Gestão do Negócio

6 lições aprendidas com grandes empresas do mercado

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 22/01/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Boa parte das grandes empresas começou com pouco investimento. Foram as ideais inovadoras responsáveis por torná-las conhecidas mundialmente;
  • Facebook, Amazon e Google são algumas das grandes empresas com histórias incríveis para se inspirar. Todas elas têm em comum: o uso da tecnologia;
  • Você também pode fazer como essas grandes empresas e investir em tecnologia. Para isso, conte a Conta Azul Pro, plataforma de gestão online, completa e simples de usar. Com poucos cliques, monitore todos os setores da sua empresa de onde estiver.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Se destacar no mercado pode ser desafiador para os empreendedores, principalmente para quem está começando. Com a internet e a ausência de barreiras físicas, esse desafio pode ser ainda maior. 

Porém, houve um tempo em que a internet não era popular e, mesmo assim, alguns negócios que surgiram com poucos recursos e até em garagens, cresceram bastante. Hoje, eles faturam milhões e são grandes empresas conhecidas no mundo todo. 

Que tal aprender com elas? Continue a leitura e confira 6 lições importantes de empresários de sucesso que fizeram história em seus respectivos ramos de atuação!

Boa parte das grandes empresas começou com pouco investimento. Foram as ideais inovadoras responsáveis por torná-las conhecidas mundialmente;

O segredo das grandes empresas 

Muita gente que olha para grandes empresas como a Amazon e o Google não imagina que, por trás de tanto sucesso, houveram erros e obstáculos. Muitos desses empreendedores começaram como você, apenas com uma ideia inovadora e muita vontade de crescer.

Conhecer bem o público, o ramo de atuação, fazer um bom planejamento financeiro e estudar sobre negócios são aspectos importantes. No entanto, não existe uma fórmula mágica para criar uma empresa de sucesso. 

O que podemos é aprender com a experiência, os erros e acertos dos grandes empreendedores. Pensando nisso, listamos no próximo tópico 6 lições importantes das maiores empresas de sucesso do mundo. Continue lendo para se inspirar. 

Organize a sua empresa com a Conta Azul Pro e venda mais. 

6 lições com quem obteve sucesso empresarial 

 

1. Crie soluções para as pessoas — Mark Zuckberg, do Facebook

Atualmente, o Facebook, criado por Mark Zuckberg há 18 anos, conta com aproximadamente 2,9 bilhões de usuários, correspondendo a quase 37% da população mundial. 

Desde muito cedo, Zuckberg pensava em resolver problemas com soluções inovadoras. Não é à toa que, com apenas 11 anos, criou um programa que conectava os computadores da família e facilitava a comunicação com o seu pai, que era psiquiatra e trabalhava em casa. 

Chamado “ZuckNet”, o sistema permitia a troca de mensagens. Assim, ele podia se comunicar com o pai sem precisar se deslocar e/ou atrapalhar uma consulta.

Portanto, se você está pensando em abrir ou já tem um negócio no mercado, tenha como foco principal oferecer soluções efetivas para o seu público, independente do segmento de atuação. 

Quer alguns exemplos?

Um bom restaurante de comidas típicas pode resolver o problema de pessoas que buscam por pratos locais; já uma loja virtual de roupas plus size é a solução para pessoas que buscam por peças de tamanhos maiores.

Com isso, as chances de você se tornar pioneiro em um ramo, se diferenciar dos concorrentes e conquistar clientes fiéis são bem maiores.

Se destaque no mercado utilizando a Estratégia do Oceano Azul.

2. Reconheça o trabalho de quem se esforça pela sua empresa — Mary Kay Ash, da Mary Kay Cosmetics

Mary Kay Ash é a fundadora de uma das maiores marcas de cosméticos do mundo, a Mary Kay Cosmetics, que também carrega o nome da empresária. 

A empresa foi fundada em 1964, quando Mary havia saído da Stanley Home Products, onde trabalhou por 25 anos. A decisão de deixar o emprego veio após um funcionário, que ela mesmo havia treinado, ter sido promovido para ganhar o dobro do seu salário.

Hoje, existem mais de 3,5 milhões de consultoras de beleza da marca espalhadas pelo mundo. A empresa possui um sistema de metas para bonificar as revendedoras, onde um dos prêmios é um carro cor de rosa. 

É claro que nem todo dono de negócio consegue dar um carro de presente para os funcionários. Contudo, é indispensável reconhecer e premiar o esforço da sua equipe, de acordo com a realidade da sua empresa. 

Lembre-se de que são os colaboradores os responsáveis por fazer o seu negócio acontecer e criar experiências inesquecíveis para os clientes. 

Entenda o desafio da gestão de pessoas.

3. Dinheiro não é tudo — Jorge Paulo Lemann, da Ambev

Jorge Paulo Lemann é dono da AMBEV, uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo. Ele também é considerado um dos homens mais ricos do Brasil. 

Filho de imigrantes suíços e também empreendedores, há quem diga que Lemann foi um privilegiado por vir de uma família com boas condições financeiras. No entanto, não foi apenas isso que o tornou em um empresário de sucesso. 

Ele chegou, inclusive, a falir uma empresa, a corretora de valores Invesco. Anos depois, ele se recuperou e em 1999, surgia a AMBEV. 

Com Jorge e a criação da AMBEV, podemos tirar 3 lições importantes:

  • Contrate pessoas melhores que você e cuide delas: “o empreendedor tem que dar grande importância ao tópico de gente. Geralmente, ele olha mais para custos e vendas, e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto”; 

  • Cuide da sua vida pessoal: “sou um cara muito organizado e disciplinado. Sempre pratiquei esporte, pelo menos uma hora por dia, seja o que estiver acontecendo no mundo”;

  • Busque investimentos e parcerias que podem agregar valor ao seu negócio: “como empreendedor, eu olharia para um investidor de capital privado ponderando se ele quer apenas colocar dinheiro ou se será um sócio que vai trazer algo a mais”. 

Perceba que, para Jorge Paulo, o dinheiro é apenas um meio para que você, empreendedor, atinja os seus sonhos. O que você vai fazer com seus recursos financeiros é o que vai definir o sucesso da sua empresa.

Aprenda a agregar valor ao seu serviço com produtos relacionados.

4. Seja visionário e arrisque-se, por que não? — Jeff Bezos, da Amazon

Jeff Bezos é ninguém menos que a segunda pessoa mais rica do mundo no ano de 2022, segundo a Forbes. Durante 4 anos, ele esteve na primeira posição. 

Logo após se formar em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, ele entrou no mercado financeiro. Rapidamente, em 1990, Jeff alcançou o cargo de vice-presidente sênior da empresa de investimentos DE Shaw.

Porém, passados 4 anos, ele decidiu se arriscar no mundo dos negócios online e fundou o esqueleto do que é hoje a Amazon, na garagem da sua casa. Inicialmente, a empresa vendia apenas livros.

O modelo de negócios criado por Bezos deu tão certo que hoje a Amazon é um dos maiores e-commerces do mundo. Nada disso teria sido possível se ele não tivesse se arriscado, mesmo em uma época onde a internet ainda era item de luxo, em 1994. 

Se você tem um sonho, faça como Jeff: arrisque-se, mas faça um bom planejamento e tenha sempre um plano B. 

Confira 11 ideias de empresas para abrir em 2022 e faturar alto!

5. Atenção aos detalhes — Steve Jobs, da Apple

Steve Jobs foi o fundador da Apple e, assim como a Amazon, tudo começou na garagem da própria casa. A curiosidade pela tecnologia e pelos eletrônicos surgiu ao observar o trabalho do pai, que era mecânico.

