Gestão do Negócio

Saiba como testar modelo de negócios

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Saiba como testar modelo de negócios

Diariamente, pessoas de todas as partes do mundo estão concebendo novas ideias que podem revolucionar a forma como as empresas atuam no mercado.

 

No entanto, transformar esses pensamentos em modelos de negócios lucrativos é complexo e exige grande dedicação dos empreendedores que querem se diferenciar da concorrência.

As pequenas e médias empresas (PMEs) precisam conquistar fatias de mercado cada vez mais concorridas e, por isso, muitas vezes se encontram diante de modelos de negócios que ainda não existem. Isso é comum tanto para novos produtos e serviços quanto para a reformulação dos já lançados.

Para colocarem uma ideia em prática e alcançar o sucesso, as PMEs não podem se restringir às ferramentas usadas pelas grandes organizações para analisar a viabilidade de seus projetos. O cenário exige testes mais rápidos e simples, mas não menos eficazes.

Saiba como testar um modelo de negócios para sua empresa:

Defina o que será testado do modelo de negócios

Em primeiro lugar, é preciso definir o que o modelo de negócios irá testar, ou seja, aquilo que a empresa deseja aprender com a experiência. O brainstorming é uma boa ferramenta para levantar o máximo de perguntas possível, como: os potenciais clientes estão dispostos a pagar por esse produto ou serviço? Qual o preço?

Registre todas as dúvidas que você e seus colaboradores têm em mente sobre o novo negócio e, em seguida, selecione as principais questões e agrupe as similares.

Nesse momento, também é importante colocar no papel as hipóteses para responder a esses questionamentos: sim, os clientes estão dispostos a pagar, mas não o preço que esperávamos, por exemplo. Essas são as crenças que você possui sobre o funcionamento do modelo de negócios e proporcionam mais alternativas nas fases posteriores.

Algumas ferramentas, como o Business Model Canvas, ajudam a visualizar vários aspectos de forma integrada, contribuindo para analisar a viabilidade do modelo.

Mensure

Para que os questionamentos sejam colocados à prova, é fundamental saber controlar os resultados. Selecione todas as métricas para testar as hipóteses, tendo em mente que os melhores indicadores são aqueles que podem ser mensurados de forma objetiva e tangível.

Além disso, é crucial estabelecer uma meta para validação. Lembre-se que esse valor deve ser definido antes mesmo do início dos testes, para que sua análise sobre o resultado seja isenta e não leve em conta as informações já disponíveis no estudo.

Escolha o tipo de teste

Ao lançar qualquer produto ou serviço, as empresas devem conseguir identificar aspectos fundamentais como o nível de interesse dos potenciais clientes, a exclusividade da solução, a concorrência, o humor do mercado, o possível faturamento, entre outros.

Para levantar essas informações, existem vários tipos de teste. Por isso, é necessário saber quais os mais adequados para os objetivos da sua empresa.

Confira alguns:

Teste A/B: oferecer duas versões diferentes de um produto e medir qual delas tem maior aceitação;

Web: analisar estatísticas de acesso a páginas e cliques de usuários para mensurar o interesse por produtos e soluções específicas;

Pesquisa: coletar informações sobre o comportamento e os interesses do público, seja pela internet, telefone ou presencialmente;

Protótipo: oferecer uma versão do produto que ainda não tem todas as funcionalidades ou entregar o serviço de forma rudimentar apenas para verificar sua aplicabilidade.

Construa e adapte

Para as PMEs, mais importante que investir tempo na elaboração de um modelo de negócios detalhado é testá-lo quantas vezes forem necessárias para sentir, na prática, como o mercado reage.

Isso faz com que o desenvolvimento dos produtos e serviços seja mais acelerado e eficaz, promovendo aprendizado constante e estimulando o feedback dos clientes.

Essa abordagem também garante uma maior facilidade de se adaptar a diferentes situações. Afinal, a empresa passa pelas fases de planejamento, design, implementação, testes e avaliação dos resultados por várias vezes antes de lançar o produto e serviço, aumentando as chances de sucesso.

Você já testou um modelo de negócios? Conte-nos a sua experiência!

 

Leia também