O que é auditoria contábil?

29 Comentários Publicado:  Assunto: Fiscal e Tributário
 

O que é auditoria contábil?

Quem quer montar uma empresa sempre se depara com inúmeros termos específicos da contabilidade, que podem ser simples, mas se apresentam primeiramente como bichos de sete cabeças. Não se assuste! O assunto hoje é auditoria e preparamos um post para você entender direitinho o que é auditoria contábil.

Ganhe tempo e agilize tarefas com um sistema integrado de gestão com o ContaAzul

A auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro.

Essa auditoria pode ser realizada em qualquer empresa, de qualquer tamanho, com ou sem fins lucrativos.. Ela examina a exatidão dos registros, tendo como foco diversos aspectos da organização, tais como o administrativo, patrimonial, fiscal, técnico, financeiro, econômica e ético. O relatório de auditoria deverá possibilitar a identificação dos problemas observados, as consequências e possíveis recomendações para a correção.

Valer-se de uma auditoria possibilita a fiscalização quanto à eficiência dos controles internos da empresa, assegurando maior correção dos registros contábeis, dificultando possíveis desvios de bens patrimoniais e opinando sobre a adequação das demonstrações contábeis. Assim, são obtidas maiores informações sobre a situação econômica real da empresa para todos os donos, incluindo sócios e acionistas.

O que é passível de auditar na empresa é seu balanço patrimonial, resultados do exercício e da demonstração do fluxo de caixa .

Para um bom trabalho de auditoria, é preciso que a empresa auditada acompanhe o serviço de perto e sempre disponibilize seus dados para análise. Ao auditor cabe total independência e imparcialidade de analise durante todo o processo demonstrando os dados de forma clara e objetiva, baseando-se nas normas brasileiras da contabilidade. 

Esperamos que você tenha entendido o que é auditoria contábil até aqui. Qualquer dúvida é só deixar nos nossos nosso comentários. Até a próxima!

Eliana Krumheuer
Sobre o autor

Analista Fiscal na ContaAzul. É formada em Ciências Contábeis pela Univille e pós-graduada em Planejamento Tributário pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

29 Comentários
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!