seja nas redes sociais do seu negócio, por mensagens diretas ou pessoalmente. Confira:

  1. “Hoje queremos celebrar e agradecer aos nossos parceiros por trás de cada balanço financeiro bem-sucedido. Feliz Dia do Contador!”
  1. “Os contadores são a ponte entre números e decisões inteligentes. Agradecemos sua dedicação!”
  1. “Em um mar de números, os contadores são nosso farol. Obrigado por nos guiar! Feliz Dia do Contador.”
  1. “A contabilidade é a base estrutural dos negócios. Portanto, são os contadores que arquitetam o sucesso das empresas. Parabéns aos profissionais da área pelo seu dia!”
  1. “Na complexa balança das finanças, os contadores garantem que tudo se equilibre perfeitamente. Obrigado por contribuir com nossa empresa. Feliz Dia do Contador.”

Conheça outras datas importantes para profissionais de contabilidade 

Ciente sobre quando é o Dia do Contador, vale ressaltar que existem outras datas comemorativas criadas para celebrar os profissionais da área. São elas:

Dia do Empresário Contábil

Como o próprio nome sugere, o Dia do Empresário Contábil propõe a valorização dos profissionais que decidiram empreender na área da contabilidade, mantendo seus próprios escritórios ou consultorias, por exemplo.

A celebração da data ocorre desde 2011, todo dia 12 de janeiro. Sua criação foi uma iniciativa do então deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Dia do Profissional de Contabilidade

Considerado patrono dos profissionais de contabilidade, João Lyra criou o Dia do Contabilista em 1926. O objetivo era exaltar os técnicos da área. Celebrada em 25 de abril, a data foi regulamentada apenas em 1979.

Por ser uma ocasião voltada a todos os profissionais da contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade decidiu em 2012 mudar o nome da celebração. Agora, ela se chama Dia do Profissional de Contabilidade. Isso também se deve à modernização dessa carreira.

Dia do Técnico em Contabilidade

A profissão de Técnico em Contabilidade é regulamentada no país desde 20 de novembro de 1945. O decreto responsável pela criação dessa carreira foi assinado pelo então presidente José de Linhares.

Essa mesma data foi escolhida para homenagear os profissionais de contabilidade que não são bacharéis. Afinal, sua formação técnica, que lhes permite atuar como auxiliares, também possui um papel imprescindível na área.

Dúvidas frequentes

Depois de conferir os principais detalhes sobre o Dia do Contador e as particularidades da profissão, pode ser que você ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto. 

Para te ajudar, abaixo respondemos as perguntas mais comuns sobre o tema:

Qual a diferença entre um Contador e um Contabilista? 

Como você viu no item anterior, além do Dia do Contador, também existe o Dia do Técnico em Contabilidade, que é conhecido como contabilista. Se você está se perguntando qual a diferença entre essas duas profissões, ela está no nível de qualificação.

Basicamente, o contador é o profissional graduado em Ciências Contábeis. Já o contabilista são profissionais que têm curso superior ou técnico-profissionalizante na área. 

Portanto, todo contador é contabilista, mas nem todo contabilista é contador. Para entender melhor as diferenças e semelhanças, clique aqui e confira um post publicado em nosso blog!

Dia do contador é feriado? 

Apesar da importância do Dia do Contador, 22 de setembro não é considerado feriado. Isso porque o objetivo principal da data é apenas celebrar, agradecer e incentivar a valorização dos profissionais da área. 

Toda empresa precisa de um contador? 

A resposta é sim. De acordo com o Código Civil Brasileiro, as empresas devem seguir um sistema de contabilidade, levantar balanço patrimonial e demonstrar resultados econômicos. Essas atividades devem ser executadas com assistência contábil. 

Inclusive, o contador é responsável por assinar documentos e livros que comprovam a regularidade do negócio, e só quem é registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) está habilitado para elaborar alguns dos documentos obrigatórios na hora de prestar contas à União.

Esses fatores apontam o porquê da obrigatoriedade prevista em lei. A União exige que um profissional especialista dê validade para demonstrativos e a prestação de contas empresariais. 

Ou seja, toda empresa precisa de um bom contador, dotado de conhecimento e qualificação necessários para lidar com as demandas fiscais. 

É por meio de uma contabilidade bem feita que a empresa se livra de erros, irregularidades e prejuízos que atrapalham seu desenvolvimento e os resultados. 

Por fim, vale destacar que a única exceção à regra apresentada aqui são os MEIs, dada a natureza simplificada desse tipo de negócio. 

Mesmo assim, o recomendado é que microempreendedores individuais também tenham o apoio de contadores quando possível, a fim de otimizar seus processos financeiros.

Empreendedor: prepare-se para o futuro ao lado do seu contador

Que tal garantir mais controle sobre a gestão da sua empresa e garantir uma atuação ainda mais próxima do seu contador? A Conta Azul Pro é um ERP em nuvem que centraliza toda a administração do seu negócio. 

Em só um lugar, você acessa facilmente informações e relatórios sobre:

  • Contas a pagar e a receber;
  • Fluxo de caixa;
  • Vendas;
  • Compras e fornecedores;
  • Clientes;
  • Cobranças;
  • Notas fiscais;
  • Contratos recorrentes;
  • Estoque e produtos.

O melhor de tudo é que você pode compartilhar essas informações automaticamente com a contabilidade, por meio da Conta Azul Mais. Isso significa o envio em tempo real e sem erros os dados que seu parceiro precisa para executar o seu trabalho com agilidade e precisão.

Outra vantagem é o app Conta Azul de Bolso, que permite o acesso em tempo real das vendas, do estoque e do financeiro, tudo pelo celular. 

Contador: aproveite as vantagens que a Conta Azul oferece a você

A Conta Azul acredita que o mercado e a economia só se desenvolvem se todos trabalharem juntos. Por isso, oferecemos gratuitamente aos contadores e especialistas financeiros a Conta Azul Mais, plataforma de automação para BPO financeiro e contabilidade

Com ele, os profissionais têm acesso aos dados dos clientes em tempo real, recebem extratos bancários e notas fiscais conciliados e podem visualizar insights sobre a performance das empresas que atendem. 

Além disso, é possível fazer a integração com os principais sistemas contábeis do mercado.

Outra vantagem é que os escritórios que usam a Conta Azul Mais podem participar gratuitamente do Programa de Parceria da Conta Azul. Ele oferece benefícios exclusivos de acordo com a evolução do parceiro na jornada, como consultorias para organizar clientes, conquistar mais produtividade, ter clientes satisfeitos e crescer. 

Quiz para contadores: descubra seu perfil!

Além de estar sempre por dentro das regras fiscais e tributárias, os contadores precisam se atualizar em áreas como experiência do cliente, inovação, especialização, estratégia e escala. 

Isso porque não basta fazer o trabalho do dia a dia: é importante também dar atenção ao atendimento, desenvolvimento de carreira e crescimento do escritório.

Para ajudar esses profissionais a identificarem quais são as habilidades em que se destacam e quais podem ser aprimoradas, a Conta Azul elaborou um quiz de contabilidade. Se você é contador, faça o teste para entender qual é o seu perfil. Mas, se você é um empreendedor, envie o quiz para seu parceiro contábil e ajude-o a se desenvolver!

Clique aqui e acesse o material.

Leia também