Gestão do Negócio

Sistema de gestão: Impulso para sua empresa crescer

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Sistema de gestão: impulso para sua empresa crescer

Sabe aquela cena do comerciante com o lápis atrás da orelha, vendendo fiado e anotando em uma caderneta? Ela ainda é muito presente na realidade das micro e pequenas empresas brasileiras.

Centenas de milhões de notas fiscais, folhas de pagamento, relatórios e cadastros de clientes são gerados por ano no Brasil por micro e pequenas empresas. E você sabe como todos esses dados produzidos estão sendo organizados e aplicados? Na maioria dos casos, com o auxílio do bom e velho bloquinho de anotações. E no caso da sua empresa?

O estudo “As Tecnologias de Informação e Comunicação nas MPEs Brasileiras”, realizado em 2008 pelo Sebrae- SP analisou o grau de utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) adotados pelos empresários de pequenos negócios no Brasil e diagnosticou que menos de 35% utiliza algum sistema de gestão e, apenas 2% utiliza o computador para controle financeiro.

O problema da falta de informatização está no mau aproveitamento dos dados da empresa. Não adianta armazenar uma montanha de papéis com dados sobre compras, vendas, estoques e finanças se a empresa não souber entendê-los e aplicá-los. E é essa a grande vantagem da tecnologia sobre o bloquinho de anotações. Os sistemas de gestão atuam justamente no desafio de transformar um “amontoado” de números em informações organizadas que impulsionam o crescimento da empresa.

Auxílio na tomada de decisão

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e veloz, a informatização dos processos das micro e pequenas empresas representa redução de custos e ganho na produtividade operacional. Para o consultor de empresas Julio Silva, “a tecnologia certa e adequada é ferramenta complementar e necessária para um gestor controlar, analisar, planejar e realizar sua trilha ao sucesso”. Com uma solução eficiente, sua empresa pode gerenciar melhor os resultados de cada setor e automatizar os processos. Com isso, ela ganha velocidade e destaque entre a concorrência. “Muitos benefícios do sistema de gestão estão relacionados à agilidade da informação, segurança nas decisões com base em dados, controles mais precisos e com maior número de informações”, lista Silva. Veja alguns exemplos de como um software pode ajudar a sua empresa:

  • Ao invés de perder tempo (dinheiro e cliente) procurando nas prateleiras de seu estoque se determinada mercadoria está disponível, verifique a disponibilidade rapidamente em seu computador por meio de um sistema de controle de estoque.
  • Com um software de controle de vendas, você não precisa, por exemplo, passar noites calculando comissões de seus vendedores. Você define o percentual de comissão de cada um de seus vendedores e o sistema calcula automaticamente.
  • Esquecer de pagar uma conta pode gerar muita confusão. Às vezes é um boleto que some no meio dos papéis ou é a memória que falha. Um software de controle financeiro pode organizar as contas a pagar da sua empresa por data, categoria e centro de custo, além de alertar quando uma data de vencimento estiver próxima.
  • Com relatórios eficientes, você pode verificar quais são os produtos mais vendidos por sua empresa e o quanto eles representam do seu faturamento. Utilizando esse relatório você consegue ajustar seu mix de produtos para lucrar mais. Muito mais rápido e seguro do que comparar planilhas mensais, reunir o caderninho de vendas e notas fiscais.

Além dos benefícios operacionais uma das vantagens é que um bom sistema de gestão não precisa significar altos custos de aquisição/ manutenção ou comandos confusos. Os softwares para as MPEs foram criados para facilitar as tarefas e não complicar a vida de quem as realiza.

A ContaAzul oferece uma completa solução de gestão on-line para micro e pequenas empresas que garante a redução de gastos operacionais em tempo e dinheiro. Fique à vontade para conhecer nossos sistemas on-line de Controle Financeiro, Controle de Vendas, Controle de Estoque e Relatórios e tirar suas dúvidas sobre as funcionalidades.

Leia também