Gestão do Negócio

4 tendências de ERP para os próximos anos

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • As tendências de ERP respondem às necessidades atuais e futuras do mercado, por isso conhecê-las permite o empreendedor escolher melhor qual irá contratar;
  • Plataformas de gestão integradas obsoletas podem atrasar, dificultar ou até trazer problemas para o desenvolvimento de um negócio;
  • Atualmente, o ERP com mais melhorias e diversificação de soluções é a Conta Azul Pro – você pode conferir de graça.

Experimente grátis a Conta Azul!

As anotações à mão e as planilhas estão obsoletas — os ERPs se tornaram diferenciais competitivos de uma boa gestão. Porém, as plataformas que não evoluírem com as tendências do ERP também sofrem consequências.

Essas melhorias seguem os desejos do mercado, as necessidades das empresas e o comportamento dos consumidores. Logo, as tendências são o reflexo desse cenário, assim como indicam para onde essa tecnologia deve evoluir.

Pensando nisso, empreendedores precisam usar essa evolução como critério ao escolher um ERP robusto e que seja capaz de alavancar o seu negócio.

Conheça abaixo quais são as quatro principais tendências de ERPs para os próximos anos e como escolher o melhor para o seu negócio.

Confira os tópicos:

Boa leitura!

A Conta Azul Pro é o único ERP que está sempre evoluindo tanto na direção das principais tendências quanto com soluções inovadoras que as outras plataformas ainda não oferecem.

Por que acompanhar as principais tendências de ERP?

A tecnologia está sempre evoluindo e, o ERP, por ser uma ferramenta tecnológica, deve evoluir junto para não se tornar obsoleto.

Porém, siga o raciocínio: esses avanços tecnológicos servem para responder às dores do mercado atual e futuro, certo? E você tem ou está abrindo um negócio, que existe no momento e/ou existirá também no futuro.

Se uma plataforma de ERP não responder a essas mudanças do mercado, significa que ela não responde às mudanças da sua empresa e, logo, se tornará obsoleta.

Na verdade, ficar de olho nas mudanças do mercado é uma excelente estratégia para contratar qualquer produto ou serviço, não apenas ERPs.

Quando você se mantém informado sobre o que está mudando no mercado, fica mais fácil identificar as empresas que realmente se importam com o empreendedor.

Afinal, se elas não alinharem os produtos e serviços que oferecem com o que o mercado precisa, não merecem a sua confiança — nem o seu dinheiro.

Padrões de tendências de ERPs

Em teoria, todos os avanços dos sistemas de gestão online contribuem para facilitar a rotina do empreendedor. Mas nem todos focam no mesmo objetivo. É comum encontrar alterações focadas em:

  • Reduzir o tempo de trabalho com atividades de operação (como registro manual de documentos);
  • Otimizar a rotina dos donos de negócio ao automatizar tarefas e abrir espaço para outras atividades mais estratégicas, como fazer campanhas de divulgação e colocar novas ideias em prática;
  • Ampliar o faturamento, simplificar processos e dar mais qualidade de vida para quem está envolvido no dia a dia do negócio;
  • Adicionar novas funções que expandem as maneiras como o ERP pode ajudar na gestão da empresa.

Com exceção do quarto item, que pode variar bastante de plataforma para plataforma, as tendências focam em aprimorar o que já oferecem. A adição de funções depende da inteligência e estratégia do desenvolvimento de cada plataforma.

Agora, para sermos mais específicos quanto às tendências dos próximos anos, confira a lista abaixo.

Conheça nosso guia de como escolher o ERP ideal para a sua empresa.

4 tendências de ERP para os próximos anos

1. Monitoramento da empresa pelo celular

Seu celular não serve apenas para chamadas de vídeo, apps de delivery e transporte ou transferir dinheiro. Você também pode usá-lo para acompanhar o que acontece na sua empresa em tempo real a partir de qualquer lugar.

Isso casa muito bem com a realidade brasileira, afinal, de acordo com estudo publicado pela Folha de Pernambuco, nós brasileiros, somos um dos países com as maiores taxas de uso desse tipo de aparelho.

Os melhores ERPs online garantem acesso via celular. Basta abrir um app para ficar de olho em tudo, desde o volume de vendas ao fluxo do estoque e as entradas e saídas do caixa.

Principais vantagens

  • Facilidade de acesso aos principais dados do negócio, principalmente quando se está longe da empresa;
  • Agilidade na identificação de problemas. Nada de esperar para saber o que aconteceu;
  • Aumento na quantidade de pontos de acesso do sistema;
  • Possibilidade de levar “o cérebro da empresa” para reuniões importantes e visitas aos clientes.

Conheça o App Conta Azul de Bolso e acompanha as vendas e o estoque na palma da mão!

2. Dados na nuvem

Se o computador da sua empresa não ligasse mais, você teria como acessar todas as informações dos clientes, os pedidos realizados ou as informações essenciais para o controle financeiro?

Antes dos sistemas de gestão online, em uma situação como essa, todos os dados estariam perdidos e recuperá-los seria praticamente impossível.

O armazenamento em nuvem faz algo muito importante para seu negócio: coloca todas as informações da empresa em um ambiente online e seguro, que pode ser acessado de diferentes dispositivos.

Essa é uma das principais tendências dos melhores ERPs, tanto pela praticidade que ela entrega quanto pela economia de recursos. Ao usar a nuvem, não é preciso se preocupar em gastar dinheiro com equipamentos caros de TI e nem contratar mão de obra especializada para montar um servidor local.

