Gestão do Negócio

Como a cultura da empresa influencia na administração dos negócios?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Como a cultura da empresa influencia na administração dos negócios?

Quando o Google começou a emergir como uma das grandes empresas de TI, um dos principais lemas da companhia se tornou bastante conhecido no mercado: “Don’t be evil”, ou “Não seja mau”. Essa frase reflete o posicionamento do Google no mercado de TI, fazendo uma oposição subjetiva à Microsoft, outra gigante do setor.

Sabe como a cultura da empresa influencia na administração dos negócios?

A empresa de Bill Gates ficou conhecida no Vale do Silício como uma companhia “malvada”, uma vez que utilizavam de estratégias bem agressivas para monopolizar alguns mercados. Esses dois exemplos que refletem bem a questão de como a cultura de uma empresa influencia em sua administração.

A importância da cultura organizacional

A cultura de uma empresa pode ser entendida como o conjunto de normas não escritas que todos os colaboradores seguem, ou deveriam seguir. Ela é formada por lemas, atitudes, valores, práticas e hábitos que identificam uma maneira única de atuação.

Isso é importante para que todos os colaboradores trabalhem no mesmo sentido, seguindo os mesmos princípios. Sejam eles diretores, gerentes, analistas, assistentes ou estagiários. Essa unidade é fundamental para a companhia atingir sua missão, uma vez que confere objetividade e unidade à atuação dela no mercado.

A cultura na tomada de decisões

Esse modus operandi também orienta seus gestores durante as tomadas de decisão. Enquanto na Microsoft, a gestão passou uma imagem de imperialismo para o mercado, no Google as coisas foram diferentes. Incentivando a criatividade e deixando de lado a frieza da formalidade excessiva, o gigante de buscas conseguiu resultados financeiros igualmente positivos. E fez isso sem passar uma imagem ruim.

Se a empresa desenvolve uma cultura de resultados entre seus gestores, com cobranças rígidas e remuneração agressiva, isso certamente influenciará na tomada de decisões. E esse tipo de comportamento será replicado para os níveis mais baixos da hierarquia. Agregando o lema “Não seja mau”, o Google quis dizer aos seus gestores para não buscarem o lucro e o sucesso a qualquer custo.

A cultura da empresa molda a atuação dela no mercado. As estratégias utilizadas pelos gestores do Google, certamente são diferentes das que os gestores da Microsoft usaram.

Disseminação da cultura na empresa

Para que a cultura da empresa consiga influenciar sua atividade, é preciso que os colaboradores compartilhem dela. Existem quatro maneiras principais dos funcionários tomarem conhecimento da cultura da empresa.

Pelas histórias: É o conhecimento transmitido boca a boca nos corredores da companhia. Normalmente abordam a trajetória do fundador e de membros notáveis que passaram pela empresa. Também costumam recordar casos de fracasso e sucesso, além de exemplificar regras de conduta.

Pelas coisas: O que está dentro da companhia faz parte da cultura dela. Desde a arquitetura do prédio, até os objetos utilizados para decorar salas e escritórios. Algumas empresas estampam lemas em suas paredes. No Facebook, por exemplo, todos escritórios possuem o lema “Move Fast” desenhado em uma das paredes.

move fast escritorio facebook

Pela linguagem: É comum existir departamentos da companhia que utilizam um linguajar próprio do setor em que atuam. A maneira como as pessoas se vestem e se comportam também faz parte da linguagem. Aprender essa linguagem resulta em aceitação dentro da empresa.

Pelos hábitos e rituais: São eventos que se repetem sistematicamente e reforçam a cultura da companhia. Festas de final de ano e aniversário da empresa são bons exemplos.

A cultura da companhia influencia diretamente na maneira como ela realiza seus negócios. Alguns teóricos da área afirmam que a missão da empresa é um produto de sua cultura. Portanto, para atingir seus objetivos é preciso manter esses valores vivos entre os colaboradores ou ainda, começar a cultura do seu empreendimento.

Leia também