Gestão do Negócio

Conheça os 5 principais tipos de empreendedores

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 5 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A pandemia modificou a economia mundial e, em meio ao desemprego, o empreendedorismo foi uma solução encontrada por vários brasileiros;
  • Existem muitos tipos de empreendedores, mas cinco deles são os principais. O perfil ideal é aquele com o qual você se identifica.
  • Gerenciar uma micro ou pequena empresa é um grande desafio, mas com o ERP da Conta Azul tudo pode ficar mais fácil: com ele, você pode acompanhar todos os setores da sua empresa, em tempo real e de onde estiver!

Experimente grátis a Conta Azul!

A pandemia nos fez pensar e mudar a forma de nos relacionar com o mundo para nos proteger. E foi em meio a esse caos que alguns empreendedores se destacaram.

E aqui no Brasil, isso não é surpresa, afinal, hoje em dia existem mais de 43,9 milhões de empreendedores brasileiros, o que comprova que empreender muitas vezes é uma questão de necessidade.

Neste conteúdo você verá os seguintes tópicos: 

conheca-os-principais-tipos-de-empreendedores

5 principais tipos de empreendedores

Os cinco tipos de empreendedores citados abaixo apresentam características específicas que identificam quem tem uma veia empreendedora. Por isso, cada perfil se complementa de alguma forma e reforça os desafios que eles enfrentam. Vamos conhecê-los!

1. Informal

Um dos tipos de empreendedores mais comuns é aquele que empreende por necessidade. Os recursos financeiros recebidos são direcionados para as suas contas, como a casa e família.  

A sua principal dificuldade é planejar o crescimento da empresa, já que suas energias estão concentradas no agora. Ele está amadurecendo a ideia de divulgar o seu empreendimento na internet. 

2. Cooperado

O empreendedor cooperado preza muito pelo esforço em equipe, pois ele trabalha com cooperativas e está aberto a parcerias que possam aumentar o seu faturamento. O seu objetivo para o futuro é andar com as próprias pernas e crescer, principalmente na internet.  

3. Individual

Aqui vemos um empreendedor que saiu da informalidade e se tornou  um empresário. Já formalizado, ele ainda não sabe o quanto pode fazer o seu negócio crescer, mas estuda possibilidades de promover a sua empresa no meio digital.

Esses são considerados um dos tipos de empreendedores que desejam sobreviver sozinhos, ou com no máximo um funcionário.  

4. Franqueado

Esse é o tipo de empreendedor descolado. Ele sabe que a primeira impressão é a que fica, então decidiu investir em um modelo de negócio pronto, como uma franquia. 

Sabe aquela empresa com uma bela pintura e um ambiente bem aconchegante para passar o dia? O empreendedor franqueado fez essa escolha! A partir de uma marca já conhecida da franquia, ele busca se  destacar ainda mais entre seus concorrentes. 

5. Social

O empreendedor social é um perfil com paixão por mudar o mundo e sua motivação é estruturar uma ideia  que sirva de legado para as próximas gerações. 

Mas, como não dá para mudar o mundo sem dinheiro, ele se engaja na criação das startups e empresas com alto potencial de crescimento, tendo a tecnologia como sua principal parceira. Assim nascem as grandes marcas! 

conheca-os-principais-tipos-de-empreendedores-2

Qual é o melhor tipo de empreendedor?

O perfil ideal de empreendedor é aquele que você se identifica mais! Quase toda empresa começa do zero, com recursos limitados e contando apenas com o próprio empreendedor para fazer tudo dar certo. 

E, para conseguir sobreviver no mercado, é preciso dar o primeiro passo em direção ao seu sonho e traçar seus objetivos para a empresa decolar.

É importante ressaltar que todos os tipos de empreendedores são cruciais para uma sociedade saudável economicamente. O perfil que você mais se identificou com certeza é o ideal.   

conheca-os-principais-tipos-de-empreendedores-3

Seja qual for o seu perfil empreendedor, a Conta Azul é sua aliada! 

Sabia que  a Conta Azul pode ajudar a organizar o financeiro da sua empresa de maneira prática, seja você um empreendedor novo ou experiente no mercado?

Em uma só plataforma, a Conta Azul facilita a organização de funcionalidades importantes para o empreendedor, como: 

  • Solução de cobranças automatizadas, com recebimentos por Pix, boleto e cartão de crédito (via link);
  • Emissão de notas fiscais;
  • Acesso a dados do financeiro, fiscal, contábil, comercial e de estoque do seu negócio; 
  • Todos os seus dados financeiros reunidos em um único lugar

Gostou? É só clicar aqui para experimentar a Conta Azul de graça!  

Leia também