Basta login, senha e internet para acessar o ERP online e conferir todos os dados, fazer as alterações necessárias ou cadastrar novas informações.

Principais vantagens

  • Informações guardadas em um ambiente seguro (os servidores em nuvem investem muito em controle e segurança das informações, algo que uma pequena empresa não consegue fazer);
  • Fim do risco da perda de informações devido a problemas físicos nos computadores e servidores locais;
  • Acesso multiplataforma (pode ser feito pelo celular, tablet, computador de mesa ou notebook);
  • Redução de custos com armazenamento físico e impressão de documentos;
  • Eliminação de gastos com uma infraestrutura mais robusta, como computadores potentes e equipe de informática.

Entenda o que é computação na nuvem.

3. Gestão, acompanhamento e uso de dados estratégicos

O grande benefício de acompanhar dados é trocar a intuição pela certeza na hora de tomar uma decisão importante. 

É sempre bom contar com a experiência dos donos do negócio e suas ideias perante um desafio, mas é muito melhor decidir qualquer coisa que impacta diretamente a saúde financeira da empresa com base em dados.

As escolhas precisam ser feitas com segurança, por isso os relatórios e gerenciamento de dados sempre fizeram parte dos ERPs. A grande mudança está na forma como eles estão sendo divulgados.

Os primeiros sistemas computavam dados, mas a visualização era péssima, permitida apenas via extração (transformando em planilhas super complexas). Hoje, os melhores ERPs online capricham no que os especialistas chamam de DataViz, que é a visualização intuitiva dos dados.

Com facilidade para analisar dados e relatórios, as empresas ganharam consistência para decidir sobre mudanças e até para entender as tendências e comportamentos de consumo dos clientes.

Tudo isso resulta em uma coisa importantíssima: sua empresa eleva a inteligência de mercado e se posiciona melhor perante a concorrência e suas próprias necessidades.

Principais vantagens

  • Tomada de decisão mais assertiva ao se basear em dados;
  • Relatórios permitem entender melhor o mercado, os desafios do negócio e o desempenho como um todo;
  • A simplicidade para entender as estatísticas facilita o que é feito hoje e até as projeções para o futuro. O planejamento estratégico tende a ser mais preciso;
  • Os números permitem reflexões importantes (como reduzir volume de produtos nos pedidos com fornecedores, fazer alterações no quadro de funcionários com base no desempenho, etc);
  • Ter menos prejuízos devido a escolhas erradas, como manter um produto que possui altos custos de armazenagem no catálogo.

A conciliação bancária da Conta Azul Pro é um exemplo de boa visualização de gestão financeira.

4. Integração com CRM

Na gestão moderna de empresas, os setores tendem a estarem integrados. Por conta disso, não faz sentido as plataformas que eles usam também não estarem.

A integração entre ERP e CRM é outra forte tendência que facilita a rotina e automatiza a troca de informações estratégicas para diversos times, como vendas, estoque e financeiro.

Os ERPs online de ponta possuem os chamados APIs, que conectam uma plataforma à outra para que nenhuma informação seja uma ponta solta no seu controle estratégico.

O principal benefício é melhoria nos processos que envolvem os clientes e, claro, o fim de erros simples, como tentar a mesma abordagem de vendas duas vezes seguidas com a mesma pessoa porque o sistema está desatualizado.

Vantagens

  • Informações centralizadas;
  • Menos retrabalho e perda de dados;
  • Mais clientes satisfeitos, menores riscos de falhas no atendimento;
  • Redução de custos, pois em algumas situações, determinados erros podem gerar prejuízos, como agendar um atendimento em um horário diferente do que foi solicitado pelo cliente.

Conheça nosso guia de CRMs.

Tendências de ERP: qual delas considerar na hora de escolher o seu?

Qual é o seu maior problema? Descontrole sobre o estoque e os produtos que sobram e faltam ou desorganização no controle financeiro?

Considere as suas principais dores para escolher o melhor ERP para a sua empresa. Ao comparar seus problemas com as soluções que elas oferecem, a escolha ficará mais clara.

O sistema ideal é aquele que atende às suas necessidades de forma otimizada e sempre em evolução.

Por que acompanhar as principais tendências de ERP?

A Conta Azul Pro está no caminho certo das principais tendências de ERP

A Conta Azul Pro é o único ERP que está sempre evoluindo tanto na direção das principais tendências quanto com soluções inovadoras que as outras plataformas ainda não oferecem.

Entre as operações mais usadas por nossos usuários, estão:

  • Acompanhar vendas em tempo real;
  • Monitorar estoque com notificações de quando os produtos e insumos de produção estiverem acabando;
  • Automatizar os processos de conciliação bancária e conciliação fiscal;
  • Eliminar custos com impressão e armazenamento de notas fiscais que ficam salvas pelo tempo exigido pelo Fisco –  5 anos;
  • Ter acesso a relatórios importantes e fáceis de entender em pouco cliques;
  • Cadastrar clientes, fornecedores e transportadoras com acesso rápido a histórico de negociações;
  • Fazer a integração com mais de 50 plataformas, como a Shopify, Mercado Livre, MailChimp, Gmail e Trello.

Gostou?

Então não espere mais – faça o teste grátis da Conta Azul Pro agora!

Leia também