O que você pode aprender com o filme Fome de Poder, do McDonald's?

Sobre o que estamos falando?

  • Fundada em 1955, o McDonald's é a maior rede de restaurantes de fast food do mundo, tendo alcançado 120 países com mais de 38 mil pontos de vendas;
  • O filme Fome de Poder traz a história do McDonald’s, mostrando o caminho que os fundadores percorreram desde o começo da empresa até o império que é atualmente; 
  • Inspire-se com as lições de empreendedorismo desse filme, aprenda a importância de se modernizar e descubra como a Conta Azul Pro pode ajudar sua empresa a crescer através de um sistema de gestão completo e fácil de usar.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Filmes biográficos ou documentários sobre grandes empreendedores são ótimas formas de acessar importantes reflexões sobre o mundo dos negócios. Fome de Poder é uma produção que utiliza o gênero dramático para nos trazer muitas lições.

Fome de Poder conta como uma pequena lanchonete aberta nos anos 50 na Califórnia se tornou um fenômeno mundial, o grande McDonalds. Nele é possível aprender lições sobre negócios, gestão, carreira, inovação e liderança. 

Aproveite esta deliciosa leitura como uma criança devorando um McLanche Feliz enquanto aprende a tirar o melhor proveito desse filme. 🍟

No final, também tem brinde — mas esse não é um brinquedo, é uma ajuda no futuro do seu negócio.

Confira os tópicos deste combo:

Que história o filme conta?

O filme, disponível na HBO Max, conta a história do McDonald’s sob a perspectiva de Ray Kroc (Michael Keaton), um ambicioso representante de vendas de máquinas de milkshake da Prince Castle. 

Um dia, em 1954, Ray Kroc ficou sabendo que um restaurante drive-in em São Bernardino estava fazendo grandes pedidos dessas máquinas. Surpreso, decidiu fazer pessoalmente uma das entregas e foi aí que conheceu o pequeno empreendimento revolucionário.

No entanto, os irmãos McDonalds não sabiam explorar o que tinham em mãos. Já haviam tentado expandir o negócio anteriormente, inclusive no modelo de franquia, mas fracassaram.

Kroc conseguiu convencer os irmãos a deixá-lo entrar no negócio e o transformou no império que vemos hoje em dia, com mais de 38 mil restaurantes espalhadas por 120 países ao redor do mundo.

Aprenda abaixo as 10 lições que podemos aprender com essa história.

Confira também 10 lições de empreendedorismo com Shark Tank.

10 lições de empreendedorismo com o filme Fome de Poder

 

1. Saiba tudo sobre o seu negócio

Ray Kroc vendia máquinas de milkshake, mas sabia que seu produto não era grande coisa. Mesmo assim, o McDonald’s encomendou dezenas de máquinas, o que intrigou Kroc.

Visitando o local, Kroc entendeu o motivo da encomenda. O diferencial do McDonald’s não era a comida, não era o sabor: era a velocidade na entrega. Quanto mais máquinas tivesse, mais rapidamente atenderia e menos tempo as pessoas ficariam esperando.

Conhecer seu diferencial é importante para fazer seu negócio decolar, por isso estude seu próprio negócio. O McDonald's vende comida rápida a um preço justo. Qual o seu diferencial? 

Use nosso checklist de inovação se precisar ajustar ou criar um novo diferencial.

2. Pense no público

Focar na dor do consumidor e descobrir como solucionar problemas são alguns dos ingredientes do sucesso no empreendedorismo. 

Em Fome de Poder, fica evidente desde o início do filme o problema que o McDonald's solucionava: excesso de filas nos restaurantes e a demora na entrega do pedido. Dessa forma, o restaurante se posicionou como o lugar ideal para o consumidor que tinha pressa. 

Aprenda a definir e conhecer seu público alvo.

3. Seja um eterno inconformado

Saia da zona de conforto e esteja sempre em busca da inovação e novas tendências. No filme Fome de Poder, vemos que os irmãos realizaram uma série de testes para descobrir qual era a melhor forma de montar a cozinha e organizar a linha de produção. 

Quando estava tudo pronto, eles viram que poderia ser ainda melhor. Então, reformaram toda a cozinha e criaram utensílios próprios, que atendessem exatamente o que precisavam.

Confira 13 tendências de negócios para 2022.

4. Vise além do que apenas lucro 

Em Fome de Poder, é nítido que Ray Kroc e os irmãos McDonald's não estão apenas atrás de dinheiro. Claro que o lucro é importante, mas eles visavam a realização pessoal e a inovação. 

Na hora de empreender, é preciso ter uma visão além do que só buscar apenas ganhar dinheiro. Você precisa ter um propósito e de preferência, mais de um. Além dos propósitos pessoais, pense em como você pode tornar o mundo um lugar melhor.

Entenda como calcular a margem de lucro nas suas vendas.

5. Entenda o impacto da sua empresa no mundo

No filme, o McDonald's não era apenas uma hamburgueria padrão. O modelo de negócio lançado pelos irmãos visava a comida rápida e prática. Na época, isso era totalmente novo e representou uma reviravolta no comportamento das pessoas.

Isso significa que você precisa ter muita clareza sobre o seu diferencial e qual o impacto do seu negócio, sempre focando em como você pode melhorar a vida dos seus clientes.

Saiba como empreender com sucesso.

6. Não há idade para o sucesso

Não tenha medo de arriscar e nunca pense que é velho demais para isso. Ray Kroc tinha 52 anos quando conheceu o McDonald's e só assumiu o negócio sete anos depois, quando tinha quase 60. 

Em Fome de Poder, conseguimos ver que a idade não deve ser um fator limitante para começar um negócio e realizar sonhos.

Conheça as 12 principais lições para jovens empreendedores.

7. Tenha sócios alinhados com o seu objetivo

Uma empresa deve ser conduzida como uma orquestra. Se um instrumento desafinar, o espetáculo acaba. Se os sócios pensam muito diferente e possuem ideias distintas de como tocar o negócio, o sucesso pode nunca acontecer. 

Fome de Poder mostra, em determinado momento, Ray Kroc buscando por sócios milionários para serem os novos donos do McDonald's. No entanto, o perfil não era o que ele buscava. 

Sendo assim, ele passou a buscar pessoas mais parecidas com ele, trabalhadores da classe média que queriam ser donos da própria empresa. E deu certo! Esses novos sócios trouxeram muita energia à marca, além de contribuírem para a inovação.

Conheça 7 ideias de negócios lucrativos.

8. Desenvolva a sua oratória 

Um dos pontos que fizeram o McDonald's crescer tanto foi a facilidade de Ray Kroc em falar e envolver as pessoas com seu discurso.

Quando for falar do seu negócio, é muito importante falar com paixão, usar um discurso que seja empolgante para quem está ouvindo. Afinal, se você não se empolgar com seu produto ou serviço, não dá para esperar o mesmo dos clientes.

Confira o que é comunicação empresarial e saiba como fazê-la.

9. Esteja nas ruas e fale sobre o seu negócio 

No início, o trabalho de Ray Kroc era abrir novas franquias do McDonald's. Durantes suas viagens para expandir o restaurante, ele conheceu pessoas de todos os tipos, entendeu os problemas delas e conseguiu resolver os desafios do negócio com base no que ouvia. 

É claro que todo empreendedor tem muitas tarefas a realizar e muitas vezes precisa ficar trabalhando nos bastidores para que tudo funcione perfeitamente. É necessário ser o protagonista do seu negócio.

Converse com os clientes, faça pesquisas, entenda quais são as dores do seu consumidor, descubra e mostre como você pode resolvê-las.

10. Tenha segurança jurídica em suas sociedades e negociações

O final não foi exatamente muito feliz para os irmãos McDonalds. Com o tempo, Kroc ganhou poder sobre o restaurante. Os irmãos, no entanto, foram perdendo. No fim, foram forçados a retirar seus nomes do negócio, levando um pequeno valor de venda (U$ 1 milhão para cada que, no contexto, não é nada).

A negociação final também previa o pagamento de royalties vitalícios de 1% da receita anual do restaurante. No entanto, Kroc não quis incluir essa cláusula no contrato e fez apenas um acordo de aperto de mãos. 

Os McDonalds nunca puderam comprovar o acordo, nem receberam os royalties prometidos. Então, sempre que fizer negociações, principalmente formar sociedade, contrate o aconselhamento jurídico de advogados para evitar situações como essa.

Conheça os tipos de sociedade possíveis no Brasil.

Saiba como evitar os mesmos erros dos irmãos McDonald's 

O filme Fome de Poder nos mostra que os irmãos McDonald’s, apesar de terem aberto um negócio revolucionário, viviam em uma bolha.

Não aprimoravam os processos e quase barraram a entrada de Ray Kroc no restaurante, pois achavam suas ideias mirabolantes demais. 

Foi preciso alguém de fora para enxergar e trazer o potencial do restaurante. Ao mesmo tempo, os irmãos deviam ter se protegido mais no quesito domínio sobre a empresa.

Uma surpresa tão boa quanto a do McLanche Feliz!

O filme, por ser um drama, não foca tanto em algo importantíssimo de uma empresa: a gestão. Sim, a inovação é ótima, mas se você não tiver recursos suficientes, nunca poderá aplicá-la na totalidade.

Por isso, temos uma surpresa que já deixou muitos empreendedores contentes. Tanto quanto crianças brincando com seus brindes do McLanche Feliz.

Se trata da Conta Azul Pro, uma plataforma de gestão integrada para você administrar seu sucesso do começo ao meio (e nunca fim). 

A Conta Azul Pro oferece funções como:

  • Monitoramento das vendas e do estoque em tempo real;

  • Geração de relatórios de todos os setores, com poucos cliques;

  • Notificações das datas de pagamento dos clientes. Assim, você consegue cobrá-los em tempo hábil, aumentando suas chances de receber em dia;

  • Conciliação bancária e fiscal automáticas para não se perder no extrato bancário e não esquecer de pagar os tributos;

  • Alertas das quantidades mínimas dos itens do estoque, para te ajudar a se planejar e negociar com os seus fornecedores;

  • Emissão de mais de 10 tipos de nota fiscal de forma descomplicada, sem precisar de malotes para enviá-las ao contador;

  • Integração com o App Conta Azul de Bolso, aplicativo gratuito para acompanhar as vendas e o estoque em tempo real pelo celular.

Não fique com água na boca pelo sucesso. Aproveite o brinde do Teste Grátis da Conta Azul Pro!

Leia mais:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*