Entenda como vender mais em março e impulsionar seu negócio

Sobre o que estamos falando?

  • Nos primeiros meses do ano, o fluxo de vendas costuma ser mais fraco. Mas o mês de março é quando o comércio volta a ficar aquecido, já que algumas datas são comemoradas, como o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Consumidor;
  • Para faturar bem em março, é preciso fazer um planejamento e definir quais são as datas mais importantes para o negócio, pois nem todas elas podem fazer sentido. Além disso, apostar nas redes sociais e contar com a tecnologia é fundamental;
  • A Conta Azul possui tudo o que você precisa para vender o ano inteiro! Modernize a sua empresa, monitore todos os setores e acesse as informações das vendas pelo celular, no App Conta Azul de Bolso. Tudo isso por um preço acessível, que cabe no seu orçamento.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

No início do ano, as vendas naturalmente costumam ser mais fracas. Já em março, o comércio volta a ficar aquecido.

Este mês, diferente de janeiro e fevereiro, possui mais datas comemorativas que podem ser aproveitadas, como o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Consumidor. Mas, para vender mais em março, é preciso planejar e definir quais datas serão trabalhadas. Afinal, nem todas elas podem fazer sentido para o seu negócio e atirar para todos os lados desperdiça tempo e dinheiro. 

O que não é nada interessante para nenhuma empresa, principalmente para quem está começando, concorda?

Para ajudar você a vender mais em março, separamos dicas importantes e listamos as principais datas comemorativas que podem ser trabalhadas por quase todas as empresas. Confira todas elas com atenção e aumente as suas chances de faturamento!

Neste conteúdo, você encontrará os seguintes tópicos:

Boa leitura!

É possível aumentar as vendas em março?

Um dos principais desafios de março é definir em quais datas comemorativas apostar e, com base nelas, como criar boas estratégias para aumentar as vendas. Este mês não possui grandes sazonalidades, como Natal e vem logo depois do carnaval, período em que as pessoas também costumam gastar um pouco mais, com festas e comemorações. 

Mas, seguindo alguns passos, como estudar o seu público e fazer um bom planejamento, é possível aproveitar as oportunidades e vender bem em março, faturando, inclusive, mais do que em outros períodos do ano. 

Para você ter uma ideia, o Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março, registrou um aumento de 400% de vendas de flores pela internet em 2019. Já o e-commerce no Dia do Consumidor (15/03) em 2021, registrou um crescimento de 85% em comparação com 2020. Na mesma época, o varejo cresceu 2,4%, com destaque para artigos de uso pessoal e doméstico (30%), mesmo com a pandemia.

Como impulsionar as vendas do seu negócio em março?

 

1. Se planeje

Por mais que a sua rotina esteja intensa, faça um planejamento das promoções e defina com antecedência quais datas serão abordadas. Para isso, você precisa conhecer bem o seu público e, assim, concentrar esforços no que realmente vale a pena.

Se você tem uma papelaria, por exemplo, é mais interessante focar no Dia da Escola, 15 de março, do que no Dia do Cacau, 26. Agora, caso você tenha uma doceria, a última data faz mais sentido. 

2. Faça parceria com seus fornecedores

Com planejamento em mãos, negocie com os seus fornecedores prazos de entrega e pagamentos. Ao fazer isso com antecedência, você tem mais chances de conseguir melhores condições. 

Esse alinhamento é importante para evitar a falta de estoque, o que é visto como algo negativo pelo público. Até porque, não tem nada mais frustrante do que ir em busca de uma oferta e não encontrar o produto ou serviço disponível, certo?

Descubra como fazer um controle de estoque eficiente.

3. Invista em promoções relevantes

Com planejamento em mãos e estoque preparado, crie promoções que façam sentido para o público. Isso significa focar nos produtos e serviços que sejam realmente procurados. 

É claro que você até pode dar destaque para o que não vende tanto, porém, nas suas promoções de março, o foco não deve estar na chamada “ponta de estoque”.

Monitore as promoções em tempo real no App Conta Azul de Bolso, saiba mais!

4. Crie campanhas de vendas nas redes sociais

As redes sociais são peças-chave para divulgar as promoções de março e vender mais. Por isso, também faça um planejamento de conteúdo e:

  • Aposte na ferramenta Reels do Instagram e no TikTok. Com vídeos curtos, feitos pelo próprio celular, é possível alcançar um grande número de pessoas sem pagar nada;

  • Invista em conteúdos que chamem atenção, como dicas e memes. Divulgar as ofertas é importante, mas, focar somente nelas pode deixar o conteúdo cansativo;

  • Faça stories com frequência para mostrar os seus produtos e serviços, assim como o dia a dia da empresa;

  • Aproveite o recurso “Live” do Instagram para fazer transmissões em tempo real em horários diferenciados, como domingo à tarde.

Saiba como usar as redes sociais na sua empresa!

5. Ofereça brindes e descontos 

Os brindes são ótimos recursos para atrair mais clientes para as promoções do mês de março. Se forem personalizados, para a clientela fiel, as chances de vender mais só aumentam!

Eles também fazem com que a empresa seja lembrada e contribuem para estreitar os laços de relacionamento com a marca. 

Você pode aliar o brinde a uma data comemorativa ou fazer algo presenteável para o mês inteiro. Se não sabe o que oferecer, pesquise inspirações e busque orçamentos em empresas de personalização, tudo isso com antecedência. 

6. Conte com a tecnologia como aliada

A tecnologia é a sua melhor aliada para aumentar o faturamento e ver a empresa crescer. Isso significa usar um bom sistema de gestão para monitorar o negócio, extrair dados importantes e dar adeus às tarefas manuais.

Na prática, saindo do papel e das planilhas em excel, você economiza tempo e consegue monitorar de fato o seu negócio, sem depender de ninguém para acessar alguma informação importante.

