Gestão do Negócio

Como a Conta Azul ajudou o Ritha Ateliê na organização financeira

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A organização financeira é um quesito fundamental para que uma empresa cresça de forma saudável;
  • Os gestores do Ritha Ateliê, café localizado em Joinville, conseguiram melhorar o controle das finanças com a ajuda da Conta Azul;
  • Se você tem dificuldade em saber como o dinheiro está entrando e saindo da sua empresa, faça um teste grátis na  Conta Azul Pro para verificar todas as vantagens na prática!

Experimente grátis a Conta Azul!

Gerenciar o lugar, tocar a organização financeira, fazer a produção e recepcionar os clientes: essa é a rotina do casal Richard Santyago e Thaís Carvalho, proprietários do Ritha Ateliê, café localizado em Joinville (SC).

Mas não só deles: muitos empreendedores que realizam o sonho de abrir o próprio negócio têm que se desdobrar para cuidar de todos os setores da empresa. Com esse cenário, é essencial buscar ferramentas que otimizem o tempo e facilitem o trabalho dos gestores.

Foi com esse objetivo que eles começaram a usar a Conta Azul Pro que, atualmente, os ajuda a economizar dois dias de trabalho no controle financeiro. Além disso, com o ERP online, eles conseguiram saber realmente quanto de dinheiro estava entrando e saindo da empresa e se programar para o futuro.

Siga a leitura para conhecer a história do Ritha Ateliê e para descobrir como a Conta Azul Pro pode ajudar a sua empresa a crescer!

Richard Santyago e Thaís Carvalhos são os proprietários do Ritha Ateliê

Organização financeira: por que é importante?

Quando se fala em organização financeira empresarial, muitas pessoas pensam primeiramente em manter as contas em dia e obter lucro. Porém, ela traz muitos outros benefícios como: estar mais preparado para enfrentar imprevistos, saber se pode fazer investimentos e tomar decisões baseadas na real situação financeira do negócio.

Ao saber exatamente o que está entrando e saindo do seu caixa, você também pode controlar gastos e despesas, mantendo as contas equilibradas e preservando a saúde financeira do negócio. Por fim, mas não menos importante, ficar de olho no que o controle financeiro dirá e se a empresa está realmente tendo lucro ou não.

Para fazer uma boa gestão financeira do seu negócio, alguns pontos são essenciais:

  • Comece pelo controle do caixa;
  • Classifique seus custos e receitas;
  • Planeje os pagamentos e recebimentos;
  • Analise o capital de giro;
  • Não misture as contas pessoais com as da empresa;
  • Tenha uma reserva para emergências;
  • Acompanhe o desempenho financeiro da empresa.

Quer saber mais sobre os 7 passos que você pode seguir para fazer o controle financeiro da empresa? Então leia nosso post sobre o assunto.

O Ritha Ateliê está localizado no bairro Santo Antônio, em Joinville

A história do Ritha Ateliê

Influenciado pela convivência com a avó, que gostava de cozinhar, o chef Richard Santyago se interessou pela culinária ainda na adolescência. Na mesma época, conheceu a esposa Thaís Carvalho, com quem dividiu o sonho de ter um negócio no ramo da confeitaria, seu favorito na gastronomia. 

Na época morador de Belo Horizonte (MG), ele cursou a faculdade na área e iniciou a carreira trabalhando em restaurantes locais. Porém, tinha vontade de sair da capital mineira e explorar outros tipos de culinária – o que se concretizou menos de um ano depois, quando migrou para Joinville (SC) a convite de um chef com quem já tinha trabalhado. 

No novo emprego, Richard teve a oportunidade de se desenvolver e chegou ao cargo de chef. Mas aí veio a pandemia, a parada de atividades do restaurante e a necessidade de complementar a renda. 

Foi nesse momento que surgiu o embrião do que seria o Ritha Ateliê: o casal começou a produzir brownies, bolos de pote, bombons e outros doces, que vendiam com a ajuda de amigos. O “empreendedorismo forçado” despertou o velho sonho de abrir o próprio negócio.

Após um tempo de dedicação dividida entre o restaurante e o ateliê gastronômico, Richard e Thaís resolveram investir exclusivamente no Ritha, que leva no nome as iniciais do casal – herançado “ship” que os amigos já faziam desde a época da adolescência. 

