Inovação

Dia do Contador, vamos celebrar!

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura

Dia do Contador, vamos celebrar!

A ContaAzul está em festa. E não é para menos. Hoje é 22 de setembro, Dia do Contador, o cara que está no coração e na mente da equipe ContaAzul para Contadores. Este time está sempre procurando desenvolver soluções para apoiar o contador no seu dia a dia e conectá-lo aos seus clientes, trazendo melhores resultados para ambos.

Para fazer jus a este profissional tão relevante para a sociedade e para a economia, é importante resgatar alguns fatos desta atividade desenvolvida desde as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse na história da civilização. Iniciada com as primeiras civilizações, passando pelo mundo medieval, com a publicação do Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano, chega-se a:

  • CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO: em 1840 é publicada “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, de autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria e considerada a obra máxima que fundamentou a ciência da contabilidade nos âmbitos público e privado. É neste mesmo século que, no Brasil, com a vinda da Família Real Portuguesa, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808).
  • CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO: inicia no século XIX e continua até os dias de hoje.

A ContaAzul quer lembrá-lo hoje, no dia 22 de setembro de 2016, Dia do Contador, do novo marco na história evolutiva desta profissão que vem em formação:

  • A CONTABILIDADE DO FUTURO: O contador do futuro acompanha o novo perfil que nasce da economia criativa e colaborativa, sendo altamente produtivo, com alto valor agregado e alta fidelização. Os vetores que movem o contador para o futuro são o uso da tecnologia, a aproximação com o cliente e a relação preço e valor.

O contador do futuro deve compartilhar características de inovação disruptiva que fazem companhias e serviços como  Uber, Airbnb e Netflix, terem tanto sucesso e mudarem completamente a forma como os negócios são conduzidos:

  • Fazem uso intensivo de tecnologia, reduzindo custos, aumentando a produtividade e a rentabilidade;
  • São escaláveis, pois o modelo é facilmente replicável, possibilitando crescimento sem necessariamente aumentar a equipe;
  • Têm foco no seu posicionamento de mercado, oferecendo serviços específicos para o segmento escolhido, com alta qualidade;
  • A experiência no atendimento ao cliente é incrivelmente boa, por meio de canais digitais, mas de forma humanizada.

Mais do que fazer melhor do que antes, o negócio disruptivo quebra antigas barreiras, fazendo diferente e de uma forma completamente nova.

Este cenário exige do contador do futuro constante transformação para estar sempre de acordo com as expectativas do mercado e desenvolvendo ações para serem vistas e lembradas e se diferenciar perante a concorrência. Algumas megatendências que já estão sendo seguidas na contabilidade são:

  • Fusões e aquisições no mercado contábil: ambos são movimentos extremamente benéficos para a empresa de contabilidade, tanto para melhorar a infraestrutura do negócio quanto para agregar competências, inclusive fazendo frente aos concorrentes internacionais que chegam ao país. Ao integrar uma rede ou uma franquia contábil, a empresa passa a usufruir do conhecimento técnico e de negócios de quem já está no mercado há algum tempo, além da infraestrutura tecnológica e física. É a tal da escalabilidade que os negócios disruptivos têm no seu DNA.
  • Profissionalização: eis aqui novamente o tripé da contabilidade do futuro baseado em atendimento ágil (encantar o cliente), honorários justos e rentáveis associados ao resultado e não apenas ao volume de trabalho, além do uso da tecnologia para ser mais eficiente.
  • Atualização constante: os contadores do futuro que desejam crescer e melhorar o seu negócio reservam tempo para o desenvolvimento pessoal e profissional, investindo na capacitação contínua para enfrentar os desafios que estão por vir. E não apenas conhecimento da área contábil, mas também de marketing, gestão e vendas. Inspirado por outras áreas, o contador agrega inovação e profissionalismo ao seu negócio e, consequentemente, ao cliente.
  • Segmentação: uma atuação generalista é mais fácil de ser engolida pela concorrência. A segmentação permite um maior aprofundamento do negócio do cliente atuando como um consultor. Isso sem contar a facilidade de padronizar processos e ferramentas diminuindo os custos de operação e aumentando a produtividade.
  • Atuação global: se o Brasil tem uma das legislações tributárias mais complexas do mundo, o contador brasileiro está mais do que apto a concorrer em pé de igualdade com os escritórios estabelecidos em outros países. É preciso preparação, pois a competição internacional envolve a apresentação de metodologias globais (e a adoção delas por parte dos escritórios), as quais levam à excelência na gestão e são fatores imprescindíveis à sustentabilidade e evolução das empresas contábeis.
  • Omnichannel Marketing: para profissionalizar a comunicação com o cliente, a tendência é atuar em vários canais integrados de relacionamento. O conceito de Omnichannel Marketing parte da ideia de que a experiência do consumidor com a marca deve ser única, mesmo que o canal de atendimento escolhido seja diferente.

As megatendências na contabilidade estão novamente revolucionando a forma como as organizações do setor fazem negócios, tornando-os muito mais profissionais e competitivos.

Na evolução da humanidade, a ciência contábil passou por inúmeras alterações em sua forma de pensar e hoje, com todos os avanços conquistados e num mercado de economia complexa, é tida como um importante e indispensável aspecto na gestão e no processo decisório empresarial. O contador do futuro é um recurso valioso para ajudar o empreendedor a buscar oportunidades de economia e boas práticas na gestão fiscal e financeira.

Por isso, neste 22 de setembro, convidamos os contadores, no seu dia, para se juntarem à ContaAzul para Contadores nesta homenagem. Todas as empresas, clientes e parceiros deste profissional de valor que busca, no seu trabalho diário, dar o seu máximo e fazer o seu melhor.

Um homenagem da ContaAzul aos Contadores de todos os tipos!

Leia também