Com um sistema online, como a Conta Azul, você também descobre com mais agilidade qualquer problema, como um item do estoque que acabou e evita ser pego de surpresa. 

Além de tudo isso, a tecnologia te ajuda a ganhar tempo para focar na parte estratégica da empresa e oferece insumos para criar promoções interessantes, independente da data comemorativa e mês do ano. 

Clique aqui e comprove gratuitamente na prática como a tecnologia pode facilitar a gestão das suas vendas!

Principais datas para vender em março

 

Dia Internacional da Mulher 

Desde 1975, o Dia Internacional da Mulher (08/03) é comemorado no mundo inteiro. Ele  marca a luta pelos direitos femininos e o fim da violência contra a mulher, em todos os sentidos. 

Trata-se de uma data com forte simbologia, que você pode oferecer desde descontos, brindes e até uma recepção especial na sua empresa para as mulheres, caso seja um estabelecimento físico

Nas redes sociais, o compartilhamento de conteúdos que envolvam a data também é interessante, esclarecendo sobre o movimento feminino e estimulando o compartilhamento dessas publicações por parte dos seguidores.

Dia do Sogro

O Dia do Sogro é comemorado dia 10 de março e é uma data pouco explorada no comércio. Você pode sair na frente da concorrência, estimulando a compra de presentes, montando combos de produtos ou serviços.

Dia do Consumidor

Seja um negócio físico ou digital, de venda de produtos ou serviços, o Dia do Consumidor (15/03) pode e deve ser explorado por todas as empresas, tanto para atrair quanto para reforçar o relacionamento com os clientes fiéis. Você pode fazer algo pontual, como oferecer promoções apenas na data ou descontos o mês inteiro.

Entenda porque canais de atendimento são importantes para o consumidor final!

Dia da Escola

O Dia da Escola é comemorado no mesmo Dia do Consumidor (15/03) e é uma ótima data para papelarias, livrarias e lojas que vendem produtos escolares. Combos promocionais, descontos “pague 1 e leve 2” e campanhas promocionais com o mote de “volta às aulas” são algumas opções para aproveitar a data.

Dia Internacional da Felicidade

Que tal comemorar a felicidade com os seus clientes?

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado no dia 20 de março e você pode fazer várias ações, não somente para estimular a compra direta e sim, para promover a empresa.

Um exemplo foi a ação desenvolvida pela Kibon nas redes sociais em 2021. Ao completar a palavra felicidade nos comentários do post da ação, escrevendo letra por letra e sem ser interrompido por outras pessoas, o seguidor ganhava um voucher com R$ 20 de créditos para usar em produtos da marca em um aplicativo de delivery.

Ações como essa, mesmo que não estimulem a compra diretamente, contribuem para que a empresa seja lembrada pelos clientes.

Dia Mundial da Água

Assim como no Dia Internacional da Felicidade, no Dia Mundial da Água (22/03) você pode fazer ações para promover a marca, trabalhando a sustentabilidade e a questão ambiental. O ponto de partida pode ser a divulgação de formas para preservação do recurso natural nas redes sociais. 

Se a sua empresa trabalha com produtos naturais e já possui ações sustentáveis, é indispensável divulgar essas práticas não somente no Dia Mundial da Água, e sim no ano inteiro.

Dia do Cacau

Para quem trabalha com alimentação, no ramo das docerias e até dos produtos naturais, explorar o Dia do Cacau pode ser bastante interessante, principalmente porque boa parte dessas empresas costumam focar no Dia Mundial do Chocolate (07/07).

Você pode fazer tanto promoções com itens que tenham o cacau como ingrediente como também estimular a compra de produtos presenteáveis. 

Dia da Saúde e Nutrição

A última data do mês março é o Dia da Saúde e Nutrição (31/03) e trata-se de uma ótima oportunidade para as empresas que trabalham com saúde e bem-estar, como academias, clínicas em geral e profissionais autônomos do ramo, como nutricionistas e educadores físicos. 

Promoções e parcerias entre essas empresas e/ou profissionais, como oferecer descontos para atendimento de nutricionista e educador físico aos clientes são exemplos de ações.

Quer aumentar suas vendas? A Conta Azul pode ajudar!

Para vender mais em qualquer época do ano, tão importante quanto planejar as promoções e escolher as datas comemorativas é se preparar para atender a demanda.

Analisar os dados das vendas também é fundamental, pois eles são insumos indispensáveis para a criação das próximas campanhas promocionais, no decorrer do ano. 

Mas, para isso, nada de planilhas em excel ou caderninhos: aumente as suas vendas com a Conta Azul!

Com ERP Conta Azul, você faz a gestão completa das vendas, desde a entrada no estoque até a emissão das notas fiscais. Se você trabalha com prestação de serviços, também pode gerar e acompanhar as propostas comerciais e orçamentos.

Na Conta Azul Pro, os dados dos clientes e até os descontos oferecidos ficam salvos, o que ajuda bastante na hora desenvolver ofertas personalizadas e na emissão das notas fiscais, evitando erros de digitação.

Você também pode gerar relatórios sobre as vendas, para saber quais são os produtos mais e menos vendidos e até as formas de pagamento mais utilizadas. Falando nisso, o Receba Fácil, outra solução da Conta Azul, agiliza os seus recebimentos:

  • Via Pix Cobrança, onde você pode gerar cobranças via Pix com descontos, multas e data de vencimento;

  • Por boleto e você paga uma paga taxa somente após a compensação;

  • No cartão de crédito. Parcele em até 12 vezes e receba todas as prestações, de uma só vez. 

Modernize o seu negócio com a Conta Azul e fature mais o ano inteiro! Clique aqui e experimente sem pagar nada!

Leia também:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar