Vendas

Promoções de Natal e fim de ano: estratégias para fechar mais negócios!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 17 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Promoções de fim de ano são excelentes formas para ampliar seu posicionamento de mercado, atrair clientes e faturar mais;
  • Porém, para que elas gerem resultados, as ofertas precisam ser estratégicas e alinhadas aos desejos e necessidades do público;
  • Neste post, vamos compartilhar algumas estratégias para criar promoções de sucesso para sua clientela.

Experimente grátis a Conta Azul!

À medida que dezembro se aproxima, muitas empresas começam a direcionar seus esforços para estratégias envolvendo promoção de Natal. Afinal, essa época oferece excelentes oportunidades para aqueles que buscam atrair novos clientes e ampliar seus negócios.

Para você ter ideia, 89% dos consumidores já estão planejando suas compras de final de ano, segundo uma pesquisa da Meta divulgada pelo portal E-commerce Brasil.

Embora o período apresente excelentes perspectivas de vendas, é inegável que muitos empreendedores sentem dúvidas quanto às suas ações. Isso não ocorre por acaso: diante da intensa concorrência, pode ser desafiador fazer o seu negócio se destacar e atrair compradores em meio a tantas ofertas.

Caso você tenha esse receio, fique tranquilo. A seguir, vamos apresentar as melhores estratégias para promoções de fim de ano e como adotá-las em sua empresa. Descubra também como adaptá-las ao público-alvo, receba dicas de marketing para intensificar seus efeitos e aprenda a organizar o seu negócio para o período. 

Acompanhe!

mesa com vários pacotes com motivos natalinos

Qual a importância de promoções de Natal e final do ano para o crescimento do seu negócio?

Todo empreendedor sabe que uma boa promoção de Natal pode fazer toda a diferença para o crescimento dos seus negócios. Afinal, durante o período de final de ano, os consumidores geralmente estão mais dispostos a gastar, já que receberam uma renda extra devido a benefícios como décimo terceiro, férias e premiações.

Como se não bastasse, no Brasil, é uma forte tradição presentear os amigos e familiares durante as épocas festivas, o que estimula ainda mais as vendas. Ou seja, essa é a oportunidade perfeita para você:

  • Aumentar a receita;
  • Conquistar novos clientes;
  • Estreitar o relacionamento com consumidores antigos;
  • E até compensar resultados de períodos anteriores mais fracos.

Atentas a esses fatores, as empresas costumam promover um ambiente festivo, valorizando a temática natalina, de férias e de réveillon. Em muitos casos, criam ofertas personalizadas e investem em outros diferenciais para a temporada, seja no setor de varejo ou de serviços.

Além de pensar em ações de atração, é vital se preparar para essa época de alta demanda com o intuito de evitar problemas, como: 

  • Falta de equipe para atendimento;
  • Compras de última hora;
  • Excesso ou a falta de estoque.

Mas afinal, como criar ações de vendas realmente efetivas e garantir uma preparação adequada para ter uma promoção de fim de ano bem-sucedida? Continue a leitura para descobrir, começando abaixo pelo foco no seu público-alvo.

Como adequar a promoção de Natal e de fim de ano ao público-alvo?

Mesmo que a época de promoção de Natal seja marcada por um verdadeiro “boom” de vendas, evite as estratégias genéricas. Afinal, cada segmento de público têm diferentes preferências, necessidades e comportamentos de compra. 

Ao personalizar a abordagem da sua empresa, você permite que os clientes tenham acesso a ofertas que são realmente atrativas e relevantes para eles. Isso aumenta o engajamento e as chances de conversão. 

Inclusive, adequar as promoções ao público-alvo evita que você invista em uma audiência que não tenha interesse no seu produto ou serviço. Sem falar que os clientes percebem quando há preocupação em atender suas necessidades, o que melhora a imagem da marca.

Veja alguns pontos de atenção para personalizar suas ofertas e conquistar os consumidores de maneira eficaz com sua promoção de Natal:

  • Faça pesquisas de mercado para conhecer as expectativas e demandas de seus clientes. Descobrir o que eles procuram durante as festas de fim de ano permite personalizar suas promoções;
  • Analise o histórico de compras dos consumidores. Identifique seus padrões de aquisição, produtos favoritos e datas de transações anteriores para adaptar suas ofertas;
  • Colete feedbacks constantemente. Esteja aberto a ouvir as pessoas para conhecer suas preferências e expectativas, ajustando as promoções com base nas sugestões e reclamações;
  • Defina o seu público-alvo com base nos pontos anteriores. Trace quem são as pessoas que compram seus produtos ou serviços, qual seu perfil demográfico, comportamentos, necessidades, dores e desejos;
  • Segmente seu público em grupos com base nas preferências e comportamentos de compra. Isso permite direcionar promoções de maneira específica para cada segmento.

Esse entendimento é o ponto de partida para garantir que as estratégias que explicaremos adiante tenham foco e assertividade, tanto na promoção de fim de ano, quanto na sua divulgação.

Como turbinar as vendas neste fim de ano? 

Tendo como base o perfil do público-alvo que você traçou anteriormente, existem diversas estratégias de promoção de Natal para adaptar na sua empresa e turbinar as vendas. Abaixo, separamos algumas dicas que vão te ajudar, confira:

Crie ofertas atrativas e estratégicas

Evidentemente, criar ofertas atraentes é fundamental para atrair a atenção dos consumidores e os incentivar a comprar.

Contudo, é importante ser estratégico no momento de definir as promoções. Afinal, você precisa considerar a sua margem de lucro. O foco é não reduzir os preços a ponto de prejudicar sua lucratividade. 

Lembre-se de considerar as preferências e os padrões de compra do seu público. Isso ajudará a identificar quais produtos ou serviços colocar em promoção.

Negociar descontos com fornecedores é outra maneira de garantir margens saudáveis. Quanto mais cedo você entrar em contato com eles, maiores serão suas chances de conseguir preços melhores e garantir que o estoque esteja preparado.

Além de descontos, outras ações podem criar um ambiente festivo que atrai e envolve os clientes, por exemplo:

  • Sorteio de brindes;
  • Distribuição de prêmios;
  • Degustações de produtos;
  • Eventos temáticos.

Invista na experiência do cliente

A experiência do cliente é um diferencial que destaca seu negócio da concorrência e influencia positivamente nas vendas. 

Sendo assim, não deixe de investir em um atendimento excepcional. Isso valoriza a imagem da empresa perante o grande público, incentiva o comportamento de compra e gera fidelidade entre os consumidores. 

Em primeiro lugar, é essencial antecedência no planejamento para atender à demanda sazonal. Entre os processos que precisam dessa atenção estão:

  • Contratações extras;
  • Mudanças no horário de funcionamento;
  • Treinamento dos membros da equipe;
  • Escalas de horários dos colaboradores;
  • Folgas e horas extras.

Esse cuidado permite manter um padrão de atendimento elevado em toda a empresa.

Dê brindes especiais

Quando sua empresa oferece brindes especiais, relacionados à sua promoção de Natal, ela valoriza ainda mais a experiência de final de ano. Isso ainda cria um diferencial em relação à concorrência.

Apesar de simples, essa pode ser uma estratégia eficaz para atrair clientes, incentivar suas compras e valorizar sua experiência. Inclusive, brindes podem servir como lembranças da sua marca, mantendo-a na mente dos consumidores após a compra. 

Seguindo essa lógica, investir em embalagens diferenciadas para os produtos também pode gerar um impacto positivo.

Os exemplos de brindes podem ser diversos, desde chaveiros, até copos personalizados, adesivos, canetas, agendas, entre muitos outros. Novamente, lembre-se de considerar as preferências do público na hora de escolher o melhor item. 

Ofereça combos vantajosos

Outra estratégia para considerar ao planejar a sua promoção de Natal é a criação de combos. Eles incentivam compras adicionais, aumentando o ticket médio.

Por exemplo, uma loja de eletrônicos pode oferecer um desconto em determinado modelo de fone de ouvido para clientes que comprarem um smartphone. Ou ainda, uma agência de turismo pode reduzir os preços de passagens aéreas e hotéis quando comprados juntos.

Já na área de serviços, um salão de beleza pode criar um pacote que inclui corte de cabelo, coloração e tratamento de spa.

Ao criar combinações de produtos ou serviços que ofereçam uma percepção de economia clara aos clientes, você os incentiva a gastar mais. 

Faça promoções relâmpago

A promoção de Natal também pode incluir ofertas relâmpago. O objetivo é criar um senso de urgência entre os clientes. Assim, eles tomam uma decisão imediata de comprar na sua empresa.

Criá-las também é relativamente simples. Basta anunciar as promoções com destaque, ressaltar a data de término e oferecer descontos significativos para incentivar as aquisições por impulso.

Por conta do tempo limitado para aproveitar o benefício, os consumidores agem rapidamente. Isso aumenta de forma significativa a procura pela sua loja no momento da oferta e gera um pico relevante nos lucros. 

Realize descontos progressivos

Outra forma de aumentar o ticket médio da sua empresa é oferecer descontos progressivos. A ideia é reduzir os preços na medida em que os clientes adquirem mais produtos ou serviços.

Por exemplo, você pode dar 10% de desconto para compras acima de R$ 100, desconto de 20% para aquelas acima de R$ 200, e assim por diante. Aqui, lembre-se da dica de planejar ofertas que não comprometam a sua margem de lucro.

Promoções que ficam maiores conforme o consumidor gasta os incentiva a aumentar o valor de suas compras para obter economias adicionais, impulsionando os lucros do seu negócio.

homem vestido de vermelho passa uma fita vermelha em pacotes de compras

Estratégias de marketing digital para potencializar suas promoções

As ações que apresentamos acima só serão realmente eficazes se o seu público conhecê-las e tiver interesse genuíno nas soluções que a empresa tem a oferecer.

Hoje em dia, seria impossível conquistar relevância no mercado e ser notado pelos consumidores sem investir em marketing digital. Portanto, tenha em mente que esse também deve ser um fator-chave na sua estratégia.

Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto, tem um artigo no nosso blog que apresenta “7 ações de marketing para turbinar suas vendas no final de ano”. 

Separamos algumas dicas de estratégias, abaixo, acompanhe:

Fortaleça sua presença nas redes sociais

As redes sociais fazem parte da rotina das pessoas, que esperam se conectar com as marcas e receber conteúdo personalizado para enriquecer a experiência de compra por meio delas.

Além disso, os consumidores passam mais tempo online durante as festas de fim de ano. Isso favorece o poder de alcance desse tipo de divulgação.

Portanto, atualize regularmente suas contas com conteúdo temático e promocional, interaja com os seguidores, responda comentários e mensagens, crie um bom conteúdo orgânico e direcione anúncios para audiências específicas.

Essas ações ajudam com o reconhecimento da sua marca, a alcançar um público mais amplo e a direcionar tráfego para seu site ou loja. O resultado é o aumento nas vendas de Natal e no crescimento da sua base de clientes.

Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para manter um contato próximo com os consumidores. Durante o Natal, as pessoas estão mais receptivas a ofertas e promoções, tornando esse canal ainda mais valioso.

Tendo isso em mente, pesquise por um sistema de disparos alinhada ao seu orçamento e crie campanhas segmentadas para diferentes públicos. 

Em cada mensagem, inclua imagens atraentes e textos claros sobre cada promoção da sua empresa. Além disso, ofereça incentivos, como cupons de descontos exclusivos, para motivar o comportamento de compra.

Um e-mail marketing bem executado pode reativar clientes antigos, gerar interesse em promoções e direcionar o tráfego para seu negócio. Além de aumentar as vendas de Natal, isso favorece a fidelização de clientes.

Invista em anúncios online

Os anúncios online, seja no Google Ads ou nas redes sociais, permitem alcançar grupos de consumidores específicos que podem se interessar por seus produtos ou serviços.

Basta acessar a plataforma do Google ou a ferramenta de anúncios da rede em que você possui uma conta, estipular um orçamento para essas publicidades e segmentar as divulgações conforme o seu público-alvo.

Feito isso, crie anúncios atraentes e relevantes para a sua promoção de Natal. Depois, acompanhe o desempenho, otimizando sempre que necessário.

Essa é uma forma de alcançar os clientes certos no momento em que eles estiverem mais propensos a comprar. Assim, você maximiza as vendas de final de ano e garante um melhor retorno sobre o investimento realizado nas suas ofertas.

Crie conteúdo envolvente

Um conteúdo envolvente é protagonista em qualquer estratégia de marketing digital. Ele não apenas atrai a atenção do público, mas também ajuda a construir confiança e conexão emocional com a marca. 

Uma boa dica é escrever artigos informativos e inspiradores relacionados ao Natal. Por exemplo: “Ideias de presentes para o Natal” ou “Como decorar sua casa para o Natal”. 

Outro exemplo são os vídeos comemorativos, que devem transmitir o espírito festivo. Pode ser um vídeo com a demonstração de um produto, um tour pela sua loja decorada ou depoimentos de clientes satisfeitos. 

Você ainda pode criar infográficos com fatos interessantes sobre o Natal, e-books com dicas de produtos e serviços para o final de ano, entre outros materiais.

Um bom conteúdo faz mais do que manter seu público entretido. Ele também educa, inspira e informa. Isso gera interesse e credibilidade para a marca, aumentando a probabilidade de conversões. 

Compartilhar esse conteúdo em vários canais, como redes sociais, site da empresa, blog e e-mail marketing, por exemplo, contribui para maximizar a visibilidade e o alcance.

Considere a contratação de influencers

Na era das redes sociais, os influencers têm um papel fundamental no dia a dia das pessoas. Mais que entreter, eles têm a confiança e admiração de seus seguidores. Isso os dá a capacidade de influenciar decisões de consumo e até comportamentos. 

Durante o Natal, quando as pessoas estão em busca de orientação para suas compras, a colaboração com eles pode ser extremamente valiosa.

Afinal, alguns influencers compartilham experiências pessoais, criando uma identificação imediata com sua audiência. Os consumidores se sentem mais próximos e confiantes nas recomendações deles, do que em anúncios tradicionais.

Dessa forma, a comunicação tende a ser mais humana, sincera e envolvente. Isso pode adicionar um toque pessoal e autêntico à promoção de Natal.

Ao adotar essa estratégia, tenha em mente que o influencer deve ter seguidores que sejam parte do seu público-alvo. Também é essencial que ele possua interesses e valores alinhados com os da sua marca.

Se você não tiver orçamento disponível para investir em grandes influenciadores, pode optar ainda por micro influencers.

Eles têm seguidores mais limitados, mas costumam ser altamente engajados e ajudam a atingir públicos específicos durante o tema. Por exemplo, se você tem uma loja local, um micro influencer da sua região pode ser mais eficaz para atrair consumidores.

A colaboração com influencers pode impulsionar as vendas de Natal de várias maneiras, como:

  • Fornecer avaliações positivas;
  • Fazer demonstrações de produtos e recomendá-los;
  • Criar conteúdos temáticos para promover suas ofertas.

Dicas de organização e controle para ter sucesso no fim de ano da sua empresa

Para finalizar, vale a pena se ater a algumas dicas de organização e controle. Afinal, elas podem te ajudar a atender ao aumento de demanda no final de ano e garantir o sucesso de cada ação planejada na sua promoção de Natal.

Leia também: Como ter um bom controle de vendas e estoque no fim de ano?

Logística eficiente

Uma logística eficiente é essencial para garantir que os produtos cheguem aos clientes a tempo e em perfeitas condições. Ela também é decisiva para que seu estoque de mercadorias ou insumos de serviços mantenha-se devidamente abastecido, portanto:

  • Planeje as rotas de entrega com antecedência;
  • Estabeleça parcerias sólidas com fornecedores para garantir um abastecimento consistente;
  • Dê atenção a cada aspecto crítico da sua logística para evitar problemas ocasionados pelo aumento de demanda.

Preparação do estoque

Um estoque bem preparado previne a falta e o excesso de produtos. Isso otimiza custos e garante que os clientes encontrem o que desejam. Ou seja, trata-se de um fator vital para a viabilidade da sua promoção de Natal e para a própria experiência do consumidor.

Desse modo, procure analisar o histórico de vendas para prever a demanda, fazer pedidos antecipados aos fornecedores e organizar o estoque para facilitar o acesso aos produtos mais vendidos. Outra dica valiosa é implementar um sistema de inventário eficaz.

Monitoramento de desempenho

Monitore o desempenho e acompanhe os resultados da promoção de Natal. Isso ajuda a garantir que você esteja alcançando os seus objetivos e permite realizar ajustes em tempo real

Não deixe de definir KPIs, como taxa de conversão, ticket médio, tempo de entrega, entre outros que façam sentido para a empresa. Acompanhe regularmente os resultados, compare com as metas estabelecidas e identifique as áreas que precisam de melhorias.

Solicitação de feedbacks pós-venda

Ainda em relação à identificação dos pontos de ajustes e melhorias, solicitar feedback pós-venda permite obter informações valiosas sobre a experiência dos clientes impactados.

Sabendo disso, realize pesquisas de satisfação após cada venda de final de ano, analisando eventuais reclamações e problemas reportados pelos consumidores. Nesse processo, não esqueça de agradecer as pessoas pela preferência e de oferecer incentivos para compras futuras.

Conclusão + e-book para prestadores de serviços

A temporada de Natal e fim de ano representa uma oportunidade incrível para os empreendedores conquistarem mais clientes e impulsionarem seus negócios. 

Temos certeza de que, ao adotar as sugestões que abordamos ao longo deste artigo, você estará pronto para enfrentar os desafios sazonais deste período com mais confiança, obtendo excelentes resultados de vendas. 

Lembre-se de que o sucesso requer esforço, planejamento e foco contínuo nas necessidades do seu público. Agora, cabe a você adaptar essas estratégias à realidade da sua empresa e colher os frutos de uma promoção de Natal bem-sucedida. 

Se você trabalha no setor de serviços, criamos um material especial para ajudá-lo a aproveitar as possibilidades que o final de ano pode trazer para o seu negócio. Com o e-book “Guia completo de vendas de serviços: Como fechar mais negócios nesse final de ano”, descubra insights e boas práticas para a sua empresa de serviços ter sucesso.

Clique no banner abaixo, preencha o formulário para receber o link do download no seu e-mail e baixe o material gratuitamente:

Leia também