Guia de inovação para pequenas empresas

3 Comentários Publicado:  Assunto: Empreendedorismo
 

Infográfico: Empreendedorismo jovem

O que é Inovação? Algumas pessoas acham que inovação é algo extraordinário, que acontece somente com pessoas altamente qualificadas e em avançados centros de pesquisa. Se você é uma dessas, pode parar de pensar isso agora mesmo.

Descubra o ContaAzul. Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Para os pequenos empresários ou pessoas que estão pensando em começar a empreender, esse tipo de pensamento pode destruir grandes potenciais de inovação.

Charles Leadbeater, autor do livro We-think: the power of mass creativity (Nós-pensamos: o poder da criatividade de massa), a inovação é a criação de novas receitas, é uma forma de misturar ingredientes (que muitas vezes já existem) de uma maneira totalmente diferente. Mas ele destaca que não basta apenas criar novas receitas, mas sim fazer com que as pessoas gostem e comprem sua receita. Ou seja, além de pensar, imaginar — já que estamos falando em ingredientes, tem que colocar a mão na massa!

Assim como na cozinha, as receitas resultam em diferentes pratos, a inovação também pode ser classificada em diferentes tipos. Fique atento ao que é possível inovar em seu negócio:

Inovação de produto

Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.

Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao manual.

Inovação de processo

Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.

Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.

Inovação de modelo de negócio

Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.

Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido.

Além de diferentes tipos, a inovação pode trazer impactos de forma diferente ao negócio. Confira:

Inovação Incremental

Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio.

Exemplo: evolução do CD comum para CD duplo, com capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais.

Inovação Radical

Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente.

Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos digitais em MP3.

Para entender melhor sobre inovação e como o empreendedorismo pode ajudar na hora de inovar, o ContaAzul entrevistou a pesquisadora Vanessa de Oliveira Collere, que é diretora do Inovaparq (Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região), e conversamos com ela sobre os caminhos para a inovação. Vanessa esclarece que “a inovação deve gerar produtos melhores, que facilitem a vida das pessoas de alguma forma, para que, assim, seja aceita pelo mercado”. Ela ressalta que a inovação está relacionada com a aplicação prática de novas ideias e que, para colocar essas ideias em prática, é necessário o espírito empreendedor: ousado, que aceita riscos, que quebra paradigmas, que encara desafios. Pare para pensar: não foi com esse mesmo espírito que você correu atrás do sonho de ter seu próprio negócio? Por isso mesmo, não pense que a inovação é algo “divino” e que não está ao seu alcance.

Você pode ser inovador, independente do tamanho de sua empresa ou de sua ideia.

Há uma lenda que conta que, há cerca de 200 anos a.C, estava lá Arquimedes em sua banheira. Bom, e o que isso tem a ver com inovação? Nós já vamos chegar lá! Essa história conta que o rei de Siracusa pediu para Arquimedes descobrir se a coroa dele era feita totalmente de ouro ou se havia prata misturada. Foi durante o banho que Arquimedes observou: à medida que seu corpo mergulhava na banheira, a água transbordava, descobrindo o método para a solução do problema sobre como medir o volume do peso da coroa. Foi daí que nasceu o conceito de Impulsão da Física e também uma expressão conhecida até hoje — ele ficou tão contente com a descoberta que saiu gritando na rua “Eureka, Eureka!” que, em grego (εὑρηκα), quer dizer descobri, achei, encontrei.

Essa pequena historia pode causar uma confusão sobre o processo criativo e de descobertas de novas ideias. Não é que Arquimedes descobriu a solução ao acaso durante o banho. Ele já havia pesquisado bastante sobre o assunto, levantado algumas hipóteses e, o que aconteceu foi que, relaxado na banheira, conseguiu fazer conexões do que estava vivendo com o que já tinha estudado. Portanto, o momento Eureka não vem ao acaso. É resultado de muita pesquisa e conexões acerca de um tema.

Guia para o momento Eureka

E por saber que a criatividade não é um dom, e sim uma habilidade que pode ser trabalhada diariamente, nós queremos te ajudar a encontrar vários momentos Eureka. Para isso, separamos algumas dicas sobre como trabalhar a inovação no dia-a-dia do seu negócio. Conheça nosso Guia de inovação para pequenas empresas. Nele, você vai saber mais sobre o conceito e os tipos de inovação e aprender ainda algumas técnicas para buscar ideias inovadoras.

Guia de inovação para pequenas empresas  Preparamos um guia para ajudar você a inovar no seus negócio Baixar o guia agora

Vinicius Roveda
Sobre o autor

CEO da ContaAzul. É formado em Ciência da Computação pela UDESC e tem MBA em Business e Product Manager pela Fundação Getúlio Vargas.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

3 Comentários
 
DRE gerencial do ContaAzul, um novo relatório   para um controle financeiro melhor! Experimente Grátis!  <https://contaazul.com/funcionalidades/dre-demonstrativo-resultado-exercicio/?utm_source=modal&utm_campaign=dre>
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!