Conciliação bancária: como funciona na Conta Azul Pro?

Sobre o que estamos falando?

  • A conciliação bancária é uma operação de gestão financeira que mostra a realidade da empresa e ajuda a encontrar possíveis problemas nos lançamentos feitos;
  • Executar essa operação com o auxílio de uma ferramenta como um ERP, que automatiza os processos, agilizando o procedimento, diminuindo as chances de erros e ajudando a localizar caso eles ocorram;
  • A plataforma com a maior quantidade de recursos que ajudam tanto na conciliação bancária quanto na gestão financeira da sua empresa é a Conta Azul Pro. Faça o teste grátis para conferir todas as vantagens!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Periodicamente, o momento de fazer a conciliação bancária chega. Quem não conta com plataformas inteligentes para essa etapa enfrenta um verdadeiro pesadelo: é valor que falta ou que sobra, é dinheiro que entrou, mas não devia ter entrado… 

Quando se usa uma plataforma integral como a Conta Azul Pro, você prevê muitos desses problemas de anotações equivocadas e, mesmo se houverem falhas humanas nos lançamentos, é mais fácil de identificar logo que ocorrem ou com análises retroativas.

Faça a conciliação com facilidade ao contar com a ajuda da Conta Azul Pro. Descubra abaixo como podemos ajudar você.

Confira os tópicos:

Boa leitura!

Com os recursos que oferecemos, a operação se torna muito mais ágil e, principalmente, mais segura.

Vantagens de fazer conciliação bancária com a Conta Azul 

Errar na hora de comparar os dados que sua empresa registrou sobre as transações financeiras com aqueles que se vê no extrato bancário pode ser muito prejudicial. Você perde o controle sobre o verdadeiro saldo disponível e ainda pode estar ignorando erros na administração financeira do seu negócio.

Dito isso, fazer a sua conciliação bancária com a Conta Azul Pro é muito melhor do que à mão ou com qualquer outro sistema. Com os recursos que oferecemos, a operação se torna muito mais ágil e, principalmente, mais segura. As vantagens são:

Categorização na conciliação e relatórios ilustrados

Essa é a vantagem favorita do seu contador e do setor financeiro da sua empresa. Fazer a conciliação bancária através da Conta Azul Pro é muito mais fácil. Nossa plataforma oferece os registros simplificados, para que você identifique a categoria de cada transação (aluguel, fornecedores ou pagamento de colaboradores, por exemplo).

Previsão de fluxo de caixa

O sistema e o layout otimizados da Conta Azul Pro permitem uma visualização objetiva e ampla sobre os lançamentos de entradas e saídas do financeiro da sua empresa, permitindo uma conciliação bancária realista e uma previsão melhor de ganhos e custos de dinheiro nos próximos períodos.

Saldo atualizado

Fazer a conciliação bancária com a nossa plataforma auxilia na identificação de saldos desatualizados. Sendo assim, previne erros na contabilização de pagamentos em atraso, como os feitos através de cheques ou boletos vencidos.

Controle financeiro e planejamento orçamentário 

A conciliação bancária na Conta Azul é otimizada para você comparar melhor com a situação financeira do seu negócio com outros relatórios passados ou de previsão de movimentações, permitindo um controle financeiro e um plano orçamentário realista.

Praticidade, segurança e integração

Que a Conta Azul Pro integra e centraliza vendas, boletos bancários e emissão de notas fiscais, você já sabia. Porém, o que você talvez não saiba é que pode importar automaticamente ou manualmente os extratos bancários da sua empresa.

 

5 erros comuns na hora de fazer uma conciliação bancária 

 

1. Esquecer lançamentos

Um dos erros mais comuns na hora de fazer a conciliação bancária é ignorar algum lançamento. Esse erro pode acontecer tanto na hora de cadastrá-los na plataforma que você usa quanto na hora de levá-los para a conta final da conciliação bancária.

A Conta Azul Pro minimiza erros como esses, visto que os lançamentos são quase sempre automáticos e, mesmo os manuais, são fáceis de serem feitos.

2. Transferências não processadas

Planilhas avançadas de Excel, ERPs de menor capacidade e a caderneta de papel são ineficazes em identificar transferências não processadas. Dito isso, você pode ter erros no montante final da conciliação bancária devido a pagamentos ou recebimentos não concluídos.

Como as movimentações financeiras na Conta Azul Pro são de fácil uso e visualização, o monitoramento das transferências se torna mais efetivo e você pode verificar erros de transferência logo que eles ocorrerem.

