5 dicas práticas para gerenciar seu tempo

2 Comentários Publicado:  Assunto: Gestão e Negócios

 Dicas práticas para gerenciar seu tempo

Administrar bem o tempo é um dos principais desafios dos empreendedores atuais. Compromissos e tarefas cotidianas devem ser cumpridos de forma organizada para evitar que o negócio se afunde na bagunça, o que pode se refletir de forma negativa na produção e no faturamento.

DRE Gerencial do ContaAzul: Comece agora

Gerenciar a agenda de forma otimizada também é essencial para garantir que o empresário não acabe se tornando refém do trabalho!

Se você é uma daquelas pessoas que começam a trabalhar logo cedo e só conseguem retornar para casa à noite, cheias de tarefas para realizar após o jantar, saiba que há algo errado. E mais: está na hora de mudar! Algumas atitudes simples podem provocar mudanças significativas no seu cotidiano. Listamos abaixo cinco dicas práticas para que você possa gerenciar melhor seu tempo. Confira!

1 - Comece pelo planejamento

O planejamento é fundamental para a gestão de qualquer empresa. Ele permitirá que o gestor defina estratégias de ação e metas a serem perseguidas a curto, médio e longo prazos. Com um plano de negócios bem definido, o cotidiano do empresário será mais organizado de forma automática. Ele não perderá tempo com imprevistos e poderá se dedicar com tranquilidade às questões cotidianas.

2 - Saiba delegar

O plano de negócios da empresa deve ser dividido com a equipe para que todos trabalhem em busca de objetivos comuns. É importante manter o pessoal motivado e bem treinado, de forma que o gestor tenha confiança nos funcionários e possa delegar tarefas. Essa é uma atitude essencial quando o assunto é tempo! Afinal, se o empresário implementar uma gestão muito centralizadora, ficará difícil ter fôlego durante todo o dia.

3 - Identifique as prioridades

Para conseguir gerenciar melhor as tarefas diárias, o empreendedor deve elencar as prioridades. Uma boa estratégia é fazer uma lista dos compromissos do dia seguinte, com os horários em que pretende cumpri-los. As anotações vão ajudar o empresário a organizar a agenda, identificando o que é prioridade. Dessa forma, em datas muito conturbadas, ele poderá verificar quais tarefas podem ser adiadas, quais devem ser delegadas e quais realmente precisam ser executadas por ele.

4 - Use a tecnologia ao seu favor

Em pleno século XXI, o empreendedor atual deve utilizar a tecnologia ao seu favor. Programas de gerenciamento deixaram as antigas técnicas contábeis para lá de obsoletas. Para que passar horas conferindo extratos bancários e elaborando planilhas financeiras? Hoje há softwares que fazem esse trabalho em poucos minutos e com muito mais eficiência! Portanto, use sistemas automatizados, aplicativos, agendas online, enfim, abuse de todos os recursos tecnológicos que puderem ajudá-lo a gerenciar a sua empresa e o seu tempo.

5 - Valorize a organização

Para terminar, a dica é valorizar a ordem dentro do ambiente do trabalho. Crie mecanismos para que os funcionários ajam de forma organizada e padronizada, respeitando horários e prazos. A estratégia reduz os improvisos e aumenta o profissionalismo. Consequentemente você conseguirá um melhor aproveitamento do tempo (não apenas do seu, mas da equipe como um todo).

Colocando essas dicas em prática você conseguirá uma agenda mais organizada e eficiente. No final do dia sobrará mais tempo para a família, para os amigos ou para aquela prática esportiva que você tanto sonha em realizar. Tenha certeza de que valerá a pena! ;)

Kit Gestão de Custos  Uma Gestão de Custos eficiente não serve só para assegurar a sobrevivência da  sua empresa, descubra! Baixar o kit agora

Você tem outras dicas para aproveitar melhor o tempo dentro da empresa? Deixe aqui os seus comentários! Queremos conhecer as suas experiências!

 

Um abraço e até a próxima!

Marcio Roberto Andrade
Sobre o autor

Controller na ContaAzul. Tem formação nas áreas de Computação, Gerenciamento de Projetos e Gestão Financeira, além das certificações PMP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIN e Microsoft Certified Professional.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

2 Comentários
 
Black Friday ContaAzul
 
newsletter

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócios:
receba nossas novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão!

3 minute read