6 lições aprendidas com grandes empresas do mercado

Sobre o que estamos falando?

  • Boa parte das grandes empresas começou com pouco investimento. Foram as ideais inovadoras responsáveis por torná-las conhecidas mundialmente;
  • Facebook, Amazon e Google são algumas das grandes empresas com histórias incríveis para se inspirar. Todas elas têm em comum: o uso da tecnologia;
  • Você também pode fazer como essas grandes empresas e investir em tecnologia. Para isso, conte a Conta Azul Pro, plataforma de gestão online, completa e simples de usar. Com poucos cliques, monitore todos os setores da sua empresa de onde estiver.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Se destacar no mercado pode ser desafiador para os empreendedores, principalmente para quem está começando. Com a internet e a ausência de barreiras físicas, esse desafio pode ser ainda maior. 

Porém, houve um tempo em que a internet não era popular e, mesmo assim, alguns negócios que surgiram com poucos recursos e até em garagens, cresceram bastante. Hoje, eles faturam milhões e são grandes empresas conhecidas no mundo todo. 

Que tal aprender com elas? Continue a leitura e confira 6 lições importantes de empresários de sucesso que fizeram história em seus respectivos ramos de atuação!

O segredo das grandes empresas 

Muita gente que olha para grandes empresas como a Amazon e o Google não imagina que, por trás de tanto sucesso, houveram erros e obstáculos. Muitos desses empreendedores começaram como você, apenas com uma ideia inovadora e muita vontade de crescer.

Conhecer bem o público, o ramo de atuação, fazer um bom planejamento financeiro e estudar sobre negócios são aspectos importantes. No entanto, não existe uma fórmula mágica para criar uma empresa de sucesso. 

O que podemos é aprender com a experiência, os erros e acertos dos grandes empreendedores. Pensando nisso, listamos no próximo tópico 6 lições importantes das maiores empresas de sucesso do mundo. Continue lendo para se inspirar. 

Organize a sua empresa com a Conta Azul Pro e venda mais. 

6 lições com quem obteve sucesso empresarial 

 

1. Crie soluções para as pessoas — Mark Zuckberg, do Facebook

Atualmente, o Facebook, criado por Mark Zuckberg há 18 anos, conta com aproximadamente 2,9 bilhões de usuários, correspondendo a quase 37% da população mundial. 

Desde muito cedo, Zuckberg pensava em resolver problemas com soluções inovadoras. Não é à toa que, com apenas 11 anos, criou um programa que conectava os computadores da família e facilitava a comunicação com o seu pai, que era psiquiatra e trabalhava em casa. 

Chamado “ZuckNet”, o sistema permitia a troca de mensagens. Assim, ele podia se comunicar com o pai sem precisar se deslocar e/ou atrapalhar uma consulta.

Portanto, se você está pensando em abrir ou já tem um negócio no mercado, tenha como foco principal oferecer soluções efetivas para o seu público, independente do segmento de atuação. 

Quer alguns exemplos?

Um bom restaurante de comidas típicas pode resolver o problema de pessoas que buscam por pratos locais; já uma loja virtual de roupas plus size é a solução para pessoas que buscam por peças de tamanhos maiores.

Com isso, as chances de você se tornar pioneiro em um ramo, se diferenciar dos concorrentes e conquistar clientes fiéis são bem maiores.

Se destaque no mercado utilizando a Estratégia do Oceano Azul.


Fonte: Poder 360

2. Reconheça o trabalho de quem se esforça pela sua empresa — Mary Kay Ash, da Mary Kay Cosmetics

Mary Kay Ash é a fundadora de uma das maiores marcas de cosméticos do mundo, a Mary Kay Cosmetics, que também carrega o nome da empresária. 

A empresa foi fundada em 1964, quando Mary havia saído da Stanley Home Products, onde trabalhou por 25 anos. A decisão de deixar o emprego veio após um funcionário, que ela mesmo havia treinado, ter sido promovido para ganhar o dobro do seu salário.

Hoje, existem mais de 3,5 milhões de consultoras de beleza da marca espalhadas pelo mundo. A empresa possui um sistema de metas para bonificar as revendedoras, onde um dos prêmios é um carro cor de rosa. 

É claro que nem todo dono de negócio consegue dar um carro de presente para os funcionários. Contudo, é indispensável reconhecer e premiar o esforço da sua equipe, de acordo com a realidade da sua empresa. 

Lembre-se de que são os colaboradores os responsáveis por fazer o seu negócio acontecer e criar experiências inesquecíveis para os clientes. 

Entenda o desafio da gestão de pessoas.


Fonte: Hypeness

3. Dinheiro não é tudo — Jorge Paulo Lemann, da Ambev

Jorge Paulo Lemann é dono da AMBEV, uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo. Ele também é considerado um dos homens mais ricos do Brasil. 

Filho de imigrantes suíços e também empreendedores, há quem diga que Lemann foi um privilegiado por vir de uma família com boas condições financeiras. No entanto, não foi apenas isso que o tornou em um empresário de sucesso. 

Ele chegou, inclusive, a falir uma empresa, a corretora de valores Invesco. Anos depois, ele se recuperou e em 1999, surgia a AMBEV. 

Com Jorge e a criação da AMBEV, podemos tirar 3 lições importantes:

  • Contrate pessoas melhores que você e cuide delas: “o empreendedor tem que dar grande importância ao tópico de gente. Geralmente, ele olha mais para custos e vendas, e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto”; 

  • Cuide da sua vida pessoal: “sou um cara muito organizado e disciplinado. Sempre pratiquei esporte, pelo menos uma hora por dia, seja o que estiver acontecendo no mundo”;

  • Busque investimentos e parcerias que podem agregar valor ao seu negócio: “como empreendedor, eu olharia para um investidor de capital privado ponderando se ele quer apenas colocar dinheiro ou se será um sócio que vai trazer algo a mais”. 