3. Cancelamentos e estornos

Seja por arrependimento ou fraude, é muito comum clientes cancelarem compras, principalmente as que forem feitas através da internet, os famosos estornos. Porém, sua ferramenta de controle financeiro pode não estar preparada para registrar quando isso ocorrer.

Como consequência, você pode supor que está com mais saldo em caixa do que realmente está, uma vez que as vendas canceladas não transferem valores. Com a Conta Azul Pro, esse erro não acontece, visto que ela está pronta para monitorar esses tipos de movimentações.

4. Divergências entre controle financeiro interno e extrato bancário

Vários fatores, além dos citados acima, podem causar uma diferença entre os relatórios internos e o extrato bancário. Acredite se quiser, mas quase sempre o problema está no controle interno, mesmo que os bancos também possam errar.

A única forma de evitar que a conciliação bancária tenha erros que, mesmo pequenos, causam grandes dores de cabeça no futuro, é com uma plataforma sólida, desburocratizada e completa como a Conta Azul Pro, que dá a você o controle total sobre as finanças da sua empresa.

A Conta Azul Pro é a melhor parceira profissional do seu setor financeiro.

5. Erro no sistema financeiro

Por fim, o erro pode sim ser no sistema financeiro. Isso vai desde falhas humanas ao fazer lançamentos na conta da empresa a problemas de gestão ou de instabilidade da própria instituição bancária. Mas, mesmo que o erro seja no sistema financeiro, a responsabilidade de identificá-lo é totalmente sua.

 

Conciliação bancária da Conta Azul Pro em 5 passos

  1. Na parte superior da tela, vá à opção "Financeiro" e clique em "Contas"

  1. Selecione fazer a conciliação automática periodicamente ou escolha uma conta para fazer o lançamento manual dos extratos bancários.

3.1. Se você escolher a conciliação automática, é só escolher o tipo desejado.

Como funciona a conciliação automática?

  • A conciliação automática será aplicada para todas as contas correntes cadastradas;

  • A conciliação automática concilia somente os lançamentos financeiros que possuam a respectiva conta-corrente informada;

  • Os lançamentos conciliados automaticamente serão identificados como Conciliado Automático, na aba Movimentações da conta-corrente;

  • Caso os dois tipos de configuração estejam ativados, a Correspondência exata sempre será executada primeiro;

  • Se houver 2 lançamentos iguais vindos do banco, com o mesmo valor e mesma data de pagamento/recebimento, eles não serão conciliados automaticamente;

  • Se uma conciliação automática for desfeita, o lançamento não será mais conciliado de maneira automática, mas você poderá fazer a conciliação manual.

 

3.2. Acesse a aba do meio, chamada “Conciliações Pendentes”.

  1. Clique em “Importação automática” para que a Conta Azul Pro importe os extratos das contas vinculadas ou em “Importação OFX” para fazer o upload dos extratos manualmente.

  1. Pronto! Agora basta filtrar os lançamentos que deseja conciliar e pressionar o botão “Conciliar” ou selecionar vários e pressionar “Conciliar selecionados”.

 

Caso precise de maior clareza nas informações mostradas até aqui, confira o infográfico abaixo!

Após saber a importância de fazer a conciliação bancária e como a Conta Azul Pro pode ajudar você nesse processo, o que está esperando para fazer nosso teste grátis?

Otimize a rotina da sua empresa além da conciliação bancária

Após saber a importância de fazer a conciliação bancária e como a Conta Azul Pro pode ajudar você nesse processo, o que está esperando para fazer nosso teste grátis?

Se esse recurso não for o suficiente para você, conheça algumas das outras operações que a Conta Azul Pro disponibiliza:

  • Emissão automática de mais de dez tipos de notas fiscais;

  • Integração com o contador, para ele receber os dados em tempo real e possa prestar seus serviços com agilidade e precisão;

  • Controle de entradas e saídas de dinheiro;

  • Fluxo de caixa;

  • Integração com as principais ferramentas de marketing, comércio e administração da Internet como Mailchimp e Google Forms;

  • Monitoramento de vendas desde o envio de orçamentos até o aceite ou a recusa;

  • Cadastro de clientes, fornecedores, transportadoras, produtos e serviços (vendidos e comprados);

  • Controle de estoque, avisando sempre que há quantidades baixas dos seus produtos ou insumos de produção;

  • Gerenciador do quadro de funcionários com os valores salariais de cada um.

Não espere os relatórios darem errado no final do mês. Faça o teste grátis da Conta Azul Pro agora!

Leia mais:

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar