Conheça os 5 principais tipos de empreendedores

Sobre o que estamos falando?

  • A pandemia modificou a economia mundial e, em meio ao desemprego, o empreendedorismo foi uma solução encontrada por vários brasileiros;
  • Existem muitos tipos de empreendedores, mas cinco deles são os principais. O perfil ideal é aquele com o qual você se identifica.
  • Gerenciar uma micro ou pequena empresa é um grande desafio, mas com o ERP da Conta Azul tudo pode ficar mais fácil: com ele, você pode acompanhar todos os setores da sua empresa, em tempo real e de onde estiver!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A pandemia nos fez pensar e mudar a forma de nos relacionar com o mundo para nos proteger. E foi em meio a esse caos que alguns empreendedores se destacaram. E aqui no Brasil, isso não é surpresa, afinal, hoje em dia existem mais de 43,9 milhões de empreendedores brasileiros, o que comprova que empreender muitas vezes é uma questão de necessidade.

Neste conteúdo você verá os seguintes tópicos: 

conheca-os-principais-tipos-de-empreendedores

5 principais tipos de empreendedores

Os cinco tipos de empreendedores citados abaixo apresentam características específicas que identificam quem tem uma veia empreendedora. Por isso, cada perfil se complementa de alguma forma e reforça os desafios que eles enfrentam. Vamos conhecê-los?

  1. Informal

Um dos tipos de empreendedores mais comuns é aquele que empreende por necessidade. Os recursos financeiros recebidos são direcionados para as suas contas, como a casa e família.  

A sua principal dificuldade é planejar o crescimento da empresa, já que suas energias estão concentradas no agora. Ele está amadurecendo a ideia de divulgar o seu empreendimento na internet. 

   2. Cooperado


O empreendedor cooperado preza muito pelo esforço em equipe, pois ele trabalha com cooperativas e está aberto a parcerias que possam aumentar o seu faturamento. O seu objetivo para o futuro é andar com as próprias pernas e crescer, principalmente na internet.  

   3. Individual


Aqui vemos um empreendedor que saiu da informalidade e se tornou  um empresário. Já formalizado, ele ainda não sabe o quanto pode fazer o seu negócio crescer, mas estuda possibilidades de promover a sua empresa no meio digital.

Esses são considerados um dos tipos de empreendedores que desejam sobreviver sozinhos, ou com no máximo um funcionário.  

   4. Franqueado


Esse é o tipo de empreendedor descolado. Ele sabe que a primeira impressão é a que fica, então decidiu investir em um modelo de negócio pronto, como uma franquia. 

Sabe aquela empresa com uma bela pintura e um ambiente bem aconchegante para passar o dia? O empreendedor franqueado fez essa escolha! A partir de uma marca já conhecida da franquia, ele busca se  destacar ainda mais entre seus concorrentes. 

   5. Social


O empreendedor social é um perfil com paixão por mudar o mundo e sua motivação é estruturar uma ideia  que sirva de legado para as próximas gerações. 

Mas, como não dá para mudar o mundo sem dinheiro, ele se engaja na criação das startups e empresas com alto potencial de crescimento, tendo a tecnologia como sua principal parceira. Assim nascem as grandes marcas! 

conheca-os-principais-tipos-de-empreendedores-2

Qual é o melhor tipo de empreendedor?

O perfil ideal de empreendedor é aquele que você se identifica mais! Quase toda empresa começa do zero, com recursos limitados e contando apenas com o próprio empreendedor para fazer tudo dar certo. 

E, para conseguir sobreviver no mercado, é preciso dar o primeiro passo em direção ao seu sonho e traçar seus objetivos para a empresa decolar.

É importante ressaltar que todos os tipos de empreendedores são cruciais para uma sociedade saudável economicamente. O perfil que você mais se identificou com certeza é o ideal.   

O perfil do empreendedor brasileiro em 2021

O relatório GEM - Global Entrepreneurship Monitor em 2020 mostrou que 14 milhões de brasileiros começaram a empreender diante do cenário de desemprego. Esse talvez foi só o empurrãozinho para que tirassem alguma ideia do papel. 

A pesquisa indicou ainda que 52,1% dos brasileiros sabem de alguém que abriu um negócio no último ano. A faixa etária desses novos empreendedores ficou entre 18-24 anos e 55-64 anos, inclusive as mulheres tomaram a frente para empreender.

A princípio, o que motiva um empreendedor a continuar o seu negócio pode ser a necessidade, mas logo ele passa a ter uma visão clara de onde quer chegar.

Empreender significa sair da zona de conforto, experimentar um mundo novo de oportunidades e dar um passo de cada vez. 

Imagine como foi para uma grande marca na sua cidade começar o negócio? Sabemos que não é fácil, porém, com resiliência, persistência e contando com parceiros como a Conta Azul, a jornada fica mais leve. 

conheca-os-principais-tipos-de-empreendedores-3 

Seja qual for o seu perfil empreendedor, a Conta Azul é sua aliada! 

Sabia que  a Conta Azul pode ajudar a organizar o financeiro da sua empresa de maneira prática, seja você um empreendedor novo ou experiente no mercado?

Em uma só plataforma, a Conta Azul facilita a organização de funcionalidades importantes para o empreendedor, como: 

  • Recebimentos de pagamentos dos clientes através do Receba Fácil, uma cobrança segura e rápida;

  • Emissão de notas fiscais e envio com rapidez;

  • Emissão de boletos bancários;

  • Acesso a dados do financeiro, fiscal, contábil, comercial e de estoque do seu negócio; 

  • Nada de burocracia ou processos complicados: uma única plataforma gera resultados incríveis e práticos para o empreendedor. 

E, o melhor de tudo: a Conta Azul cabe no seu orçamento, pois foi feita para micro e pequenas empresas!

Conte também com a integração de mais de 50 plataformas digitais (sim, mais de 50!) para receber pagamentos com mais opções, sendo as principais: Mercado Livre, Mercado Pago, Hotmart, PagSeguro, PayPal, RD Station, Pipedrive e Shopify.

Gostou? É só clicar aqui para experimentar a Conta Azul de graça!  

 

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar