Gestão de Pessoas

Carteira de trabalho digital

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Carteira digital de trabalho

Desde janeiro deste ano de 2015 entrou em vigor, em todo o território nacional, a carteira de trabalho digital, com a previsão de que, até o final do ano, todo o sistema digital já esteja devidamente implementado pelo país afora. Alguns Estados já conheciam a carteira digital desde o ano passado, mas essa inovação foi sendo levada para o resto do país pouco a pouco.

A novidade é fruto dos esforços do Ministério do Trabalho, que está buscando modernizar os processos trabalhistas e facilitar a vida tanto do trabalhador como do empreendedor brasileiro.

Com a carteira de trabalho digitalizada, a esperança é que a demanda diminua, eliminando os atrasos nas entregas de carteiras de trabalho — que têm levado de dois até três meses para acontecer — e dinamizando o mercado como um todo. Quer saber mais sobre essa novidade?

Como funciona?

Como a carteira de trabalho digital é emitida online, em vez de ser preciso esperar um mínimo de 30 dias, como acontecia com a CTPS antiga, agora a espera varia apenas entre 10 e 15 minutos — e ainda com horário marcado por meio do site! As informações profissionais do trabalhador são arquivadas em um banco de dados do governo, possibilitando que se faça consultas on-line ao histórico do trabalhador, a seu saldo do FGTS e à sua contagem do tempo de serviço, além de outras diversas informações.

O que muda?

Se o trabalhador já possui uma carteira de trabalho antiga, nada muda, pelo menos por enquanto. Assim, não é necessário procurar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para providenciar uma nova CTPS digital — a não ser que seja para adquirir uma segunda via. Como na carteira de trabalho digitalizada os dados do trabalhador são validados no próprio sistema, em vez de pessoalmente, o registro é todo feito on-line. E isso beneficia também as empresas, que otimizam tempo e ganham em matéria de produtividade.

Para o empreendedor que deseja manter sua empresa atualizada e lícita, é importante buscar a ajuda de especialistas que possam ajudar com essas novas diretrizes. Afinal de contas, a área de gestão de pessoas da empresa precisa conseguir administrar todos os trabalhadores da forma mais correta possível. Nesse caso, recursos como índices e pesquisas de auxílio podem ser de grande valia.

Quais são as vantagens?

Além de ser uma forma muito mais segura, prática e ágil de providenciar esse tipo de documentação, a carteira de trabalho digital elimina a até então demorada espera. Com os atrasos das entregas de carteiras de trabalho, muitas empresas acabavam deixando de contratar funcionários que ainda aguardavam a chegada de seus documentos. E isso gerava uma bola de neve de adiamentos que prejudicava tanto os profissionais como as organizações.

Com a rapidez das atualizações e das solicitações de CTPS digital, a empresa pode ficar tranquila, sem medo da fiscalização, sabendo que toda a documentação dos trabalhadores estará sempre em dia. Dessa forma, o empreendedor fica protegido de casos em que o trabalhador se aproveita de alguma brecha qualquer para prejudicar a empresa na justiça. O sistema on-line também diminui o risco de fraudes ao disponibilizar informações atualizadas, pelas vias corretas, a qualquer momento.

O que você acha da carteira de trabalho digital? Já estava por dentro das mudanças proporcionadas por essa inovação? Não deixe de baixar nossa planilha de Recursos Humanos para facilitar ainda mais seu trabalho! Compartilhe suas impressões conosco!

Leia também