Controle Financeiro

Economize até 20h de trabalho com a conciliação bancária da Conta Azul

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 12 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Conciliação bancária é o processo de comparar os valores que saíram e entraram da conta bancária com os movimentos registrados no controle financeiro da empresa;
  • Ela é essencial para a gestão financeira e para verificar se houve erros ou desvios durante a operação;
  • Existem formas rápidas, otimizadas e inteligentes de fazer a conciliação bancária do seu negócio. Entenda abaixo como a Conta Azul ajuda você!

Experimente grátis a Conta Azul!

Saber qual é o seu saldo bancário depois que você recebeu pelas suas vendas e pagou as contas do mês é uma das informações básicas para o sucesso do controle financeiro. É também conferindo esses dados que você terá certeza se os números da sua conta batem com os seus controles internos e se houve alguma fraude ou falha durante o processo.

Usar a conciliação bancária da Conta Azul ajuda a eliminar problemas como esses, além de otimizar e automatizar atividades que tomam tempo por serem feitas de forma manual. Com essa ferramenta, você aumenta a produtividade da sua equipe, diminui os erros e torna o processo muito mais assertivo.

Para mostrar como essa funcionalidade facilita o dia a dia da sua empresa, preparamos esse conteúdo que explica como funciona a conciliação bancária da Conta Azul e quais as vantagens de contar com essa solução. Fique conosco até o final para entender como maximizar a organização financeira do seu negócio!

Mulher mexendo no celular em frente ao notebook

O que é conciliação bancária

Conciliação bancária é a comparação entre os movimentos financeiros do controle interno da empresa e o que está informado no extrato da sua conta no banco. Dessa forma, você compara valores e movimentações para verificar se o saldo que você imaginava é o que realmente possui e identificar possíveis irregularidades ou erros.

Esse processo é muito importante para que você saiba efetivamente como anda a saúde financeira do seu negócio. É por meio dele que você confirma se recebeu por todas as suas vendas, se conseguiu pagar as contas pendentes e se sobrou algo para que você possa reinvestir na empresa.

Você pode fazer essa checagem de forma diária ou semanal, dependendo do número de movimentações e da necessidade da sua empresa. Quanto mais frequente for esse processo, mais clareza você terá sobre suas finanças. E isso vale também para a integração com a contabilidade, que terá mais visibilidade sobre as movimentações.

Muitas pessoas podem confundir a conciliação bancária com o fluxo de caixa, mas são coisas diferentes. Enquanto o fluxo de caixa é o registro do dinheiro que deve entrar e sair da empresa, a conciliação bancária é a confirmação se essas entradas e saídas realmente ocorreram. 

Qual a diferença entre integração bancária e conciliação bancária?

Outra confusão que pode acontecer com frequência é entre a conciliação bancária e a integração bancária. São duas operações com nomes e funcionamento semelhantes, mas com diferenças fundamentais. 

A integração bancária ocorre quando os dados do seu extrato são passados para o ERP. Isso pode ser feito de forma automática ou manual, por meio da importação do extrato OFX. Já a conciliação é quando você compara esses dados bancários com os seus registros de contas a pagar e a receber.

Saiba que a Conta Azul facilita a sua vida nas duas operações. Nosso ERP é capaz de automatizar a integração, fazendo com que as trocas de dados sejam feitas sem erros, sem desperdício de tempo com trabalho manual e em tempo real. 

Oferecemos esses serviços para alguns dos principais bancos do Brasil – e nossa lista está aumentando. Conheça cada um deles e saiba como integrá-los à Conta Azul Pro:

Com os dados dentro do ERP, você pode fazer a conciliação e associar os recebimentos e pagamentos aos seus registros financeiros. Ao fazer essa confirmação, a baixa é dada automaticamente nas contas a pagar e a receber.

Ao automatizar esses processos, você otimiza seu tempo e aumenta sua produtividade. Com o tempo economizado nas tarefas manuais, você poderá focar em planejamento e outras atividades estratégicas para a sua empresa.

A importância da conciliação bancária para seu negócio   

Como já citamos, a conciliação bancária é um processo essencial para a gestão financeira do seu negócio. É com ela que você garante o controle das movimentações de dinheiro e tem uma visão confiável e atualizada do seu saldo bancário.

Ao ter esses dados, você fica sabendo da real situação da sua empresa e pode gerar relatórios mais precisos. Todos esses fatores são importantes para ajudá-lo na tomada de decisão e no planejamento financeiro, pontos que interferem no futuro e na possibilidade de crescimento do seu negócio.

Fazer a conciliação também é a melhor forma de localizar fraudes internas, desvios,depósitos indevidos e até erros por engano nas operações bancárias. Quando você compara por onde passou cada centavo dentro da sua empresa com o que efetivamente entrou ou saiu da conta bancária, é possível encontrar inconsistências.

Isso quer dizer que se algum colaborador ou sócio fizer movimentações indevidas, deixar de contabilizar valores que deveriam ter sido registrados ou cometer algum erro de lançamento, ficará evidente. 

Por exemplo, suas movimentações internas podem apontar que seu saldo deveria ser x, mas no extrato aparece apenas 75% desse valor. Onde foram parar os 25%? Uma auditoria interna levará à resposta.

Ao fazer a conciliação bancária, você consegue identificar dados inconsistentes que levarão a consequências negativas. Entre elas, estão erros de tomada de decisão e problemas com o Fisco ao declarar valores.

Benefícios de automatizar a conciliação bancária com a Conta Azul 

Muitos empreendedores podem ainda utilizar planilhas para fazer a conciliação bancária. Esse é um passo importante quando se está iniciando a organização financeira do negócio – mas, para focar no crescimento da sua empresa, é importante evoluir.