O pontapé inicial para a criação da empresa foi o desenvolvimento do computador pessoal Apple I, desenvolvido por ele e um amigo, também chamado Steve. Com o passar do tempo e algumas polêmicas, o negócio cresceu e hoje a empresa tem o maior valor de marca do mundo. 

O diferencial da Apple está na atenção aos detalhes e no design aliado às funcionalidades dos seus produtos. Para Jobs, “a simplicidade é a sofisticação definitiva”.

A maior lição que podemos aprender com a Apple é que, para conquistar e atrair o público, é preciso saber como unir beleza e utilidade. 

Saiba como utilizar a experiência do cliente a seu favor.

6. Não deixe a opinião dos outros derrubar os seus sonhos — Larry Page, do Google

Larry Page é um dos fundadores do Google e também está na lista dos homens mais ricos do mundo. Seguindo os passos do pai, ele também estudou Engenharia da Computação, finalizou o mestrado e até começou um doutorado. 

Com o amigo Sergey Brin, em 1998, colocou no buscador de informações na internet que tinha o objetivo de oferecer dados mais precisos que um de seus maiores concorrentes da época, o Yahoo. 

Já pensou na quantidade de críticas que eles ouviram devido à ideia audaciosa que tiveram?

Por mais que fossem julgados, não desistiram e é graças a eles que você está lendo este conteúdo e consegue encontrar informações na internet. Não deixar que a opinião negativa das outras pessoas interfira no desenvolvimento da sua empresa é a lição mais importante que podemos aprender com esses empreendedores. 

Tenha o estoque e acompanhe as vendas na palma da mão com o App Conta Azul de Bolso! 

 

De todas as empresas que falamos neste conteúdo, três merecem destaque especial: Amazon, Apple e Google. Isso porque todas elas foram criadas em pequenas garagens, com 2 ou 3 pessoas. Os fundadores também enfrentaram julgamentos e a falta de confiança de muita gente devido às ideias visionárias. 

O que empresas como Amazon, Apple e Google têm em comum?

De todas as empresas que falamos neste conteúdo, três merecem destaque especial: Amazon, Apple e Google. Isso porque todas elas foram criadas em pequenas garagens, com 2 ou 3 pessoas. Os fundadores também enfrentaram julgamentos e a falta de confiança de muita gente devido às ideias visionárias. 

Outra característica em comum foi o uso da tecnologia. Sem este recurso, essas empresas jamais teriam tido tanto sucesso e conquistado o mundo, concorda? 

Você pode não ter tantos recursos, mas pode investir em tecnologia assim como essas gigantes do mercado com a Conta Azul Pro, plataforma de gestão online desenvolvido para micro e pequenas empresas!

Com a Conta Azul Pro, todos os setores da sua empresa são integrados em um só lugar. Na prática, quando uma venda acontece, essa movimentação é registrada também no estoque, no financeiro e enviada à contabilidade. 

As principais vantagens da plataforma são:

  • Acompanhamento das vendas e do estoque em tempo real. Se preferir, você pode até cadastrar lembretes para ser alertado quando os itens estiverem atingindo as quantidades mínimas;

  • Emissão de notas fiscais com poucos cliques. Elas também podem ser enviadas ao contador, sem a necessidade de malotes;

  • Conciliação bancária e fiscal automáticas. Nada de se perder no extrato bancário, procurando quem pagou o quê e nem pagar os tributos fora das datas de vencimento;

  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender;

  • Cadastro de clientes, desde os dados para contato até as preferências;

  • Monitoramento das contas a pagar a receber e muito mais! 

Com a Conta Azul Pro, a sua empresa terá uma gestão moderna e você estará à frente da concorrência, que ainda deve anotar tudo à mão ou em planilhas em Excel. 

Invista em tecnologia como as grandes empresas do mercado: clique aqui para experimentar todas as vantagens da Conta Azul Pro sem pagar nada!

Leia mais

Leia também