Como ser um empreendedor de sucesso logo depois de sair da faculdade

Empreendedorismo-jovem-de-sucesso.jpg

Os novos empreendedores devem ter em mente que abrir um negócio próprio requer muito trabalho, dedicação, persistência e força, além de muito conhecimento em técnicas de gestão e comportamento de mercado. É um desafio e tanto! O sucesso e reconhecimento empresarial são gratificantes para quem passou um tempo batalhando por isso. Porém, não é preciso agir como se fosse a primeira empresa a ser aberta no mundo. Vale muito aprender com lições de outros empreendedores para não cometer os mesmos erros.
Separamos algumas dicas de empreendedorismo para os iniciantes. Desvendamos o que a faculdade não ensinou e listamos o que você deve saber para abrir o primeiro negócio. Confira os tópicos abaixo!

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Empreendedores que acabaram de sair da faculdade

Noções de negócios para iniciantes, talvez, não tenham sido passadas durante o curso de graduação e são essencias para que o novo empreendedor monte a empresa e a mantenha. Por isso, há afirmações que foram ditas nesse período que podem te ajudar a acertar na hora de criar uma empresa, como:

“Espero que tenha gostado de viver como um estudante”

Agora que você saiu da faculdade, você pode ter sua casa, talvez comprar um carro e parar de comer Miojo. Porém, quando você empreender, alto custo de vida pode matar sua empresa antes de ela começar. Quanto mais dinheiro você gasta no seu estilo de vida, menos você terá para investir no seu negócio.

“Não existem respostas certas”

Os problemas que você vê na faculdade são feitos para ter respostas certas e erradas. Quando você começa sua empresa, você recebe bons conselhos, mas cada negócio é diferente e você nunca saberá se está certo até que a empresa deslanche ou quebre. Você precisa dar um jeito de seguir em frente mesmo sem um caminho claro pela frente.

“Receitas prontas não te ajudarão a ter sucesso”

Habilidades como decorar informação e seguir as direções do professor não te levarão muito longe. É hora de quebrar o modo-estudante e arriscar. Pare de alcançar expectativas e comece a superá-las.

“Estar na média nunca é bom o suficiente”

Você pode ter passado nas matérias com 5, mas se sua empresa não está tirando 10, seus concorrentes te destruirão.

“É temporada de provas o tempo inteiro”

Se planeje para trabalhar muito. Começar um negócios significa que nem sempre você poderá estar com seus amigos e sempre haverá algo para fazer.

“Seu diploma não importa”

É verdade que algumas escolas preparam melhor os empreendedores e a rede de contatos pode fazer muita diferença. Porém, geralmente seu diploma não importa muito para investidores e outros empreendedores. Ter um projeto genial e a habilidade de transformá-lo em realidade é o que conta.

“Você não pode matar o trabalho

Para ser um empreendedor bem sucedido, você precisa estar presente. Você precisa estar lá, comprometido a trabalhar bastante, todo dia.

“Não há problema em falhar”

Um 0 não irá arruinar sua faculdade e uma falha – ou mais – não significa que sua próxima ideia não dará certo.

O que os empreendedores devem saber

Em recente pesquisa realizada sobre o sonho dos brasileiros realizado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ter o próprio negócio aparece em terceiro lugar, atrás da compra da casa própria e ter o privilégio de conhecer o Brasil. Quatro posições depois, em sétimo lugar, aparece a vontade de fazer carreira em uma empresa. Ou seja, o brasileiro quer sim mandar no próprio nariz e bolso. O estudo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ainda afirma que em 2012, 30,2% dos adultos brasileiros eram novos empreendedores ou já estabelecidos, estimando que 30% da população ativamente econômica está envolvida com empreendedorismo.

Saiba onde encontrar apoio

Histórias sobre o percurso de outras empresas e empreendedores podem ser valiosas para o seu negócio. A consultoria gratuita do Sebrae também é uma excelente ajuda, já que a entidade oferece cursos e palestras de curta duração para pessoas sem muita experiência na área comercial. Existe também uma série de “investidores anjo”, empresas que aplicam dinheiro até que o projeto comece a lucrar e a ficar conhecido. Além disso, os empreendedores podem buscar linhas de crédito específicas e com juros menores para dar vida às ideias criativas.

Conheça suas deficiências

Saber quais os seus pontos fracos como gestor ou qual o limite do seu conhecimento técnico é essencial para que o empreendedor faça bons sócios e contrate profissionais com qualidades complementares. É bom de programação, mas não tem dom para vendas? Se junte a pessoas que possam ajudar o projeto a conquistar mais clientes. Sabe tudo de robótica, mas queria deixar o trabalho mais apresentável? Algum designer pode ajudar. Ficar responsável por diferentes áreas da empresa também pode ser uma cilada. Forjar uma tabela SWOT de competências e ameaças da empresa é essencial, mas também é possível fazer uma com suas características pessoais.

Fique de olho na concorrência

Pesquisa de mercado é importante para analisar o que seus concorrentes, diretos ou não, estão planejando. Com um panorama do que será lançado em breve no mercado e do que está sendo consumido, é possível ver quais as tendências e qual a resposta do público. Imitação e plágio não são, em hipótese alguma, aceitáveis, mas usar a experiência de outros empreendedores no seu negócio pode ajudar a desenvolver seu próprio estilo de operação e a encontrar um foco.

Faça contatos sempre

Todas as pessoas prósperas são cheias de amigos e conhecidos em qualquer lugar que estejam. Colegas da faculdade, de infância, de algum curso, festa, churrasco… Enfim, não há hora certa para aumentar o networking e conhecer pessoas interessantes da sua área ou que podem te ajudar com seus objetivos. Seja sempre agradável e apresentável. Para uma rede de contatos mais profissional, muitos grupos de empresários organizam happy hours com a intenção de unir empreendedores para troca de experiências. Fique de olho se isso ocorre na sua cidade ou região. A prática é essencial para empreendedores sem muito conhecimento no mundo dos negócios mas que tenham vontade de aprender como funciona o cotidiano de quem optou em não ter mais chefe. Aliás, muitas parcerias podem surgir com conversas informais na mesa de um bar.

Aposte na sua ideia e, se preciso, a adapte

A ideia original parecia excelente: inovadora e com baixo custo operacional. Mas ao decorrer do projeto ela não foi se mostrando tão legal? Mude! É comum que os empreendedores mudem o foco de seus negócios ao verificar as tendências de mercado e custos da realização não são possíveis na prática. Isso não significa fracasso, apenas mudança ou adaptação no meio do caminho.
Para o aprendizado ficar ainda melhor, você pode assistir ao vídeo de Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, respondendo a grande pergunta “o que fazer da vida”.
A resposta a essa pergunta pode ser fácil para alguns e difícil para outros. O fato é que, se você está iniciando o seu caminho empreendedor, ela é fundamental para a sobrevivência do seu negócio.
Ele ressalta que

“O desafio de qualquer negócio é tentar achar um nicho e saber claramente o seu posicionamento”.

Para quem está começando a empreender, é sempre bom ouvir as dicas e a visão de quem já passou por esse caminho que você está prestes a trilhar, não é mesmo?

Se você ficou interessado no que o Ricardo pode te ensinar, veja o vídeo que gravamos com ele, em que o empresário fala sobre como os micro e pequenos negócios podem aprender com as grandes empresas, sobre os desafios do empreendedorismo e sobre a importância da tecnologia na gestão das empresas.

Pronto para acertar?

Como abrir uma empresa? Passo a passo para tirar as ideias do papel  Preparamos um guia para descomplicar o processo de abertura do seu negócio Baixar o guia agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>