Isso significa automatizar rotinas financeiras que tomam seu tempo e o impedem de realizar atividades mais estratégicas. E é isso que a Conta Azul Pro faz por você: ao utilizar nosso ERP, você economiza até 20 horas de trabalho por mês.

Além disso, esse sistema permite que você tenha um controle maior e mais realista sobre seus lançamentos e suas movimentações, e tornando todo esse processo mais tranquilo, preciso, rápido e inteligente

Ao obter esses dados de forma mais atualizada e segura, você consegue encontrar problemas rapidamente, o que significa mais facilidade e agilidade para resolvê-los e consequências menores para a sua empresa.

Como funciona a conciliação bancária na Conta Azul

Assim como grande parte das funcionalidades do nosso ERP, a conciliação bancária da Conta Azul também pode ser automatizada. Depois de fazer a integração bancária, são três as possibilidades:  

1. A funcionalidade faz a busca nas contas a pagar e a receber dos lançamentos que correspondam aos importados do extrato bancário. Quando você acessar a conciliação, as movimentações financeiras correspondentes já estarão localizadas, e basta clicar em “Conciliar”. Com isso, a baixa é dada automaticamente no financeiro.

Para que a conciliação seja feita dessa forma, você precisa antes ter lançado no financeiro as contas a pagar e a receber e/ou as compras e a vendas, mesmo que com valor aproximado. Caso o valor que foi pago no banco esteja diferente do que está registrado no ERP, é possível fazer a correção. 

2. Você também pode ativar a conciliação automática, para não ter que conciliar manualmente os lançamentos importados do banco. Para isso, também é preciso já ter os lançamentos registrados nas contas a pagar e a receber.

Nas configurações, você pode escolher se serão conciliadas automaticamente as correspondências exatas (lançamentos com valores e data de vencimento iguais) e/ou as correspondências aproximadas (lançamentos com valores iguais e data de vencimento de menos 5 dias ou mais 5 dias de diferença).

3. Caso o sistema não encontre no financeiro os mesmos lançamentos que foram importados via extrato bancário, é possível criar novos lançamentos com as informações puxadas pela integração bancária.

Como fazer conciliação bancária na Conta Azul: passo a passo

A conciliação bancária automática da Conta Azul pode ser feita em poucos passos. O primeiro deles é, como já mencionamos, fazer a integração automática com um dos bancos homologados na Conta Azul ou fazer a importação do extrato OFX

Depois, confirme se o saldo inicial da conta está correto, se o banco trouxe as movimentações do período conforme seu extrato e se há lançamentos efetuados na Conta Azul Pro.

A próxima etapa é decidir se você quer fazer a conciliação de forma automática ou manual.

Conciliação manual

Para iniciar o processo de conciliação manual, acesse “Financeiro” no menu à esquerda. Depois vá em “Contas Financeiras”, clique sobre a conta do logo e selecione a opção “Conciliações pendentes”. 

Na próxima tela, você verá as movimentações vindas do banco que ainda não foram conciliadas. Ela apresentará duas colunas: 

  • À esquerda, estarão os lançamentos do banco importados na integração;
  • À direita, você verá os lançamentos feitos na Conta Azul. 

A partir destas sugestões, você pode clicar no botão “Conciliar”, para dar baixa automática no Financeiro, ou criar um novo lançamento no ERP. 

Conciliação automática

Já para ativar a conciliação automática, acesse Financeiro > Contas Financeiras  > Conciliação Automática. Depois de selecionar as opções “Correspondência exata” e/ou “Correspondência aproximada”, ao importar o extrato OFX ou buscar os lançamentos com a integração bancária, as conciliações automáticas serão processadas e aparecerão na tela de Movimentações com o status “Conciliado Automático”.

Para entender em detalhes como funcionam essas operações, assista ao vídeo abaixo:

Suporte e segurança: diferenciais da conciliação bancária na Conta Azul

Você viu que a conciliação bancária da Conta Azul traz várias vantagens para a sua empresa, mas ainda pode estar em dúvida quanto a duas coisas: a segurança dos seus dados bancários e a facilidade de implementar esse sistema na sua empresa.

Quanto ao primeiro ponto: saiba que a Conta Azul utiliza os mesmo processos de segurança dos bancos online. Com a ferramenta SSL, você garante o tráfego e armazenamento seguro de todos os dados do seu negócio. 

Já para as questões de uso e implementação do software, você pode contar com o suporte da Conta Azul. Oferecemos atendimento por WhatsApp, telefone, chatbot e abertura de chamados

Você também pode acessar a Central de Ajuda, que responde às principais dúvidas sobre a utilização da Conta Azul Pro, e ver treinamentos ao vivo e gravados no portal Conta Azul na Prática.

Como você conferiu ao longo do texto, a conciliação bancária é um processo essencial para o controle financeiro do seu negócio. Porém, além de saber qual a importância dela, para alcançar os melhores resultados você deve se atentar a como ela é feita

Sem dúvidas, a automatização é o melhor caminho para diminuir as chances de erros e desvios, além de otimizar seu tempo e aumentar a produtividade

Essas vantagens podem ser encontradas na Conta Azul Pro, ERP que facilita a organização financeira do seu negócio ao integrar setores, oferecer relatórios com dados em tempo real e disponibilizar funcionalidades como emissão de nota fiscal, gestão de estoque e muito mais!

Quer experimentar todos esses benefícios na prática? Clique aqui e faça agora mesmo um teste grátis da Conta Azul Pro!

Leia também