Gestão de Pessoas

Minha empresa é obrigada a oferecer seguro de vida para os funcionários?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 2 mins de leitura

Minha empresa é obrigada a oferecer seguro de vida para os funcionários?

No Brasil, nem todas as empresas são obrigadas a contratar um seguro de vida para os funcionários. Mesmo assim, algumas convenções coletivas exigem que os proprietários ofereçam esse benefício, como é o caso de Bares e Restaurantes, Comércio, Construção Civil, Condomínios, Contabilidade, Indústria, entre outros. Para saber se o seu negócio é obrigado a contratar um seguro de vida empresarial, consulte o sindicato da sua área.

A boa notícia é que o seguro de vida não traz vantagens só para as famílias dos funcionários, mas também para o próprio colaborador e para a empresa. Veja alguns benefícios:

Empresa em dia com as normas do sindicato

Se a convenção coletiva do seu sindicato exige o seguro de vida para a equipe, o melhor caminho é fazer a contratação e manter sua empresa em dia com a legislação.

Valorização dos funcionários

Os colaboradores se sentem mais seguros sabendo que suas famílias terão apoio caso algo aconteça. Além disso, também é possível incluir coberturas para casos de invalidez e afastamento do trabalho, o que dá mais segurança ao funcionário. Tudo isso reflete positivamente na produtividade da equipe e ajuda a reter talentos.

Custo-benefício

Por ser um plano coletivo, seguros de vida empresariais costumam ser mais baratos que os individuais. É possível contratar as principais coberturas por um baixo custo.

Dedução no imposto de renda

Se a sua empresa segue o regime de tributação do lucro real, você pode fazer a dedução dos pagamentos do seguro no imposto de renda.

Você escolhe o valor das indenizações

Ao contratar um seguro de vida empresarial, você determina o valor de indenização para as coberturas. Isso quer dizer que você pode escolher um plano de acordo com o que sua empresa pode pagar.

Famílias amparadas

Caso um funcionário venha a falecer, a família terá um apoio para se manter por um tempo. Nesses casos, ter um seguro de vida também reduz as chances de a família entrar com ações na justiça contra a empresa.

Além de todas essas vantagens, você ainda contribui com o bem-estar dos colaboradores, afinal, este é um benefício que pode fazer a diferença na vida deles e dos familiares.

 Saiba mais sobre seguro de vida

A Youse, plataforma de vendas de seguros online da Caixa Seguradora, acredita que um seguro de vida precisa ajudar as pessoas a viverem melhor. Por isso está criando um Seguro Vida Empresarial 100% online, especial para empresas com 2 a 100 funcionários. Assim você pode resolver tudo no seu computador ou celular, sem reuniões, perda de tempo ou papelada. Conheça mais detalhes desse seguro e faça uma simulação para sua empresa.

Leia também