O café foi inaugurado em 15 de novembro de 2021, focando em proporcionar novas experiências aos clientes e despertar memórias afetivas por meio do paladar. Para o futuro, Richard tem planos de oferecer novos serviços e de dedicar uma parte do espaço para oferecer cursos de culinária.

Da confusão das planilhas à eficiência de um ERP

Foi por meio de uma amiga que Richard conheceu uma ferramenta que o fez economizar dias de trabalho no controle financeiro – o que antes levava três dias para ser feito, passou a ocupar apenas um. Desde o planejamento do Ritha Ateliê, ele usava planilhas para fazer essa gestão. 

Richard-Santyago-Ritha-Atelie

“Eu não aguentava mais fazer planilha! Parece algo prático, mas, se alguma coisa não bate, você tem que fazer tudo de novo. Estava sendo muito cansativo, porque eu não conseguia tempo para montar a planilha, alimentar e tirar o resultado. Nós fazemos tudo: gerenciar o lugar, cuidar da parte financeira, a produção e recepção dos clientes, mas não dá pra ser um polvo. Então comecei a procurar coisas mais práticas para facilitar o nosso trabalho”.

Com menos de um ano de empresa, ele percebeu que era preciso investir em automatização para mudar esse cenário. E foi aí que a Conta Azul Pro entrou na história do Ritha Ateliê.

Nos primeiros meses de uso, o principal benefício percebido por eles foi o gerenciamento do que realmente está entrando e saindo do caixa da empresa, além de saber exatamente quando esses recursos estão saindo e para onde estão indo. Com esses dados, agora eles conseguem se planejar para o futuro e estabelecer metas para o negócio.

“Por exemplo, agora está chegando o verão. Será que eu consigo comprar um guarda-sol para proteger os clientes que estão sentados no jardim? Eu olho ali no aplicativo e sei se consigo tirar dinheiro para fazer esse investimento. Acho que isso conseguiu dar um norte”.

Outra facilidade que a Conta Azul trouxe foi a possibilidade de controlar as contas a pagar e a receber pelo celular, com o App Conta Azul de Bolso. E ele é a ferramenta que Richard mais utiliza no dia a dia, reservando apenas um dia da semana para fazer o acesso pelo computador e verificar se está faltando algum dado. 

“O aplicativo é muito prático, porque já saio do mercado, faço a foto do comprovante e coloco a informação do que saiu, de qual conta e pra onde foi”.

O Ritha Ateliê completou um ano de 15 de novembro de 2022.

Faça a organização financeira da sua empresa de uma forma prática com a Conta Azul

O Ritha Ateliê é um excelente exemplo de como uma empresa que está começando pode – e deve – se preocupar em melhorar a organização financeira. Nos depoimentos de Richard, é possível perceber como esse controle trouxe benefícios já nos primeiros meses de uso da Conta Azul Pro.

E a gestão financeira não é a única vantagem de usar um ERP online. Com ele, o dono de negócio também consegue:

  • Fazer a conciliação bancária automática e otimizar a conciliação tributária;
  • Gerenciar as vendas;
  • Emitir nota fiscal eletrônica de produto (NF-e), de serviço (NFS-e) e ao consumidor (NFC-e) de forma fácil e enviá-la ao cliente por e-mail; 
  • Fazer cadastro de produtos, clientes e fornecedores e integrá-los com as vendas e o financeiro;
  • Acompanhar o fluxo de caixa, emitir o DRE gerencial e elaborar diversos relatórios gerenciais;
  • Controlar o estoque e receber avisos quando algum item estiver acabando;
  • Criar e gerenciar cobranças por Pix, boleto e cartão de crédito (via link) e enviar avisos de vencimentos por meio da solução de cobranças da Conta Azul;
  • Fazer a integração com o contador;
  • Acompanhar os dados do financeiro e das vendas pelo celular, com o app Conta Azul de Bolso;
  • E muito mais!

Não quer mais perder oportunidades de crescimento e horas de trabalho por não ter uma boa organização financeira? Experimente grátis a Conta Azul Pro e veja os benefícios na prática!

Leia também