Gestão do Negócio

Case de sucesso: Negócio virtual, resultados reais

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Case de sucesso: Negócio virtual, resultados reais

Em um primeiro momento, pode parecer que gerenciar um e-commerce (loja virtual) seja muito mais tranquilo do que trabalhar com uma loja física. Mas então basta que os pedidos comecem a entrar, as transações aumentem e o fechamento do caixa não “bata”, que logo se percebe: não existe moleza no empreendedorismo.

Sabendo disso, as empresárias Fernanda Ferreira Intropedi e Mariana Zanutto Bizarri não pouparam planejamento, estudo e dedicação antes de iniciarem as atividades da Le Petit Marché, uma loja virtual de acessórios e decorações. A ideia de investir nesse ramo surgiu a partir das experiências pessoais e profissionais das empresárias. Mariana já havia trabalhado com e-commerce de vestuário feminino e marketing de moda e Fernanda contava com uma boa bagagem de experiências em marketing e eventos. Além disso, são apaixonadas pelo setor no qual atuam, o que já garantiu algumas doses extras de entusiasmo pelo negócio. Então, em junho de 2012, a Le Petit Marché abriu suas portas virtuais.

Apesar do amplo conhecimento no setor, as sócias não tinham experiência em administração de empresas. E, assim que passaram os primeiros sufocos em meio a planilhas e relatórios, foram aconselhadas por um consultor a conhecer o ContaAzul. “Gastávamos muitas horas para fazer e entender as planilhas e relatórios gerados a partir delas”, conta Mariana. Com os relatórios gerados pelo ContaAzul, as empresárias obtêm parâmetros confiáveis e dados concretos para tomar decisões. E a boa gestão já está garantindo os próximos passos: aprimoramento da plataforma de negócio e expectativa de crescimento de até 250% em relação ao primeiro ano de atividade.

Transforme obstáculos em oportunidades

Do início da empresa para cá, os desafios não foram somente com o gerenciamento das informações. As empresárias acreditam que o mercado de e-commerce é visto com certo preconceito por alguns consumidores devido à existência de empresas que lesam seus clientes: “A falta de confiança em transações on-line com certeza é uma dificuldade para as lojas virtuais”, comenta Mariana. Porém, a partir dessa fragilidade do mercado, as sócias encontraram o caminho para se destacarem: o site da Le Petit Marché garante o sigilo das informações dos clientes por meio de sistemas de segurança e as proprietárias oferecem cuidado e atenção em cada compra efetuada. “Assim minimizamos esse ‘pré-conceito’ em torno de empresas recém-chegadas no mercado on-line. Preocupamo-nos em sempre oferecer um processo de compra segura e fácil para as clientes e valorizamos a proximidade para que possam sentir tranquilidade desde a entrada no site até o recebimento da encomenda”, explica.

Quem não é visto, não é clicado

Fernanda e Mariana também não dão passos em falso na divulgação da marca – investem de forma consciente em marketing digital para conquistar visitantes para a Le Petit Marché.

Diferente de uma loja física, o comércio on-line não possui uma vitrine direta num corredor de passagem, por exemplo. Portanto, a divulgação é um ponto crucial no planejamento de um e-commerce. “Investimos nossos recursos no planejamento de ações contínuas nas redes sociais e meios on-line, sempre com foco no relacionamento com o cliente. Sem uma campanha estruturada, há grande chance de desperdício de verba”, explicam.

Para quem deseja empreender, as empresárias dão uma dica:

“Muito estudo e planejamento! Empreender é extremamente gratificante, mas hoje vemos muitas empresas fecharem com pouco tempo de mercado por não terem tido desde o início a estruturação e planejamento necessários”. Anotou aí?

Você também tem alguma experiência para compartilhar? Conte para a gente nos comentários, quem sabe ela possa ajudar alguém! Assim como ajudou a Le Petit Marché, o ContaAzul facilita a vida de diversos segmentos espalhados pelo Brasil. Conheça todos e veja como o sistema pode atender o sua empresa também

Leia também