Perceba que, para Jorge Paulo, o dinheiro é apenas um meio para que você, empreendedor, atinja os seus sonhos. O que você vai fazer com seus recursos financeiros é o que vai definir o sucesso da sua empresa.

Aprenda a agregar valor ao seu serviço com produtos relacionados.


Fonte: O Globo

4. Seja visionário e arrisque-se, por que não? — Jeff Bezos, da Amazon

Jeff Bezos é ninguém menos que a segunda pessoa mais rica do mundo no ano de 2022, segundo a Forbes. Durante 4 anos, ele esteve na primeira posição. 

Logo após se formar em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, ele entrou no mercado financeiro. Rapidamente, em 1990, Jeff alcançou o cargo de vice-presidente sênior da empresa de investimentos DE Shaw.

Porém, passados 4 anos, ele decidiu se arriscar no mundo dos negócios online e fundou o esqueleto do que é hoje a Amazon, na garagem da sua casa. Inicialmente, a empresa vendia apenas livros.

O modelo de negócios criado por Bezos deu tão certo que hoje a Amazon é um dos maiores e-commerces do mundo. Nada disso teria sido possível se ele não tivesse se arriscado, mesmo em uma época onde a internet ainda era item de luxo, em 1994. 

Se você tem um sonho, faça como Jeff: arrisque-se, mas faça um bom planejamento e tenha sempre um plano B. 

Confira 11 ideias de empresas para abrir em 2022 e faturar alto!


Fonte: R7

5. Atenção aos detalhes — Steve Jobs, da Apple

Steve Jobs foi o fundador da Apple e, assim como a Amazon, tudo começou na garagem da própria casa. A curiosidade pela tecnologia e pelos eletrônicos surgiu ao observar o trabalho do pai, que era mecânico.

O pontapé inicial para a criação da empresa foi o desenvolvimento do computador pessoal Apple I, desenvolvido por ele e um amigo, também chamado Steve. Com o passar do tempo e algumas polêmicas, o negócio cresceu e hoje a empresa tem o maior valor de marca do mundo. 

O diferencial da Apple está na atenção aos detalhes e no design aliado às funcionalidades dos seus produtos. Para Jobs, “a simplicidade é a sofisticação definitiva”.

A maior lição que podemos aprender com a Apple é que, para conquistar e atrair o público, é preciso saber como unir beleza e utilidade. 

Saiba como utilizar a experiência do cliente a seu favor.


Fonte: Exame

6. Não deixe a opinião dos outros derrubar os seus sonhos — Larry Page, do Google

Larry Page é um dos fundadores do Google e também está na lista dos homens mais ricos do mundo. Seguindo os passos do pai, ele também estudou Engenharia da Computação, finalizou o mestrado e até começou um doutorado. 

Com o amigo Sergey Brin, em 1998, colocou no buscador de informações na internet que tinha o objetivo de oferecer dados mais precisos que um de seus maiores concorrentes da época, o Yahoo. 

Já pensou na quantidade de críticas que eles ouviram devido à ideia audaciosa que tiveram?

Por mais que fossem julgados, não desistiram e é graças a eles que você está lendo este conteúdo e consegue encontrar informações na internet. Não deixar que a opinião negativa das outras pessoas interfira no desenvolvimento da sua empresa é a lição mais importante que podemos aprender com esses empreendedores. 

Tenha o estoque e acompanhe as vendas na palma da mão com o App Conta Azul de Bolso! 


Fonte: Techtudo

O que empresas como Amazon, Apple e Google têm em comum?

De todas as empresas que falamos neste conteúdo, três merecem destaque especial: Amazon, Apple e Google. Isso porque todas elas foram criadas em pequenas garagens, com 2 ou 3 pessoas. Os fundadores também enfrentaram julgamentos e a falta de confiança de muita gente devido às ideias visionárias. 

Outra característica em comum foi o uso da tecnologia. Sem este recurso, essas empresas jamais teriam tido tanto sucesso e conquistado o mundo, concorda? 

Você pode não ter tantos recursos, mas pode investir em tecnologia assim como essas gigantes do mercado com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão online desenvolvido para micro e pequenas empresas!

Com a Conta Azul Pro, todos os setores da sua empresa são integrados em um só lugar. Na prática, quando uma venda acontece, essa movimentação é registrada também no estoque, no financeiro e enviada à contabilidade. 

As principais vantagens da plataforma são:

  • Acompanhamento das vendas e do estoque em tempo real. Se preferir, você pode até cadastrar lembretes para ser alertado quando os itens estiverem atingindo as quantidades mínimas;

  • Emissão de notas fiscais com poucos cliques. Elas também podem ser enviadas ao contador, sem a necessidade de malotes;

  • Conciliação bancária e fiscal automáticas. Nada de se perder no extrato bancário, procurando quem pagou o quê e nem pagar os tributos fora das datas de vencimento;

  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender;

  • Cadastro de clientes, desde os dados para contato até as preferências;

  • Monitoramento das contas a pagar a receber e muito mais! 

Com a Conta Azul Pro, a sua empresa terá uma gestão moderna e você estará à frente da concorrência, que ainda deve anotar tudo à mão ou em planilhas em Excel. 

Invista em tecnologia como as grandes empresas do mercado: clique aqui para experimentar todas as vantagens da Conta Azul Pro sem pagar nada!

Leia mais

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar