Gestão do Negócio

O que é Matriz Ansoff e como ela ajuda a descobrir oportunidades de crescimento

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A matriz Ansoff é uma ferramenta de gestão que ajuda os empreendedores no melhor aproveitamento das possibilidades de crescimento de um negócio;
  • Penetração de mercados, desenvolvimento de mercados, desenvolvimento de produtos e diversificação são as 4 estratégias da matriz Ansoff;
  • Conheça a Conta Azul Pro, ferramenta de gestão integrada online: acesse em tempo real todos os dados que você precisa para aplicar a matriz Ansoff ou qualquer outra ferramenta de gestão!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Sabia que você pode estar deixando de ganhar dinheiro por não aproveitar as possibilidades de crescimento a seu favor? Ou então, talvez investindo em um produto ou serviço que aparentemente é rentável, mas que na realidade, não traz lucratividade?

A matriz Ansoff ajuda empreendedores a resolverem essas dúvidas e também no direcionamento de como aproveitar as oportunidades de expansão. De fácil aplicação, essa ferramenta apresenta quatro estratégias para guiar a construção de um planejamento para o crescimento do negócio. 

Quer entender como aplicar a matriz Ansoff para aumentar os ganhos? Continue lendo e veja como ela funciona a partir de um exemplo prático! 

Acompanhe os tópicos abaixo:

O que é Matriz Ansoff?

A matriz Ansoff é uma ferramenta de gestão que propõe quatro estratégias de crescimento para uma empresa, considerando o fato dos produtos ou serviços já existirem ou não no mercado.

O objetivo é direcionar o empreendedor em como ele deve proceder para obter os melhores resultados em uma estratégia de crescimento. Com isso, tempo, dinheiro e energia são direcionados de uma forma mais assertiva. 

A matriz Ansoff ajuda desde a decolar as vendas tanto com um novo produto ou serviço em um mercado concorrido como também a partir de algo inovador e para um público menor. 

No próximo tópico, confira a representação visual da matriz Ansoff. 

Como funciona a Matriz Ansoff 

Esta é a matriz Ansoff:

Para aplicá-la, o primeiro passo é agrupar os produtos ou serviços considerando o mercado, ou seja, se já existe ou não um público para eles. Depois, sinalize se os itens são inovadores e contam com concorrentes ou não.

Conforme essa divisão, você encontrará na matriz Ansoff a estratégia que deverá aplicar. Entenda o conceito de cada uma delas. 

1. Penetração de mercados: produtos existentes em um mercado que já existe 

Exemplo: abrir uma cafeteria em um grande centro comercial, rodeado de estabelecimentos similares. 

Produtos já existentes, voltado a mercados nos quais a empresa já atua, exigem uma reavaliação e também a identificação de diferenciais competitivos. No exemplo da cafeteria, pense no que poderia ser incrementado para agregar mais valor a este serviço e, consequentemente, atrair mais clientes. 

Lembre-se que, nessa condição, você enfrentará uma concorrência bem maior e será comparado com ela. Nessa estratégia, pode-se optar por conquistar mais vendas com o mesmo número de clientes ou tirá-los daqueles que disputam o mercado com você.

Promoções de vendas e outros eventos direcionados à fidelização de clientes são interessantes nessa estratégia.

Ponto de atenção: vale conhecer a Matriz BCG, pois se o produto em questão caminha para o fim da linha, pode ser arriscado demais seguir apostando nele.

2. Desenvolvimento de mercado: produto existente em um mercado novo

Exemplo: uma empresa que vende tênis de corrida no sul e sudeste do Brasil e passa a oferecer modelos para quem reside na região norte. 

Como o nome da estratégia sugere, o que está em jogo é conquistar um novo mercado. Porém, como no exemplo acima, é necessário avaliar este público para oferecer soluções personalizadas. 

Depois que você conquistar uma boa participação, é válido pensar em como expandi-la para seguir crescendo. Para isso, dê preferência a públicos com características semelhantes ao atual.

Nesta etapa, a empresa de tênis de corrida poderia desenvolver modelos para outras regiões com climas parecidos, como o nordeste. 

Ponto de atenção: foco na personalização, mas com cuidado para não perder a identidade da empresa. 

3. Desenvolvimento de produtos: produto novo em um mercado já existente

Exemplo: uma clínica estética que está oferecendo serviços de salão de beleza. 

Agora, o cenário muda um pouco e as posições se invertem com relação à estratégia anterior. O produto é novo, mas o mercado é o mesmo.

Neste caso, você já tem aceitação do público para determinado produto ou serviço, portanto, é necessário inovar para estimular o consumo. 

Afinal, apesar de já ter uma clientela fiel em outro produto ou serviço, a novidade ainda não é conhecida por esses clientes. E, com certeza, eles já consumiam dos concorrentes.

Ponto de atenção: muito cuidado para não perder a personalidade da empresa e afastar os clientes atuais. 

4. Diversificação: produto novo em um mercado novo

Exemplo: uma empresa que produz absorventes íntimos e começa a produzir e vender fraldas descartáveis. 

Na diversificação, uma empresa passa a oferecer um produto diferente do que oferecia para um mercado igualmente novo. 

A proposta de lançar algo novo em um mercado pode ser um pouco arriscada, porém, ao estudar o público e os concorrentes, é possível reduzir esse risco. Fazer testes também é muito importante para analisar a aceitação do que você deseja oferecer. 

Ponto de atenção: dedique-se ao planejamento, coloque prós e contras na balança e não aja por impulso.

Como fazer a Matriz Ansoff?

Já pensou, por exemplo, se você começa a seguir a estratégia de desenvolvimento de produto quando o concorrente já está oferecendo algo similar? 

Para evitar situações como essa, antes de fazer a matriz Ansoff o empreendedor deve reunir algumas informações importantes. Para isso, é necessário:  

  1. Analisar o mercado, independente de ser novo ou existente. Assim, você terá uma noção das necessidades e expectativas do público;

  2. Estudar a concorrência, para identificar o que oferecem de positivo e o que deixam a desejar;

  3. Testar e analisar a aceitação dos produtos e serviços. 

Dessa forma, o empreendedor evita ser pego de surpresa pela concorrência e pelo público, ao não aceitar tão bem os produtos ou serviços, como também a encontrar a melhor estratégia de crescimento para a empresa. 

Cresça de forma estruturada com o apoio certo

A matriz Ansoff ajuda a aproveitar melhor as oportunidades de crescimento, porém, a empresa deve estar estruturada para obter os resultados desejados. Para isso, e até mesmo para aplicar essa ferramenta de gestão, é indispensável contar com o apoio da tecnologia. 

Afinal, o empreendedor precisa ter acesso aos dados reais do negócio para colocar em prática e acompanhar de maneira assertiva o desempenho da estratégia escolhida da matriz Ansoff. 

Como se pode perceber, não há como fugir da tecnologia: nem as planilhas e muito menos o famoso caderninho te dará acesso a essas informações em tempo hábil. 

É aí que entra a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada para empresas, que centraliza todos os setores do negócio em um único local.

Com a CA Pro, todas as movimentações do estoque, das vendas e do financeiro são atualizadas em tempo real e enviadas à contabilidade automaticamente. Simples assim.

Você também pode emitir as notas fiscais sem complicação e gerar relatórios detalhados das movimentações sempre que precisar. 

Outra vantagem é acompanhar as vendas, o estoque e o fluxo de caixa pelo celular, através do App Conta Azul de Bolso. 

Escolha o caminho mais rápido para crescer com a Conta Azul Pro: clique aqui para testar grátis todas essas facilidades, sem compromisso! 

Leia mais

Leia também