Avaliação de fornecedores: o que é e como fazer de forma prática?

Sobre o que estamos falando?

  • Fazer uma boa avaliação de fornecedores é o primeiro passo para garantir boa experiência dos clientes e melhorar as finanças do negócio;
  • É preciso que o empreendedor tenha cuidado redobrado na hora de escolher os prestadores de serviço ou fornecedores de produtos, já que isso é fundamental para garantir a qualidade dos processos da empresa;
  • A Conta Azul Pro é uma plataforma integrada que ajuda no gerenciamento da empresa como um todo, da gestão de fornecedores à análise das métricas do negócio. Tudo 100% online e fácil de usar.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Contratar fornecedores é uma tarefa que exige bastante atenção. Isso porque eles serão responsáveis pela qualidade de um ou outro processo da sua empresa. 

Considere uma loja de roupas que contrata uma agência de marketing para cuidar das redes sociais. Se uma postagem estiver errada, não é a prestadora de serviço que será responsabilizada e sim, a marca que a contratou. 

Para os clientes, o que importa é o resultado final, ou seja, a entrega de qualidade de um produto ou serviço. Se para isso acontecer você precisará contar com vários fornecedores, para o público, não faz a menor diferença.

Continue lendo para entender o passo a passo de uma avaliação assertiva dos fornecedores. Assim é possível garantir uma boa experiência e a satisfação dos clientes. Boa leitura! 

Confira os seguintes tópicos:

O que é uma avaliação de fornecedores?

Avaliação de fornecedores é o processo onde o dono da empresa e/ou gestor responsável verifica a procedência e a credibilidade dos prestadores de serviço/produtos

Estudar a reputação dos fornecedores e entender todo o funcionamento da prestação de serviços são os principais objetivos dessa avaliação. 

Tal processo começa com a análise do CNPJ e vai até o que dizem a respeito da empresa nas redes sociais e em sites de avaliação, como o Reclame Aqui.

Por que é importante?

Fazer uma boa avaliação de fornecedores é importante para manter a qualidade dos produtos e serviços e também a imagem positiva da marca. Além disso, estudar os prestadores de serviços antes da contratação é fundamental para reduzir custos.

Ao analisá-los bem, você consegue descobrir se realmente o que eles oferecem atende às necessidades da empresa. O que sai muito mais barato do que descobrir isso após o contrato assinado e o serviço acontecendo. 

Verificar a credibilidade dos prestadores ajuda a evitar o estresse e a dor de cabeça de administrar situações delicadas. Pagar e não receber pelo que foi combinado é um exemplo. 

4 pontos para considerar na hora de avaliar um novo fornecedor

Listamos os principais pontos que todo empreendedor deve analisar antes de contratar fornecedores. No entanto, dependendo do tipo de negócio, outras etapas podem ser necessárias.

1# Preço

Toda a empresa busca sempre a redução dos custos. Portanto, o preço é um dos itens a serem considerados na hora da avaliação de fornecedores.

O ideal é pesquisar bastante, comparar orçamentos e todo o custo-benefício envolvido. Não se esqueça de consultar também as formas de pagamento.

A questão é que, mesmo o preço sendo importante, não deve ser o único critério para a escolha de um prestador de serviço. Lembre-se, em primeiro lugar, da experiência que deseja oferecer aos clientes e que o barato demais pode sair caro.

Dessa forma, analise o preço, mas nunca em detrimento da qualidade

2# Prazos

Prazo de entrega ou execução é um item importantíssimo a ser analisado. Isso porque os atrasos podem prejudicar a operação e, até mesmo, a imagem da empresa perante o público. 

Além de escolher fornecedores que cumpram com os prazos acordados, faça uma lista com outros prestadores de serviços para urgências e imprevistos. 

3# Credibilidade

Quando você vai comprar em uma loja que não conhece, o que costuma fazer: fechar a compra às cegas ou consultar a opinião de quem já comprou nessa empresa?

Com certeza, é bem provável que tenha optado por pedir a opinião de pessoas que já compraram. O motivo: consultar a credibilidade do negócio. 

Portanto, com os seus fornecedores, faça o mesmo. 

Consulte a opinião de quem já negociou com o prestador de serviço e verifique em todos os canais a credibilidade do fornecedor. Assim, você preserva a imagem da empresa e ainda garante a entrega de qualidade para os clientes.

4# Qualidade

Como falamos, na hora de avaliar e escolher os fornecedores, a qualidade da entrega deve estar em primeiro lugar. É com foco neste item que o empreendedor garante uma boa experiência e a fidelização dos clientes. 

Vale lembrar que qualidade envolve também cumprimento com os prazos acordados e credibilidade, que falamos anteriormente. 

Passo a passo para a avaliação de fornecedores 

 

1. Consulte o CNPJ, comprovante de inscrição e situação cadastral da empresa

Dê sempre preferência aos fornecedores que estejam em dia com as obrigações fiscais. Afinal, isso demonstra a credibilidade e compromisso do prestador com os contratantes. 

Portanto, mesmo que seja um fornecedor que tenha chegado até você por indicação, não deixe de consultar o CNPJ e a situação cadastral. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal.

2. Busque referências

Nada melhor que consultar pessoas que já negociaram com o fornecedor que está sendo avaliado. Muitas vezes, a empresa prestadora pode fazer uma excelente venda, porém, na prática, não entregar o que foi combinado. 

3. Analise o processo de entrega ou execução do serviço

Ao avaliar os fornecedores, verifique se a empresa tem condições de entregar a demanda solicitada. Afinal, mesmo com boas referências e estando em dia com a Receita, o prestador pode não atender às suas necessidades. 

Entenda como funciona o processo de entrega ou execução de ponta a ponta e explique realmente o que você precisa. Assim, as expectativas ficam alinhadas. 

4. Entenda como funciona o atendimento do fornecedor

Comunicação é essencial para qualquer relação comercial. 

Sabendo disso, na hora de selecionar o fornecedor, verifique quais são os pontos de contato e qual o canal mais rápido para solucionar os problemas.

Imprevistos, dúvidas ou outras solicitações podem acontecer. E, o mais importante: o seu cliente não poderá sair prejudicado por conta da falta de comunicação entre a empresa e o prestador de serviço. 

5. Coloque na balança a relação custo x benefício

Como falamos, o preço nunca deve ser considerado acima da qualidade do serviço oferecido. Sabendo disso, coloque na balança também todos os outros pontos que citamos acima e dê preferência para o fornecedor que oferecer mais vantagens. 

6. Fale com os colaboradores que irão lidar diretamente com o fornecedor

Pode ser que, dependendo do tipo de serviço, outro colaborador, sem ser o dono ou gestor, faça a ponte entre a empresa e o fornecedor. 

Por conta disso, converse com eles para entender melhor as necessidades do setor e se os fornecedores em processo de avaliação atendem a demanda. 

Controle as informações dos fornecedores de forma integrada

Fazer uma gestão assertiva dos fornecedores é tão importante quanto uma boa avaliação. Para isso, o primeiro passo é ter as informações dos prestadores de serviços organizadas em um só local. 

Com a Conta Azul Pro, o empreendedor consegue fazer o cadastro completo dos fornecedores e até importar planilhas com as informações!

A CA Pro é uma plataforma de gestão integrada para empresas, que centraliza todos os setores do negócio em um único local. 

Com estoque, financeiro, vendas e contabilidade integrados, todas as movimentações são atualizadas automaticamente. Tudo isso sem que você precise registrar ou conferir nada manualmente

A Conta Azul Pro facilita o controle completo da empresa e a identificação de gargalos antes de virarem desafios maiores. Dessa forma, é possível encontrar as soluções em tempo hábil. 

As principais vantagens da plataforma são:

  • Cadastros completos de clientes, fornecedores e parceiro;

  • Monitoramento das vendas e do estoque em tempo real;

  • Alertas das quantidades mínimas dos itens no estoque e também notificações das pendências a pagar e a receber;

  • Emissão descomplicada de notas fiscais e envio online para o contador, sem a necessidade de malotes; 

  • Geração de relatórios detalhados;

  • Conciliação das vendas e fiscal automáticas. 

Além de tudo isso, com o App Conta Azul de Bolso é possível acompanhar as vendas, o estoque e o fluxo de caixa em tempo real, na palma da mão.

Otimize a gestão da sua empresa com uma plataforma integrada, completa e 100% online: clique aqui para testar a Conta Azul Pro grátis, sem compromisso! 

Leia mais 

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar